O que avaliar na hora de contratar uma agência de intercâmbio?

Você deseja estudar fora, mas não sabe ao certo o que considerar antes de contratar uma agência de intercâmbio? Bem, esse é um receio normal e saudável, pois faz com que o estudante não contrate a primeira agência que encontrar pela frente.

A escolha correta de uma empresa responsável pelo intercâmbio evita problemas durante a estadia e o curso. Além disso, é fundamental saber que pode contar com o apoio incondicional da agência, principalmente porque você estará do outro lado do hemisfério.

Neste post, falaremos sobre a importância de escolher uma boa agência e mostraremos os principais aspectos que devem ser avaliados ao fazer a contratação. Acompanhe!

Por que a escolha de uma agência é tão importante para o sucesso do intercâmbio?

Os motivos que levam uma pessoa a fazer um intercâmbio são diversos — oportunidade profissional, aprendizado de um novo idioma, contato com uma cultura diferente, conhecer amigos, experiência internacional, qualidade de vida, investimento para o futuro, curiosidade etc.

Para isso, é preciso elaborar um bom planejamento, pois tanto a distância quanto o período de permanência são longos. Sentir segurança e ter a quem recorrer diante de qualquer problema é o primeiro passo para garantir uma das melhores experiências da vida.

As agências especializadas em intercâmbio devem ser consultadas antecipadamente. Além de todo o domínio sobre os processos burocráticos, elas têm também conhecimento do país para onde você desejar viajar e, com isso, fornecerão uma série de informações e detalhes que sejam úteis quando você chegar ao destino.

O bom de contar com uma empresa séria e comprometida é que você não ficará cheio de dúvidas e neuras sobre tantos assuntos — escola, onde ficar, comércio local, hábitos e modo de vida dos nativos — o que facilita a adaptação no dia a dia, logo na chegada.

Considere também as ofertas e os chamados descontos imperdíveis, mas com o cuidado de identificar se não estão muito distantes do que oferecem outras agências — preços muito abaixo do normal podem ser verdadeiras fraudes. Por isso, esteja atento para não cair em golpes e jogar seu dinheiro fora!

Quais aspectos devem ser avaliados para escolher uma boa agência de intercâmbio?

Viajar é um sonho que pode se tornar um pesadelo se você não tomar alguns cuidados ainda na fase de planejamento. Nesse momento, é preciso deixar o coração de lado, conter a ansiedade e avaliar com calma os fatores que envolvem a viagem e permanência fora do país.

Veja alguns aspectos devem ser considerados para garantir que tudo saia conforme o planejado!

Pesquise bastante

Algumas empresas não cumprem com suas obrigações legais. Por isso, é fundamental pesquisar sobre a situação da agência em órgãos fiscais. Não feche contrato com empresas que apresentam pendências, estejam inativas ou sem registro.

Além de pesquisar sobre a situação jurídica, também é indispensável buscar comentários na internet relacionados aos serviços prestados pela empresa. Dessa forma, você vai conhecer a experiência que outras pessoas tiveram e descobrirá se foi positiva ou negativa.

Antes de fechar o pacote de serviços, esteja bem informado sobre tudo que está incluso e todos os detalhes sobre os serviços, tais como matrícula nas instituições de ensino, despesas adicionais com o curso, gastos com documentação e seguros.

Não deixe de analisar todos os detalhes do transporte interno e externo, moradia, recepção no aeroporto, e não se esqueça de averiguar se a instituição de ensino é reconhecida legalmente no país e também pelos quesitos qualidade e seriedade.

Tenha cuidado ao relacionar preço e qualidade, pois nem sempre o pacote mais barato vai ser da maneira que você espera, o que pode acabar saindo mais caro. Por isso, é importante contratar uma agência séria, capaz de fazer uma intermediação que contemple:

• qualidade da acomodação;
• qualidade da instituição de ensino;
• apoio antes e após o intercâmbio mas, principalmente, durante.

Muitos estudantes têm dúvida se o curso escolhido tem reconhecimento no Brasil. Nesse caso, questionar sobre o assunto é fundamental para ter um diploma que agregue na sua formação ao retornar ao país de origem e permita o aproveitamento da experiência adquirida no intercâmbio.

Faça comparações

Comparar agências vai além da questão dos valores de cada serviço. É interessante relacionar as informações sobre cada empresa e pacote de serviços, pois há vantagens, serviços oferecidos e qualidade no atendimento, que são pontos a serem analisados com muito cuidado.

A relação entre os serviços prestados em cada pacote pode variar consideravelmente. Alguns detalhes devem ser levados em conta para garantir que todo apoio necessário em um lugar desconhecido.

Por esse motivo, é essencial analisar minunciosamente cada particularidade da lista de serviços e compará-las com outros pacotes para definir o mais vantajoso. Tenha o cuidado de, ao fazer comparações, certificar-se de que a agência tem mesmo condições de atender ao que foi listado.

Busque recomendações

Recomendações confiáveis são bem-vindas e devem ser analisadas com carinho, pois relatam as experiências de outras pessoas com o serviço, além de fornecer dicas preciosas de quem já experimentou o intercâmbio.

Conhecer previamente e analisar as condutas positivas e negativas vivenciadas por outros intercambistas pode evitar algumas situações desagradáveis e poupar você tanto emocional quanto financeiramente.

Busque recomendações da agência e considere toda a expertise em intercâmbios. Quanto mais voltada para esse tipo de viagem, melhor o serviço, maior o conhecimento dos funcionários sobre o país e mais espetacular o atendimento prestado.

Entenda os seus direitos

Antes de bater o martelo, leia atentamente o contrato oferecido pela empresa. É importante você saber quais são seus direitos como intercambista e como você seria auxiliado se ocorresse uma situação inesperada ou de emergência. Você pode fazer isso apresentando problemas hipotéticos para diferentes agências de intercâmbio para saber qual é o procedimento de cada empresa, por exemplo: “e se eu quiser mudar de casa de família?”, “e se houver um problema na escola?”, etc.

Contar com apoio durante o seu intercâmbio é importantíssimo. Um dos principais diferenciais da Canada Intercambio é que, por estarmos localizados no Canadá, você terá todo suporte na chegada ao país, e, caso o seu intercâmbio seja em Vancouver ou Toronto, poderá comparecer pessoalmente nas agências das duas cidades, com a nossa equipe brasileira pronta para te ajudar em qualquer problema.

Temos mais de 15 anos de experiência e credibilidade no Canadá, e ajudaremos você, inclusive, com informações sobre tudo que acontece na área que você escolheu para estudar, seja na escola que você vai estudar como dicas sobre transporte, passeios, supermercados, farmácias e etc.

Curtiu o post? Que tal programar seu intercâmbio? Entre em contato conosco e monte seu plano personalizado. Certamente vamos promover para você uma experiência extraordinária!