10 coisas que você precisa fazer no Canadá

10 coisas que você precisa fazer no Canadá

Independente se você estiver no Canadá a passeio, fazendo intercâmbio, estudando ou trabalhando, preparamos uma lista que você não pode deixar de fazer ao visitar o gigante das américas.

Quando você chega no Canadá pela primeira vez algumas coisas são bem marcantes: A educação do canadense, os pedidos de desculpa constantes, a organização, a diversidade cultural, a segurança, a limpeza e a tecnologia. Mas existem coisas aqui para se fazer, ou para vivenciar, que nem sempre são óbvias. Ou dependendo da sua rotina você acaba não fazendo. Por isso selecionamos as atividades imperdíveis para você aproveitar muito por aqui! Preparado?

(Links úteis: Parques de Diversão, Estações de Esqui, Imigrar, Estudar, Jovens)

 

1 – Visitar um lago azul turquesa

 

canada

Já viu fotos? Não tem filtro não, a cor é aquela mesmo. O Canadá possui cerca de 3 milhões de lagos em seu território. Aliás, um terço de toda água doce do planeta está no território canadense.

Os lagos mais famosos do Canadá são os que fazem fronteira com os Estados Unidos (montanhas rochosas)  e os congelados fazem fronteira com o Alasca. Veja a lista completa aqui.

A sensação de se olhar um lago azul turquesa é indescritível. Por isso deixamos aqui a dica e você nos fala o que sentiu quando ver um ao vivo.

 

2 – Comer um poutine

Image Source: http://www.scores.ca/

Poutine (pronuncia-se “pultín”) é o mais tradicional prato canadense. É feito com batatas fritas, queijo coalho e um molho de carne (bovina) chamado gravy. As 700 calorias por porção podem te ajudar a manter a energia no inverno canadense ou te dar mais energia para curtir o verão. Veja o processo de preparo em um restaurante tradicional de Montreal.

 

3 – Assistir a um jogo de hockey

canada

Seria o Canadá é o país do hockey, ou o hockey o esporte do Canadá?

Nada mais emocionante do que uma boa partida de hockey com comes e bebes e amigos para comemorar um gol. Os intervalos (são 3 tempos com 2 intervalos) são muito divertidos e o jogo muito rápido. A puck (disco utilizado no hockey) chega a atingir 160km/h numa tacada.

As arenas dos jogos são muitos seguras, bonitas e confortáveis. Com exceção dos jogadores, ninguém briga no estádio.

 

4 – Conhecer uma maple tree, a árvore da bandeira canadense

canada

Até quem não liga muito pra natureza e flora fica impressionado com as belezas naturais do Canadá. São florestas gigantes, trilhas que levam a lugares maravilhosos, caminhadas pra chegar ao topo da montanha e desfrutar a paisagem. Mas ok, ok…  se você não se interessa nem um pouco por aventuras naturebas, você pode conhecer a maple tree, a famosa árvore daquela folhinha, em qualquer lugar da cidade, em qualquer parte do país. A maple é um árvore cujo ciclo de vida dura entre 100 e 400 anos, e possuem entre 10 e 45 metros de altura. A maple libera uma seiva que pode ser usada pra fazer açúcar, doce (mapple taffy ou toffee) e, é claro, o famoso xarope, pra colocar em cima da panqueca. Além de muito útil, essa árvore é linda e fica verdinha na maior parte do ano, até que no outono as folhas, antes de cair, ficam amarelas, laranjas e vermelhas, criando um verdadeiro espetáculo de cores.  

 

5 – Ver um urso (de longe)

canada

Existem basicamente três tipos de ursos no Canadá: os black bears (perigosos), os ursos polares (imprevisíveis) e os (marrons) grizzly bears (morte iminente). Quando a gente diz pra você ver um urso no Canadá, não estamos dizendo pra você sair pela floresta! Existem diversos parques, zoológicos e passeios para encontrar ursos e muitos outros animais, como alces, veados, lobos, castores…

Os ursos geralmente são vistos de manhã cedo até umas 10h ou no final da tarde após as 16h. Mas geralmente o mais comum (e seguro)  é vê-los perto de estradas ou parques enquanto estiver dirigindo ou em excursão. Veja alguns mapas com as regiões de cada um deles aqui. (http://ibackpackcanada.com/where-to-spot-bears-in-canada/ )

 

6 – Comes e bebes no Tim Horton

Starbucks é legal, mas o Canadá é a casa do Tim Hortons. São quase 4500 unidades, por isso eles estão por toda a parte. Segundo a rede, a cada 10 copos de café vendidos no Canadá, 8 são do Tim Hortons (será?) num total de 2 bilhões de cafés por ano! E se você não toma café, deve ir também pois vai encontrar chá, sopa, sanduiches, salgados, doces, salada, muffins e os irresistíveis, deliciosos e apetitosos donuts. Hummm

 

7 – Visitar os parques de sua região

Que o Canadá é bonito a gente já sabe. Mas o mais importante é a conservação. Além de ser bonito, qualquer época do ano que você vá a um parque você será maravilhado com uma estrutura impecável e uma natureza incrível. Em Vancouver por exemplo, tem o Stanley Park, que foi considerado pela Trip Advisor o melhor parque urbano do mundo.

 

8 – Ir a um Festival 

canada

Como mostramos nesse post o Canadá apresenta festivais incríveis durante o ano. São festivais culturais, música, arte, multimídia. A experiência de participar desses festivais, cuidadosamente preparados para você, é incrível. Tem pra todos os gostos. Festivais para familia, pop, country, rock, reggae, folk, jazz, blues e música eletrônica.

 

9 – Visitar o set de um filme

canada

A paisagem canadense é pano de fundo para grandes produções. Vancouver já é chamada de Hollywood do norte faz tempo e é a terceira maior cidade cinematográfica de toda a América do Norte. Alguns dos filmes gravados no Canadá (totalmente ou quase totalmente) são: Titanic, saga Crepúsculo, Hulk, Deadpool, O Casamento Grego, Prenda-me se for capaz, Chicago, O dia depois de amanhã, Godzilla… E muitas séries são gravadas aqui. Suits é inteiramente gravada em Toronto e Once Upon a time é gravada em Vancouver, onde aliás os fãs podem visitar a cidade de Storybrook, que fica em Steveston, a menos de 40 minutos de downtown Vancouver.

 

10 – Conversar com um canadense “da gema”

canada

Os canadenses são famosos pelo senso de humor sarcástico e a educação. Mas nada melhor para entender a cultura (e as piadas) do que conversar com um canadense “da gema”, nativo. Além de serem defensores da cultura e ótimos contadores de história (principalmente os mais velhos) eles estão acostumados com imigrantes e não vão se preocupar com o seu nível de inglês ou de onde você veio. Pelo contrário, eles vão adorar falar com você!

 

Você sabia?

O Canadá foi escolhido como o destino número 1 a ser visitado em 2017 por diversos veículos, inclusive o jornal New York Times. Essas são as 10 coisas que a gente acha que você tem que fazer pra consumar sua experiência canadense. Qual delas você já fez?

Esquecemos de alguma coisa? Oh no! Conta pra gente aqui nos comentários!