Estudar no exterior é o desejo de muitos brasileiros. E um dos destinos favoritos para realizar os estudos são as universidades no Canadá, país conhecido por ter um excelente sistema de ensino.
Existem algumas diferenças entre as instituições do Brasil e do Canadá. Quer saber mais a respeito? Continue lendo nosso texto e conheça mais sobre as instituições do Canadá.
1. Forma de ingressar na universidade
Cada universidade canadense possui seu próprio processo seletivo. Para entrar em uma universidade aqui, você deve conferir a documentação necessária e conhecer a forma de ingresso. Você pode fazer isso sozinho, ou contratar uma agência especializada.
Para realizar o processo de application é necessário fazer a inscrição no site da instituição. Geralmente é requerido o histórico escolar, o certificado de conclusão do ensino médio (com tradução juramentada) e o comprovante de proficiência em inglês ou francês. A pontuação mínima varia de acordo com o curso e a instituição que você deseja estudar.
No caso do inglês, os testes que são aceitos para certificar a proficiência em inglês são o CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program) ou o IELTS (International English Language Testing System) e para o francês, o teste aceito solicitado é o TEF (Test d’évaluation de français).
2. Instituições disponíveis
Veja abaixo duas listas das instituições mais populares e mais bem ranqueadas:
Universidades canadenses
• Universidade de Toronto;
• MCGill University, em Montreal;
• UBC, ou University of British Columbia, com campus em Vancouver;
• Simon Fraser University, com campus em Vancouver, Burnaby e Surrey;
• University of Alberta, com campus em Edmonton.
Colleges canadenses
• Centennial College, em Toronto;
• Humber College, em Toronto;
• Dawson College, em Montreal;
• Langara College, em Vancouver;
• BCIT, British Columbia Institute of Technology, com campus em Vancouver e Burnaby.
Mas atenção: Essa é uma lista baseada na avaliação dos alunos que frequentam essas instituições. A sua melhor escolha será a faculdade que tiver o curso que você está procurando e existem excelentes escolhas que não estão nessa lista. Nós podemos te ajudar nesse processo.
3. Diferenças entre college e university
Esses dois modelos de instituição se diferenciam na forma de ensino em cada um. As universidades têm como foco o ensino mais teórico e a pesquisa, e é indicado para quem deseja seguir carreira acadêmica. Os cursos são lecionados em período integral e a duração deles é de quatro anos.
Já os colleges oferecem cursos mais técnicos e práticos, onde o aluno sai pronto para o mercado de trabalho. São cursos como engenharia, enfermagem, design, administração, etc. A duração desses programas pode variar de seis meses a quatro anos.
O estudante que tiver feito o college pode optar por ingressar na universidade após se formar. Nesse caso, ele deve utilizar o Bridging Program, que é um convênio feito entre universidades e os colleges para essa situação de continuidade nos estudos.
Se você não conhece todas as diferenças entre universidade e college no Canadá, dê uma olhadinha nesse post.
4. Diferenças entre as universidades brasileiras e canadenses
Aqui no Canadá, o ano letivo tanto das escolas como faculdades começa em setembro e termina em maio, logo antes do verão. No Brasil, as instituições de ensino costumam ter processos seletivos tanto em janeiro, quanto em agosto.
Cada instituição canadense tem o seu processo seletivo e não há um vestibular, mas podem haver outras exigências, como histórico escolar e nível de inglês para estudantes internacionais. No Brasil, apenas as instituições privadas possuem seus processos seletivos próprios, enquanto a maioria das públicas possui um processo unificado.
Caso você precise trabalhar durante o curso, é preciso solicitar uma permissão de trabalho junto ao seu visto. Essa permissão somente pode ser oferecida em cursos com instituições credenciadas pelo governo, portanto atenção na hora de escolher.
O sistema de ensino canadense possui algumas diferenças do sistema brasileiro. Porém, não é difícil o processo para ir estudar no país.
Se você quer estudar fora, não perca tempo e fale com a gente sobre estudar em universidades no Canadá!