Trabalhar no Canadá

Trabalhar no Canadá

Existem diversas formas de encontrar um emprego no Canadá. As opções dependem principalmente de onde você está (Brasil ou Canadá), da sua profissão e/ou graduação e também do status do seu visto. Veja neste post como encontrar oportunidades ou criá-las através de seu próprio esforço.

 

Permissão de trabalho: possibilidade de trabalho e estudo no Canadá

Para obter a permissão de trabalho (work permit) é preciso estar matriculado em um curso universitário ou pós-graduação que permita isso. A instituição deve solicitar uma permissão de trabalho após sua graduação chamada: Post-Graduation Work Permit (PGWPP).

O PGWPP permite que os formandos busquem o mercado de trabalho canadense, se assim desejarem. Ela também ajuda a se qualificar para residência permanente no Canadá através do processo chamado de Express Entry.

Primeiro você precisa entrar em uma escola superior no Canadá através de um processo seletivo: uma série de procedimentos e comprovações (testes, provas, diplomas, recomendações e até entrevistas) dependendo da faculdade.

A autorização de trabalho não poderá ter mais que 3 anos após o final do curso. Em alguns casos também será permitido trabalhar fora do campus da faculdade enquanto faz o curso, mas somente nos horários fora da grade de estudo. (Alguns cursos permitem trabalhar por até 20 horas semanais).

(Veja nesse post como escolher seu curso no Canadá.)

Visto de trabalho: encontrando um emprego ainda morando no Brasil

Com exceção de uma transferência de vaga por uma empresa multinacional é muito difícil encontrar uma vaga, ser selecionado e vir para o Canadá com tudo pago pela empresa Canadense. Mas isso pode acontecer!

O primeiro passo e verificar (tópico abaixo) quais são os candidatos mais procurados, entrar em contato com empresas da área e pesquisar vagas, fazer o processo seletivo e aguardar a proposta formal da empresa caso seja aprovado.

A partir daí inicia-se um processo de imigração (ou visto de trabalho).

As profissões mais requisitadas por empresas canadenses

O governo canadense publica periodicamente uma lista das profissões de maior demanda e que permitem a realização do processo de imigração. Acesse a página aqui. Essas vagas não garantem um emprego. Elas são a porta de entrada para profissionais  (e familias) imigrarem para o Canadá. Neste processo você fica responsável por contatar empresas e procurar as vagas que mais te agradam.

Existem, por outro lado, outras profissões muito procuradas por empresas canadenses e que nem sempre estão na lista acima. Veja algumas delas e pesquise na internet (e LinkedIn) as empresas com essa demanda.

• Webdeveloper
• IT Professional
• Software Developer
• Business Analyst
• Financial Analyst
• Engineer (Electrical,  Mechanical, Pipeline, Geotechnical, Structural)
• Tunnel Superintendent
• Accountant
• Registered Nurse
• Laboratory Technician
• Physiotherapist
• Tunnel Boring Operator (TOP 1)
• Agriculture (Trades and Manufacturing)
Encontrando um emprego morando aqui no Canadá

O mais importante é você ter todos os documentos em ordem e saber os nomes das vagas aqui no Canadá.

Faça uma reetruturação das suas redes sociais para que o empregador tenha uma imagem correta (e atualizada) de quem você é. Invista tempo principalmente no LinkedIn e Twitter. Siga pessoas da área e interaja com elas!

Para saber os nomes das profissões canadenses indicamos o National Occupational Classification – NOC  do Canadá.

Emprego por indicação é a melhor forma de se encontrar um emprego. Está é a forma mais segura para empregadores contratarem, além de ser a mais rápida. Neste formato o empregador pergunta aos funcionários se alguém conhece pessoas capacitadas para a vaga. Para se beneficiar desta forma de contratação o ideal é você ter uma rede de relacionamentos na sua área (ou setor) de atuação no mercado. Alimente amizades e construa seu network. Este formato é o campeão de contração no Canadá.

Você também podem enviar currículos on-line. Este formato é mais “frio e calculista” e provavelmente seu currículo avançará no processo somente se tiver o número de palavras chaves (keywords) exigidas pelo empregador. Cada empresa tem uma forma de trabalho. Veja algum sites para você encontrar vagas de emprego no Canadá.

Workopolis

Neuvoo

Zip Recruters

Indeed

 

Em breve, mais informacões de como escrever seu currículo e se preparar para entrevista.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *