Como escrever um currículo de verdade

Como escrever um currículo de verdade

Você gasta horas procurando as palavras chaves para o seu currículo. Confere as datas e os cursos que fez. Inclui uma língua como espanhol (conhecimento básico) e inclui frases chavão como atitude positiva e proativo.

A verdade é: Isso não vai te ajudar.

Segundo o autor Jim Beqaj, que acaba de lançar o livro True Fit: Como encontrar o trabalho certo sendo você mesmo (Barlow Books, 2016 – em inglês), o trabalho errado suga a energia da empresa, empregado e ambiente.

O autor explica que encontrar um True Fit é encontrar um trabalho que combine com você. Uma vaga que se ajuste de verdade com sua personalidade. “Um True Fit é quando você usa as suas melhores habilidades todos os dias em um ambiente em que o seu caráter é compatível com o caráter das pessoas ao seu redor.”

Além disso uma contratação errada é muita cara para uma empresa. Em média, o custo para encerrar o contrato com um empregado varia de três a cinco vezes seu salário anual.

Ex-presidente de Wood Gundy, Beqaj pessoalmente contratou mais de 600 pessoas em sua carreira de negócios, mas ele mesmo foi demitido várias vezes – percebendo apenas mais tarde que sua personalidade não se encaixava no ambiente corporativo.

Begaj é coach e advisor desde 2002 e afirma: “Eu não ensino as pessoas a procurarem emprego. Eu ensino elas a se encontrarem primeiro”.

 

Uma proposta de valor

 

Qual é a sua verdadeira proposta de valor?

Beqaj recomenda a criação de um “infomercial”, uma apresentação sua de 1 minuto, para enviar aos potenciais empregadores junto com uma apresentação em PowerPoint e o seu currículo. Esses documentos devem responder:

• O que você deve me pagar.

• Pense nas melhores coisas que alguém já disse sobre você e apresente.

• Evite termos “batidos” e chavões.

• Depois de listar vários pontos positivos, forneça exemplos, piadas ou conquistas pessoais relacionadas aos pontos apresentados.

• Faça uma lista das pessoas com quem você mais gostou de trabalhar e por quê. (Ex. Que tipo de chefe ou clientes você gostava? São personalidades fortes e leais? Gerentes mais práticos (direto ao ponto) ou grandes pensadores?)

• Dê exemplos de times que alcançaram ótimos resultados e que eram perfeitos para você.

• Diga como resolve seus conflitos. Qual é a maneira que você usa para lidar com problemas de relacionamento ou desafios na empresa. (Ex. você tem pulso firme ou gerencia confiando dos funcionários, colaborativamente etc.)

 

Aquilo que você mais gosta de fazer

 

E por fim faça uma lista das atividades que mais gostou de fazer nos seus trabalhos anteriores. Descreva um dia perfeito ou um projeto específico que gostou muito e nem sequer sentiu como trabalho. Depois faça uma lista das atividades que a sua vaga de trabalho oferece.

Compare as duas listas para saber se você está no caminho certo.

Este exercício também ajudará você a identificar suas melhores habilidades alinhadas com aquilo que você mais gosta de fazer.

 

Para mais informações sobre suas habilidades e personalidade faça o teste gratuito no site 16 personalidades.

 

Para encontrar modelos de Cover Letter e Resumés acesse Live Career.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *