4 coisas que você precisa saber sobre as Universidades no Canadá

Estudar no exterior é o desejo de muitos brasileiros. E um dos destinos favoritos para realizar os estudos são as universidades no Canadá, país conhecido por ter um excelente sistema de ensino.

Existem algumas diferenças entre as instituições do Brasil e do Canadá. Quer saber mais a respeito? Continue lendo nosso texto e conheça mais sobre as instituições do Canadá.

1. Forma de ingressar na universidade

Cada universidade canadense possui seu próprio processo seletivo. Para entrar em uma universidade aqui, você deve conferir a documentação necessária e conhecer a forma de ingresso. Você pode fazer isso sozinho, ou contratar uma agência especializada.

Para realizar o processo de application é necessário fazer a inscrição no site da instituição. Geralmente é requerido o histórico escolar, o certificado de conclusão do ensino médio (com tradução juramentada) e o comprovante de proficiência em inglês ou francês. A pontuação mínima varia de acordo com o curso e a instituição que você deseja estudar.

No caso do inglês, os testes que são aceitos para certificar a proficiência em inglês são o CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program) ou o IELTS (International English Language Testing System) e para o francês, o teste aceito solicitado é o TEF (Test d’évaluation de français).

2. Instituições disponíveis

Veja abaixo duas listas das instituições mais populares e mais bem ranqueadas:

Universidades canadenses

• Universidade de Toronto;
• MCGill University, em Montreal;
• UBC, ou University of British Columbia, com campus em Vancouver;
• Simon Fraser University, com campus em Vancouver, Burnaby e Surrey;
• University of Alberta, com campus em Edmonton.

Colleges canadenses

• Centennial College, em Toronto;
• Humber College, em Toronto;
• Dawson College, em Montreal;
• Langara College, em Vancouver;
• BCIT, British Columbia Institute of Technology, com campus em Vancouver e Burnaby.

Mas atenção: Essa é uma lista baseada na avaliação dos alunos que frequentam essas instituições. A sua melhor escolha será a faculdade que tiver o curso que você está procurando e existem excelentes escolhas que não estão nessa lista. Nós podemos te ajudar nesse processo.

3. Diferenças entre college e university

Esses dois modelos de instituição se diferenciam na forma de ensino em cada um. As universidades têm como foco o ensino mais teórico e a pesquisa, e é indicado para quem deseja seguir carreira acadêmica. Os cursos são lecionados em período integral e a duração deles é de quatro anos.

Já os colleges oferecem cursos mais técnicos e práticos, onde o aluno sai pronto para o mercado de trabalho. São cursos como engenharia, enfermagem, design, administração, etc. A duração desses programas pode variar de seis meses a quatro anos.

O estudante que tiver feito o college pode optar por ingressar na universidade após se formar. Nesse caso, ele deve utilizar o Bridging Program, que é um convênio feito entre universidades e os colleges para essa situação de continuidade nos estudos.

Se você não conhece todas as diferenças entre universidade e college no Canadá, dê uma olhadinha nesse post.

4. Diferenças entre as universidades brasileiras e canadenses

Aqui no Canadá, o ano letivo tanto das escolas como faculdades começa em setembro e termina em maio, logo antes do verão. No Brasil, as instituições de ensino costumam ter processos seletivos tanto em janeiro, quanto em agosto.

Cada instituição canadense tem o seu processo seletivo e não há um vestibular, mas podem haver outras exigências, como histórico escolar e nível de inglês para estudantes internacionais. No Brasil, apenas as instituições privadas possuem seus processos seletivos próprios, enquanto a maioria das públicas possui um processo unificado.

Caso você precise trabalhar durante o curso, é preciso solicitar uma permissão de trabalho junto ao seu visto. Essa permissão somente pode ser oferecida em cursos com instituições credenciadas pelo governo, portanto atenção na hora de escolher.

sistema de ensino canadense possui algumas diferenças do sistema brasileiro. Porém, não é difícil o processo para ir estudar no país.

Se você quer estudar fora, não perca tempo e fale com a gente sobre estudar em universidades no Canadá!