Como cursar engenharia no Canadá?

Uma das tendências que vem ganhando força entre os jovens é a graduação fora do Brasil. Seja pela desvalorização da educação no país, pelos vestibulares concorridos ou por diversos outros fatores, muitos estudantes estão optando por cursar Engenharia no Canadá.

O Canadá está na lista dos melhores países do mundo para se morar e também integra o top 10 dos lugares com melhores índices de aceitação de estrangeiros. A perspectiva para o mercado de trabalho na área também é otimista, o que aumenta as expectativas de quem sonha em estudar aqui.

No entanto, é importante saber que é preciso passar por diversos processos para, finalmente, conseguir se graduar fora do país. Mas não fique assustado, neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para cursar engenharia no Canadá. Curioso? Então acompanhe!

Principais instituições para cursar engenharia no Canadá

Primeiramente, é preciso entender que o ensino superior no Canadá tem algumas diferenças do que há no Brasil. Lá existem duas modalidades: college e university. A primeira foca em habilidades específicas e profissionalizantes, semelhante ao tecnólogo do Brasil. A outra é voltada para bacharelados mais longos e tradicionais.

Boa parte das engenharias são aplicadas dentro dos colleges. Portanto, conhecer as principais instituições que oferecem esse curso é importante para decidir com qual você mais se identifica.

Confira, a seguir, algumas delas!

Centennial College

Essa instituição fica em Toronto, a maior cidade do Canadá e também uma das mais desenvolvidas. A Centennial College é conhecida pelo seu estilo didático interativo, pela educação cooperativa — isso é, incentivo para que os estudantes se formem com conhecimento teórico e prático nas áreas escolhidas — e por seus programas de estágio.

Nessa faculdade, são oferecidas as seguintes especialidades de engenharia:

• Biomédica;

• Aeroespacial;

• Mecânica;

• de Software;

• de Sistemas da Energia.

Humber College

A Humber também é localizada em Toronto e se divide em oito diferentes escolas. Assim como a instituição anterior, o seu ensino é focado no aprendizado prático e na preparação para o mercado de trabalho. Sendo assim, é muito mais fácil conseguir uma vaga de emprego no final da graduação.

Essa universidade se dispõe a receber cerca de 4.700 estudantes internacionais ao ano e oferece cursos como Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica.

Carleton University

Já a Carleton oferece mais opções nessa área e é uma university muito focada em pesquisa. Aqui é possível cursar bacharelados em Engenharia:

• Aeroespacial;

• Biomédica;

• Civil;

• Elétrica;

• Mecânica;

• Ambiental;

• da Energia Sustentável e Renovável;

• de Comunicações; entre várias outras.

Com diversas atividades e projetos de aeronaves, sistemas de telecomunicações e demais softwares, a Carleton University tem uma das mais altas taxas de ensino.

O que você precisa saber para cursar Engenharia no Canadá

O ramo da Engenharia está em constante crescimento por todo o mundo e o mercado de trabalho é bastante receptivo para profissionais da área. Esse curso é uma das profissões regulamentadas e, por isso, precisa de uma avaliação e reconhecimento do órgão regulador do país, que varia de acordo com a região.

Os cursos não são baratos. Existem sim bolsas de estudo, mas elas são mais comuns para quem já iniciou a graduação no Brasil e integra um programa de intercâmbio. Nesses casos, elas costumam ter uma curta duração, sendo apenas uma experiência de aprimoramento.

Para ingressar no ensino superior no Canadá, é preciso atender a alguns requisitos. São eles:

• ter, no mínimo, 18 anos;

• ter boas notas acadêmicas;

• ter nível avançado de inglês e, em algumas universidades, francês — isso porque o Canadá tem duas línguas oficiais e em determinadas regiões, a língua francesa é a mais usada.

Processo de admissão

Os processos de admissão variam de acordo com a instituição desejada. O padrão de requisitos, geralmente, são:

• conclusão do ensino médio;

• certificado de aprovação no teste de proficiência em inglês, seja o TOEFL ou o IELTS;

• documentos juramentados;

• bom histórico escolar.

Algumas instituições ainda pedem que o candidato comprove afinidade com a área de estudo e realizam entrevistas. Quando a pessoa é aprovada, ela recebe uma carta de aceite, que permite dar a entrada no visto de estudante.

Duração do curso

Com exceção do Quebec, que apresenta um sistema educacional diferente devido a sua cultura francófona, a maioria das províncias apresenta o seguinte período para formação:

• treinamento técnico: de 1 a 4 anos;

• college: de 1 a 4 anos;

• bacharelado: de 3 a 4 anos;

• mestrado: de 1 a 3 anos:

• doutorado: no mínimo 3 anos.

Preparação para o ingresso

Existem diversos preparativos para ingressar em um curso de Engenharia no Canadá. O primeiro é ter um bom desempenho acadêmico durante o ensino fundamental e médio. Depois disso, aprimorar os idiomas locais, no caso, inglês e francês, é importante.

Além disso, para morar no Canadá, é necessário comprovar meios de subsistência, como extratos bancários, comprovações de renda, declarações de IRPF, aplicações, entre outros, seja seu ou de sua família, a fim de aprovar o visto.

Depois de receber a carta de aceitação da college ou university escolhida, é possível dar entrada ao visto de Study em Work Permit. Dentro do campus, não é necessário a segunda categoria para trabalhar, no entanto, fora do local de estudo, o aluno pode trabalhar por até 20 horas semanais.

O mercado de trabalho para o engenheiro no Canadá

O mercado de trabalho é bastante positivo para pessoas formadas em Engenharia, principalmente no Canadá. A média salarial de posições iniciais é de 50 mil dólares canadenses por ano, ou CAD 4,166.00 por mês, que é considerado um salário muito bom.

As categorias que mais se destacam dessa área no país são a elétrica, mecânica, fabricação, civil, de processos e de qualidade.

Depois de ler este post, aposto que a vontade de estudar Engenharia no Canadá só aumentou, não é verdade? A dica para se sair bem e conquistar o seu sonho é estudo e empenho. O país valoriza muito a educação e, com toda certeza, seu esforço será reconhecido. Por isso, vale a pena ir em busca de seus objetivos.

Para saber mais sobre o estudo no Canadá, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas! Temos uma equipe especializada em achar o melhor college para você!