Amigos estrangeiros: dicas para se relacionar no intercâmbio!

Sem dúvida, algumas das lembranças mais marcantes de qualquer viagem são as pessoas que conhecemos nela. No caso do intercâmbio, esses encontros costumam ser ainda mais significativos, especialmente se temos a chance de fazer amigos estrangeiros.

Verdadeiras amizades são criadas nessas circunstâncias — relacionamentos que, muitas vezes, acabam por durar por muitos anos, não se restringindo apenas a aquele momento da viagem. Na verdade, a própria situação de morar em outro país já é bastante favorável para que isso aconteça.

Pensando nisso, neste post vamos te ajudar a se preparar para que esses relacionamentos com pessoas de outra cultura aconteçam da melhor forma possível! Continue lendo e confira alguns toques fundamentais para aproveitar tais encontros e preservar os seus amigos estrangeiros:

Pesquise sobre o seu país de destino

Não custa nada aprender um pouco sobre o país em que você residirá por algum tempo. Hoje, por meio de rápidas pesquisas na internet, você já consegue acesso a uma infinidade de informações úteis sobre o país em questão.

Além de ser uma maneira de se preparar para a viagem, essa também é uma ótima forma de ser bem-visto pelos locais! Afinal, ao conhecer essa cultura nova você mostra certo respeito com o lugar para onde está indo.

Observe o ambiente ao seu redor e aprenda

O intercâmbio é uma experiência muito marcante. Nele, você conhecerá várias pessoas novas e viverá situações muito diferentes em seu cotidiano. Aproveite os primeiros momentos para observar bastante, entendendo como funciona o ambiente em que você está inserido.

Por outro lado, não precisa ter receio de aproximar das pessoas e criar conexões! Mesmo que tudo pareça um pouco confuso no início, depois dos primeiros dias você, certamente, estará mais seguro para interagir com os outros e criar laços.

Respeite as diferenças entre as culturas

É desnecessário dizer que você estará em um ambiente bastante diferente do seu, certo? Pois algumas coisas que são normais para um brasileiro podem ser completamente estranhas para um estrangeiro. E, muitas vezes, nem estamos atentos nisso.

Por exemplo, no Canadá todo mundo tira o sapato ao entrar na casa, mesmo as visitas. Ao andar na escada rolante, é comum se posicionar do lado direito, se você vai ficar parado, para que as pessoas que estão com pressa passem pelo lado esquerdo. É fundamental, portanto respeitar aquilo que é incomum ou anormal para você. Até porque, em um contexto de intercâmbio, é normal que você conheça não só pessoas do país em questão, mas também de muitas outras nacionalidades.

Então, de modo geral, procure ser tolerante e respeitoso com as diferenças. Sem dúvida, essa é uma maneira de crescer enquanto pessoa e de formar amizades ainda mais sólidas!

Tenha amigos brasileiros e estrangeiros

Outra questão comum quando se trata de intercâmbio diz respeito a manter, ou não, amizades com brasileiros. Mas o mais importante é que você não deixe de se relacionar com pessoas locais e aprender com elas.

Não é necessário excluir os brasileiros do seu convívio, só não restrinja o seu circulo de relações a eles.

Esteja aberto ao novo

Por último, lembre-se de viver tudo com leveza e de coração aberto. Algumas pessoas ficam um pouco acanhadas de falar em outros idiomas, com medo de errar. Mas esse é um terrível engano — afinal, só é possível aprender outra língua com erros e a prática constante.

Com certeza, você cometerá alguns equívocos, mas isso faz parte do processo. Inclusive, muitas nacionalidades são altamente receptivas e hospitaleiras com estrangeiros, como é o caso do Canadá.

Enfim, lembre-se de que o intercâmbio é um contexto cheio de pessoas dispostas a interagir e a criar laços. Muitas vezes, você fará amigos estrangeiros que manterão o contato por vários anos! Por isso, fique atento a essas dicas e aproveite o máximo dessa experiência única!

E aí, está pronto para fazer amigos através do intercâmbio?