Entrada no aeroporto do Canadá: tire suas dúvidas!

Já está com tudo pronto para embarcar, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona a entrada no Canadá? Cada nação possui suas regras e os documentos necessários para quem vai entrar no país. Nesse texto, falaremos como funciona aqui no Canadá.

Como funciona a entrada no aeroporto do Canadá?

A imigração é a forma que as autoridades dos países têm para saber quem está entrando em seu território.

Independentemente de fazer escala ou desembarcar no destino, a imigração para quem estiver chegando no Canadá é realizada no primeiro aeroporto que você pousar.

Os oficiais fazem algumas perguntas padronizadas, como o que você está indo fazer no país, por quanto tempo e onde vai ficar. Porém, as perguntas podem variar de acordo com o tipo visto que você possui.

Quais documentos devo levar?

Alguns documentos são essenciais para serem apresentados para a imigração. Confira a lista que fizemos para você:

passaporte;

permissão para estudo ou trabalho;

visto válido;

passagens de ida e volta;

endereço do local de residência;

carta da escola ou comprovante de matrícula da faculdade/universidade

comprovante do seguro de saúde;

autorização para menor viajar desacompanhado.

Em alguns casos, por exemplo pessoas que estão imigrando ou ficarão no Canadá por um período mais longo, o oficial poderá pedir extratos de banco ou comprovação de quanto dinheiro você tem disponível para se sustentar.

O que é preciso para passar na imigração?

É importante que seu passaporte tenha o prazo de validade superior ao seu retorno. Além disso, o imigrante deve ter o visto ou a eTA (do inglês Electronic Travel Authorization).

Mesmo com o visto, para entrar no Canadá é preciso cumprir alguns requisitos, como possuir recursos financeiros para bancar a estadia, ter boa saúde, mostrar a intenção de retornar ao país de origem e ter um seguro de viagem.

De todos esses documentos, o visto é o mais importante. É ele quem vai mostrar para o agente da imigração o que você está indo fazer naquele país.

Como solicitar o visto?

Os requisitos para conseguir o visto para o Canadá podem variar de acordo com a nacionalidade e o período para o qual se está fazendo a solicitação.

No caso dos brasileiros, é preciso solicitar o seu visto em algumas das embaixadas e consulados do Canadá no Brasil.

Os documentos e o visto podem demorar um pouco, por isso, você deve solicitar com o máximo de antecedência para evitar qualquer contratempo.

Quais são os tipos de visto?

Existem vários tipos de visto para o Canadá, por isso é importante saber qual deles é o ideal para você. Como as pessoas procuram entrar no país por diversos motivos, cada tipo de visto possui as suas especificidades. Confira a nossa lista:

    • visto de turismo;

 

    • visto de estudante, para cursos de até 24 semanas;

 

    • visto de negócios;

 

    • visto de trânsito;

 

    • visto de imigrante, para os aprovados no processo.

 

Além dos vistos, o governo canadense emite as permissões:

  • visto parent and grandparent (super visa);
  • permissão de estudos (study permit);
  • permissão de trabalho (work permit).

Cada situação de imigração é única. Desse modo, estar ciente da sua situação e ter todos os documentos é essencial para conseguir entrar no país.

Quer saber mais sobre como vir estudar, trabalhar ou imigrar para o Canadá? Entre em contato com uma de nossas agências no Brasil!