Características do Canadá: o que o país tem para te ensinar?

As características do Canadá costumam encantar os turistas e intercambistas que passam por aqui. E também não é para menos, tendo em vista que os canadenses recebem muito bem as pessoas de outros países e são conhecidos pela sua gentileza e por sua educação.

É claro que estar em um país que está sempre entre os melhores do mundo desperta bastante interesse e curiosidade nas pessoas, que querem saber, cada vez mais, o que o Canadá tem.

Se esse é o seu caso e você está pensando em fazer o seu intercâmbio por aqui, conheça um pouco mais sobre esse país encantador. Boa leitura!

Simpatia

Os canadenses são conhecidos por estarem comumente sorrindo e por serem simpáticos a todo o momento, tanto que uma das características mais conhecidas deles é o fato de falarem “sorry” para quase tudo.

Se um canadense esbarrar em você na rua, por exemplo, com certeza, ele se importará em pedir diversas desculpas até ter certeza de que você não o achou rude.

Aliás, outro ponto positivo nessa simpatia toda é que estar perdido no Canadá é muito menos tenebroso do que em outros países. Por aqui, às vezes, você nem precisa pedir ajuda, basta fazer “cara de interrogação” olhando para um mapa, que corre o risco de alguém perguntar se você precisa de alguma informação.

Multiculturalidade

Uma das características do Canadá mais conhecidas é o fato de ser multicultural — inclusive, o país conta com diversas políticas de imigração que beneficiam os estrangeiros.

O lado positivo dessa mistura é que, por aqui, você consegue encontrar comida de todos os lugares, inclusive brasileiras. Em Toronto, por exemplo, existe uma região chamada Little Portugal, que conta com muitos brasileiros e, por lá, você encontra feijoada, leite condensado, pão de queijo, entre outros. Em Vancouver tem até um mini mercadinho cheio de produtos brasileiros.

Ou seja, bateu a saudade de comer arroz e feijão? Não é preciso se desesperar porque, com certeza, o Canadá não o deixará na mão.

E é claro que isso também torna os canadenses abertos às diferenças e sempre interessados em aprender sobre novas culturas, o que faz toda a diferença na rotina de quem não é nascido por aqui.

Senso de humor

É muito bom conviver com os canadenses porque, além de tudo que listamos acima, eles também são bastante bem humorados. Eles fazem piada com tudo e são animados e divertidos. Inclusive, o Canadá é o país de origem de comediantes muito famosos, como Jim Carrey, Mike Meyers, Seth Rogen e Ryan Reynolds.

É raro um canadense tratar alguém com indiferença, uma vez que eles são bastante atenciosos e gentis.

Senso de comunidade

Morar no Canadá é saber que você fará parte de uma comunidade. Por aqui, não há aquela história de nem saber quem é o vizinho, como acontece em algumas grandes cidades brasileiras.

Os canadenses pensam no coletivo e sabem respeitar o espaço alheio. Eles tentam integrar todos do bairro e não é raro passar em alguma praça, principalmente durante o verão, e vê-los fazendo um churrasco juntos. Quem mora por aqui também está acostumado a mutirões para ajudar quem precisa. Desde de pequenos atos de caridade a leilões beneficentes e até à mobilização no caso de uma tragédia com uma família local, onde todos se juntam para ajudar com comida, roupas, móveis ou qualquer outro tipo de apoio.

Consciência ambiental

O canadense é bastante consciente quando o assunto é a preservação ambiental, não só local mas eles estão sempre acompanhando o que acontece no mundo todo relacionado ao meio ambiente. Você, com certeza, aprenderá mais sobre reciclagem do lixo, embalagens retornáveis, compras com ecobags e coisas do tipo. A reciclagem por aqui, aliás, é um capítulo a parte. Cada cidade faz suas regras mas, no geral, todas elas possuem coleta específica de lixo orgânico, de papel, de papelão, de vidro, e de garrafas e outros recipientes.

Na província de Ontario, por exemplo, o veganismo é considerado um direito humano e é bem fácil encontrar opções para quem não consome nada de origem animal. Já Calgary, que fica localizada na província de Alberta, é considerada a cidade mais limpa do mundo.

Respeito às regras

Os canadenses têm fama de ordeiros e também não é para menos. Eles gostam bastante de respeitar as regras e leis de seu país e sabem que isso é necessário para viver em harmonia na sociedade.

Fazer um intercâmbio é a melhor maneira de entender mais sobre uma nova cultura do ponto de vista de quem mora por lá. As características do Canadá e dos canadenses foram, com certeza, um dos motivos determinantes para transformar o país em um dos principais destinos dos estudantes que desejam estudar fora.

Curtiu o nosso conteúdo? Para saber mais sobre o assunto e receber nossas novas publicações na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter!