7 leis canadenses curiosas que você precisa conhecer

Mudar-se para outro país envolve uma série de adaptações. Uma das principais diz respeito à cultura do lugar, mas você já parou para pensar que até mesmo as leis são bastante diferentes em cada localidade? Há diversas leis canadenses que certamente vão parecer curiosas para quem não mora aqui.

Estamos falando daquele tipo de lei que você jamais adivinharia que existe, mas que, ao fazer intercâmbio no Canadá, vai ter que seguir. Portanto, além de fazer rir, conhecê-las é importante para garantir uma estadia tranquila no país. Acompanhe!

1. Não assobie ou solte a voz

Em Petrolia, Ontário, é proibido gritar, vaiar, assobiar ou cantar, independentemente do horário. A lei foi colocada em prática para limitar o barulho excessivo entre as onze da noite às sete da manhã, mas vale para o dia inteiro. Então, já sabe! Em Petrolia, acalme os ânimos e não solte sequer um assobio.

2. Não pinte escadas de madeira

Na província de Alberta, não é permitido pintar escadas de madeira. A lei é uma determinação do Código de Segurança Ocupacional da região e, apesar de curiosa, a motivação é bastante nobre. Pintar ou revestir a madeira pode impedir que as pessoas vejam a real condição da escada, o que aumenta as chances de acidentes.

3. Taxistas devem obedecer o dresscode

Não há nada de bizarro no fato de uma empresa orientar seus funcionários a seguirem um dress code, ou código de vestimenta. Porém, você já viu um taxista seguindo regras na hora de vestir-se? É porque nunca esteve em Halifax, capital da província de Nova Scotia.

Os taxistas de Halifax seguem uma lei municipal que exige que eles vistam camisa ou blusa tipo militar, com gola e mangas, além de calças até os tornozelos ou bermudas que ultrapassem pelo menos três polegadas abaixo dos joelhos. Nos pés, sapatos e meias são fundamentais, enquanto tênis e chinelos estão fora de cogitação.

4. Prepare o carro para a neve

Você já deve saber disto, mas nunca é demais repetir: faz frio no Canadá — muito frio mesmo. E neva tanto no inverno que a maioria das províncias canadenses têm leis quanto aos itens e procedimentos de segurança que não podem ficar de fora para quem vai dirigir na imensidão branca.

Além da atenção redobrada, você também deve equipar seu carro com pneus específicos, reduzir a velocidade e manter uma distância maior entre o seu veículo e o à sua frente. Tudo isso para aumentar a sua segurança e a dos pedestres e demais motoristas, já que a neve deixa o terreno bastante delicado.

5. Não coloque uma sirene na sua bicicleta

Se você já ficou imaginando o quanto seria divertido colocar uma sirene ou um sino na sua bicicleta, pode esquecer essa ideia se você for morar em Sudbury, Ontario. A cidade proíbe a instalação desses equipamentos nas bicicletas desde 1973. Desrespeitar essa lei do silêncio pode gerar uma multa de até 5 mil dólares canadenses!

6. Não use muitos trocados para pagar

Um ato legislativo de 1985 limita o número de moedas que podem ser usadas em uma transação financeira. Tentar burlar essa regra não vai fazer de você um criminoso, mas o vendedor tem a liberdade de recusar fazer negócio com você.

Vendedores não precisam aceitar pagamentos de mais de 5 dólares canadenses efetuados apenas em moedas de 5 centavos (os nickels). Caso queira pagar com moedas de 1 dólar (chamadas de loonie), o limite é de 25 dólares.

7. Não faça bonecos de neve muito grandes

A cidade portuária de Souris, localizada na Prince Edward Island, recebe muitos turistas no verão. No inverno, entretanto, o lugar é um pouco mais rígido.

Isso porque, se você morar em um terreno de esquina, não pode construir bonecos de neve com mais do que 30 polegadas, ou 76,2 cm. Então, mesmo que seu primeiro inverno com neve seja passado por lá, não se empolgue muito na hora de construir o boneco de neve dos seus sonhos!

Bizarras, não? Contudo, conhecer algumas das leis canadenses mais curiosas vai ajudar você a evitar confusões por aqui.

Para ficar ainda mais bem preparado para a vinda, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a entrada no aeroporto do Canadá!