Entrevista de emprego no Canadá

Se você está se preparando para vir trabalhar no Canadá, já sabe que há uma série de etapas a serem percorridas até que essa jornada chegue a seu final feliz. Uma das mais importantes é a entrevista de emprego!

Nesse momento, você mostrará para a empresa que pode fazer a diferença ali dentro. Então, confira nossas dicas para arrasar na entrevista de emprego!

1. Pesquise sobre a empresa

A concorrência para trabalhar no Canadá é grande e o nível dos candidatos costuma ser bem alto. Portanto, é imprescindível que você cause uma boa impressão e destaque-se dos demais.

Pesquisar sobre a empresa é uma demonstração de interesse e dedicação. Seus conhecimentos sobre a companhia proporcionam um excelente guia para o que você vai falar sobre suas experiências e expectativas e para que você seja capaz de fazer perguntas inteligentes e relevantes durante a conversa.

Pergunte, por exemplo, sobre a expectativa de crescimento dentro da companhia, sobre a rotina de outros profissionais com o mesmo cargo que você e como é o processo de treinamento.

2. Fale sobre habilidades relacionadas à vaga

Se você tem experiência com empregos em áreas diferentes daquela à qual está se candidatando, deixe de lado as habilidades adquiridas que não têm relação com essa vaga. Isso não quer dizer que sua experiência prévia não é útil! A chave é “pescar” tudo o que você aprendeu anteriormente e que pode ser relevante no seu novo momento profissional.

Por exemplo, a habilidade de trabalhar em equipe, de dedicar-se ao alcance das metas determinadas e de comunicar-se com os clientes pode ser adquirida em diversas áreas. O importante é falar sobre o que você sabe e o que é capaz de fazer sob o filtro daquilo que realmente impressionará os entrevistadores.

3. Conheça os tipos mais comuns de entrevista

Para não ser pego de surpresa, é muito importante que você saiba o que esperar de uma entrevista de emprego no Canadá. Antes de mais nada, saiba que, aí no Brasil, ir “arrumadinho” é o bastante para quase todas as entrevistas. Aqui no Canadá, porém, não deixe de trazer o seu traje social na mala!

Para os homens, terno e gravata podem ser necessários, mas todas as vagas requerem, pelo menos, calça, camiseta e sapato sociais. Para as mulheres, o mesmo padrão deve ser seguido, então, vista algo discreto e elegante.

Com isso em mente, conheça agora os formatos mais comuns de entrevista!

Structured

As perguntas são as comumente feitas em entrevistas, mas com uma postura mais formal e distante. Costuma acontecer em um escritório.

Unstructured

Bastante informal, até mesmo relaxada, normalmente acontece fora do escritório.

Lunch

Aqui no Canadá, é muito comum que as entrevistas de emprego sejam realizadas durante o almoço em um restaurante. Isso permite que os entrevistadores observem como os candidatos se comportam fora do ambiente profissional. Normalmente, o convite para um desses almoços revela que há um grande interesse em você para a vaga.

Panel and Board

A entrevista é realizada por mais de uma pessoa da empresa.

Stress

É formada por uma série de dinâmicas ou perguntas que colocam o candidato sob diferentes situações de estresse. A ideia é analisar como você trabalha sob pressão e como são as suas capacidades de decisão, estratégia e pensamento rápido.

4. Saiba que tipo de perguntas esperar

As perguntas serão, principalmente, sobre o tipo de cultura empresarial que o deixa mais feliz, histórias em que você se destacou ou impressionou o cliente, o que seu chefe mais admirava no seu trabalho, a sua interação com os colegas e como eles o descreveriam e o que significa sucesso para você.

Caso não sinta necessidade, não precisa falar sobre estado civil, idade, etnia ou religião, combinado? Uma empresa canadense jamais perguntará se você está grávida, qual é o seu gênero ou se tem uma deficiência, por exemplo, pois isso poderia levar a companhia a ser processada por discriminação.

Agora, você está pronto para destacar-se em uma entrevista de emprego para trabalhar no Canadá. Como mostramos, o mais importante é preparar-se e estar pronto para dar o seu melhor.

Quer descobrir mais sobre morar, trabalhar e estudar no Canadá? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!