Quanto tempo leva para eu ter fluência em inglês com um intercâmbio?

Muitas pessoas desejam aprender um outro idioma, e o inglês está na preferência da grande maioria. Ter fluência em inglês faz com que você se transforme, enriquece o seu currículo e abre possibilidades de você ser melhor remunerado na carreira que escolher, além de expandir oportunidades em diversas áreas que exijam a língua inglesa como idioma.

No entanto, para que você possa usufruir dos benefícios de falar inglês, é importante que saiba se comunicar de maneira satisfatória. Ser fluente em inglês é saber falar, ouvir e escrever de forma espontânea. É algo tão natural como o que você já faz em sua língua materna.

Intercâmbio traz fluência?

Para que você possa conseguir a fluência em inglês, fazer um intercâmbio é uma ótima opção. Além de estudar uma nova língua, será possível desfrutar de novas culturas, fazer novas amizades, conhecer lugares diferentes, entre outros.

No entanto, é preciso ter em mente que, para alcançar a tão desejada fluência, alguns fatores devem ser considerados, como:

  • nível de conhecimento prévio da língua;
  • frequência e intensidade do contato com a língua;
  • duração do intercâmbio;
  • tempo dedicado aos estudos etc.

Por isso, o tempo para se ter fluência no idioma depende de muitos fatores, e será diferente para cada um. Para aproveitar ao máximo sua experiência no intercâmbio, confira a seguir algumas dicas para aprimorar seu inglês.

Evite conversar com pessoas da mesma língua de origem

Estando em outro país, é normal que você se sinta inseguro e procure alguém que fale sua língua para poder conversar e pedir ajuda para resolver alguma situação inesperada.

Nesse momento, você deve ter em mente que um de seus objetivos de estar em um intercâmbio é atingir fluência em inglês, portanto, evite conversar somente com compatriotas. E, se for conversar, peça para que seja em inglês.

Procure sempre um nativo do país em que esteja para resolver qualquer questão e lembre-se: além de treinar o inglês, você ainda terá a chance de iniciar uma possível amizade.

Assista a filmes em inglês

Quando não estiver passeando ou explorando o local da viagem, e se o momento for para dar uma pausa para descansar, que tal assistir aquela série ou filme que tanto gosta? No entanto, vale ressaltar que o mais indicado é assistir o programa sem dublagem.

Antes de apertar o play, você deve ter em mente qual nível de entendimento tem da língua e fazer um passo a passo para imergir no idioma. Por exemplo: primeiro assista ao programa com legenda em português, depois, com a legenda em inglês e, por fim, sem legenda.

Seguindo esse planejamento, além de divertimento, você terá também uma eficaz aprendizagem para obter fluência em inglês.

Coloque o computador e o celular em língua inglesa

Se tem um “amigo” indispensável que você levará para o intercâmbio, será seu celular, não é mesmo? Além de manter contato com seus pais e amigos e usufruir das diversas funcionalidades de seu aparelho eletrônico, ele também será seu aliado para ter a fluência em inglês.

Programar seu celular para a língua inglesa fará com que você tenha contato constante com o novo idioma. Seja conferindo suas mensagens nas redes sociais, ouvindo suas músicas preferidas, entre outros. E não esqueça de fazer a mudança de idioma também em seu computador ou tablet, caso tenha levado na viagem.

Por fim, procure sempre se envolver no inglês. Não perca nenhuma oportunidade de ficar sempre imerso nesse idioma. Estude, persista e utilize as possibilidades que o intercâmbio pode te oferecer.

Para saber mais e começar o quanto o antes a se aventurar no idioma mais importante do mercado global por meio de um intercâmbio, entre em contato conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *