Manias canadenses

Manias canadenses

O sonho de estudar e trabalhar no exterior é compartilhado por muitos brasileiros e o Canadá tem se tornado o principal destino para quem busca boas oportunidades de crescimento profissional fora do nosso país.

Assim como no Brasil temos nossas “manias”, a população do Canadá também cultua seus hábitos sociais como forma de integrar os membros de sua comunidade e de afirmar o “jeito canadense” de ser e de agir em determinadas situações.

Por isso, preparamos uma lista com algumas das manias canadenses mais populares para que você não tenha dificuldades ao se relacionar com os habitantes do país em sua próxima viagem ao Canadá!

Leia também:
10 coisas que você precisa fazer no Canadá
O melhor país para se visitar em 2017

 

7 manias canadenses

Muitas pessoas acreditam que os canadenses e os americanos possuem os mesmos hábitos e manias, o que não é verdade.

Apesar de serem vizinhos, há muitas diferenças nesse sentido e você verá como os canadenses gostam de “simplificar” a vida em suas ações cotidianas e em seus relacionamentos.

 

1. Muita atenção ao cumprimentar um canadense

Quando você for apresentado (a) a um canadense perceberá algo diferente logo no aperto de mão.

É que muitos têm a mania de “repetir o nome da pessoa a qual estão sendo apresentados”, mantendo o aperto de mão até que a palavra pronunciada seja entendida. É comum que eles peçam para soletrar o nome caso o mesmo não seja muito comum no país.

Sobre as formas de cumprimento, nas províncias e territórios onde a língua francesa é predominante, é um hábito dizer “enchanté” no fim de uma apresentação pessoal.

 

2. Tire seus sapatos antes de entrar em uma casa de família

Esse costume é mais evidente em residências familiares e é seguido por muitos canadenses.

Quando for visitar um amigo ou receber um convite para um jantar na casa de alguém, repare nesse detalhe e evite olhares de desaprovação, deixando seus sapatos junto à porta do hall de entrada.

 

3. Acostume-se a jantar cedo

Os canadenses costumam jantar bem cedo, entre às 17:00h e 18:00h e são nesses horários que os restaurantes recebem a maior parte de seus clientes, mesmo que ainda não tenha escurecido.

Portanto, essa é uma das principais manias do Canadá que os imigrantes precisam seguir para se adaptarem às tradições do país.

 

4. Se for convidado para jantar na casa de um amigo, leve a bebida

Os canadenses são práticos em suas relações interpessoais. Quando convidam alguém para o jantar ou para uma reunião de amigos, por exemplo, o dono da casa oferece a refeição e os convidados levam as bebidas, sendo o vinho a mais pedida.

A menos que o anfitrião diga que não é necessário levar a bebida, não se esqueça desse detalhe quando receber um convite para partilhar a refeição na casa de alguém.

 

5. Se precisar de atendimento no setor público ou privado, ligue e marque um horário

Uma das principais manias canadenses é a pontualidade e por isso a maioria dos estabelecimentos comerciais e governamentais só atendem ao público com horário marcado, principalmente nas agências bancárias e nas clínicas médicas.

 

6. Não se preocupe em sair nas ruas vestindo roupas amassadas

Em qualquer ambiente é possível identificar que os canadenses são bem práticos também na hora de se vestir.

Não há preocupação em passar todas as peças de roupas, como acontece no Brasil, e essa mania é percebida em praticamente todas as cidades do Canadá, o que não quer dizer que eles são descuidados com a própria imagem.

 

7. Os canadenses utilizam o antebraço para bloquear o espirro

A justificativa é simples: para eles, utilizar as mãos ao espirrar é algo perigoso, afinal, podemos transmitir diversos tipos de vírus ao tocar em algo ou alguém.

Portanto, não se assuste ao observar um canadense espirrando, pois certamente ele utilizará o antebraço para bloquear a reação caso a pessoa não esteja com um lenço no bolso.

 

Conhece outra mania dos canadenses? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! 🙂

Acompanhe outras curiosidades sobre o país na seção Canada 150 anos.

Quer vir para o Canadá? Tire todas as suas dúvidas a respeito dos cursos de inglês e de francês no Canadá com um de nossos consultores.

Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *