A indústria cinematográfica do Canadá abrange uma infinidade de produções que movimentam o cenário das Belas-Artes com atores, produtores e diretores, maquiadores, efeitos especiais e outros profissionais de cinema reconhecimentos mundialmente entre os melhores do mercado em seus respectivos campos de atuação.
Toronto, Vancouver, Montreal e Quebec são os grandes centros para quem deseja estudar cinema no Canadá, além de concentrarem a maior parte das produtoras e estúdios de conteúdo audiovisual do país.
Neste artigo, vamos explorar a Film Industry no Canadá para entendermos o potencial das produções cinematográficas canadenses e conhecermos as melhores instituições e cursos de cinema no país. Confira!
Veja também
Trabalhar do Canadá
Filmes e seriados canadenses
História do cinema canadense
As primeiras produções cinematográficas do Canadá são do fim do século XIX e início do século XX, períodos que marcam a inauguração das primeiras salas de cinema do país em Toronto.
A definição da “essência” do cinema canadense é motivo de estudos e de análises graças ao hibridismo cultural das colônias inglesa e francesa que permaneceram divididas por muito tempo entre as províncias e territórios de forma clara e massificada.
Outra situação que marca a história do cinema no Canadá é a participação das empresas norte-americanas que passaram a controlar boa parte da distribuição e exibição das produções no país, tal como uma “extensão” de seus próprios projetos audiovisuais.
Potencial do cinema do Canadá
Com o desenvolvimento das técnicas e da valorização dos aspectos culturais do país, o Canadá se tornou uma grande potência cinematográfica, tanto por suas belezas naturais quanto pela integração com as produções francesas e inglesas, ampliando o mercado para atores, diretores e demais profissionais da área.
A cidade de Montreal, por exemplo, foi o cenário para as filmagens de X-Men: Apocalypse (2016), enquanto Toronto foi escolhida para a gravação das cenas de Suicide Squad (2016), duas grandes produções que arrecadaram milhões de dólares e atraíram um número extraordinário de telespectadores às salas de cinema de todo o mundo.
A região de Vancouver está em alto crescimento neste setor e tudo indica que quebre mais um recorde em produções cinematográficas em 2017.
Além de filmes, o Canadá também é famoso pelas produções de seriados para TV e documentários que revelam fatos históricos da época da colonização e do estilo de vida cosmopolita do povo canadense.
Estudar cinema no Canadá
Os cursos de cinema e produção audiovisual nas universidades e colleges do Canadá estão entre os melhores do mundo.
Algumas das vantagens de estudar cinema no país são as instalações dos estúdios (de alto nível e que utilizam os principais recursos tecnológicos de gravação e captação de imagem e som); as belas paisagens das províncias e territórios canadenses e o multiculturalismo, que ajudam na adaptação dos roteiros e na qualidade das produções.
Separamos três opções de cursos de cinema no Canadá reconhecidos mundialmente pela excelência de ensino dos conceitos teóricos e práticos que são característicos da indústria cinematográfica do país:
1. Bachelor of Fine Arts – Film Production (The University of British Columbia)
O curso tem duração de 4 anos e foca nas atividades práticas, tornando o processo de ensino dinâmico e integrado com a realidade do mercado cinematográfico do Canadá.
Além disso, este é um dos programas mais conceituados dentre as opções que as universidades canandenses oferecem, recebendo estudantes de vários países pela tradição e reconhecimento da Universidade da Colúmbia Britânica.
Saiba mais detalhes do curso com um de nossos consultores clicando aqui.
2. Film Production (Vancouver Film School)
O programa tem duração de 12 meses e possui seis áreas específicas que preparam os alunos para o mercado de trabalho de forma abrangente. São elas: criação de roteiro, técnicas de filmagem, inovação e efeitos digitais, especialização, produção e por fim o “projeto final”, que registra o término do curso com a gravação de um filme dirigido e produzido pelo aluno.
Muito legal, não é? Para conferir todos os detalhes do curso entre em contato aqui e consulte as condições de admissão.
3. Production Télévisuelle et Cinématographique (Institut Grasset)
Para quem pretende trabalhar com cinema ou TV no Canadá essa é uma excelente opção de curso, que tem duração máxima de 12 meses e é oferecido em um dos institutos de artes mais famosos de Montreal.
Os alunos precisam comprovar fluência em francês como requisito de inscrição. Entre em contato e saiba mais detalhes sobre a grade curricular e as aplicações do programa.
Gostou das dicas?
Continue acompanhando nosso blog e confira outras informações fundamentais para que você possa vivenciar as melhores experiências em sua próxima viagem ao Canadá!