Quer fazer um intercâmbio? 5 motivos para começar a se preparar agora!

Estudar fora do país, vivenciar novas situações e conhecer diferentes culturas faz parte dos planos e sonhos de muita gente. Para concretizar esse desejo, fazer um intercâmbio é a opção ideal. Essa é uma experiência transformadora, que consegue aliar estudo, diversão e inúmeras descobertas.

Porém, planejar uma viagem de intercâmbio pode não ser uma das tarefas mais fáceis, afinal, são muitos os detalhes a serem verificados. Nesse momento, uma grande aliada faz toda a diferença: a antecedência. Para ajudá-lo no assunto, confira cinco motivos que provam o quanto é importante não perder tempo e começar a se preparar agora mesmo!

1. Documentação

Para fazer um intercâmbio, é preciso ter alguns documentos obrigatórios, que serão exigidos ao entrar no país escolhido e até mesmo na escola onde estudará. Alguns deles são o passaporte e o visto.

Além disso, preparar toda a documentação é um processo que envolve uma série de questões. Por esse motivo, é fundamental que eles sejam providenciados com bastante antecedência. Isso, inclusive, fará com que você tenha tempo para resolver algum imprevisto que possa surgir.

2. Cidade e hospedagem

A cidade onde ficará é o que vai dar o tom do seu intercâmbio. Como você passará boa parte do seu tempo nela, é justo que seja um local com o qual se identifique. O mesmo acontece com a acomodação. Quanto antes tiver acesso às opções disponíveis, mais tranquilidade terá para decidir com calma e fazer sua escolha. Além do mais, é bom se antecipar para garantir vagas e preços melhores.

3. Escola

Escolher o tipo de instituição é outro fator que pede uma decisão bem pensada e antecipada. Existem diferentes categorias de escolas, e cada uma delas possui suas particularidades e características.

Sendo assim, a escola e o programa escolhidos precisam atender às suas necessidades e ser aquilo que você está procurando, já que ficarão marcados na sua formação. Por isso, aproveite o tempo disponível e avalie com cuidado essas opções, para fazer a escolha certa.

4. Passagem aérea

Quanto mais em cima da hora você comprar uma passagem aérea, mais caro pagará por ela. E não é só isso: o curto espaço de tempo também costuma fazer com que os voos mais procurados (mais rápidos e com menos conexões) fiquem lotados. Logo, a melhor forma de evitar uma viagem cansativa e garantir melhores preços é comprando a passagem com antecedência.

5. Organização financeira

Sabemos que optar por estudar fora do país é uma decisão capaz de alterar o orçamento, não é mesmo? Então, para não comprometer as finanças, é importante se organizar e fazer um planejamento. Além disso, o tempo também vale ouro quando o assunto é economia. Conseguir promoções, ter facilidades de pagamento e garantir boa cotação de câmbio são só alguns pontos para economizar ao se preparar mais cedo.

Certamente, fazer um intercâmbio é algo especial. Essa experiência é daquelas que ficam gravadas para sempre na memória e trazem aprendizados enriquecedores. Portanto, vale a pena olhar com cuidado para os preparativos dessa fase tão importante e garantir que tudo saia como foi planejado ou sonhado.

Gostou deste artigo? Então, que tal conhecer agora os mitos e as verdades sobre intercâmbio?