O sistema de ensino do Canadá

O sistema de ensino do Canadá

Ao contrário do Brasil, onde temos um Ministério da Educação que monitora todas as atividades dos Estados e Municípios ligadas à educação, o sistema educacional no Canadá não é monitorado por um órgão central ou federal. A educação é responsabilidade das províncias e os órgãos que monitoram a educação dentro da província são chamados de subdivisão.

A escolaridade é obrigatória em todas as províncias, mas a idade dessa obrigatoriedade varia no país, podendo-se iniciar aos 5-7 anos e sendo obrigatória até os 16-18 anos dependendo da subdivisão.

O Canadá é um país com duas línguas oficiais, o Inglês e o Francês. A maioria das províncias adotou a língua inglesa, com exceção da província de Quebec onde o idioma oficial é o francês.

Existem muitas dúvidas a respeito da diferença do sistema educacional no Canadá e no Brasil, para facilitar essa explicação, vamos utilizar um resumo de um ciclo de estudos normal por faixa etária desde a infância.

 

1-3 anos: Creche. Ao contrário do Brasil, no Canadá não existem creches públicas para esta faixa etária. Existem creches privadas (conhecidas como Daycare/ Garderie) que podem ser subsidiadas pelo governo provincial caso a criança seja cidadã canadense e a família seja considerada de baixa renda. Os preços também variam por província (de 800 a 1500 dolares canadenses, aproximadamente).

 

4-5 anos: Pré-Escola. Assim como no Brasil, nesta faixa etária o Canadá já proporciona escolas públicas. Porém não é obrigatório matricular uma criança desta faixa etária – no Brasil é obrigatório. No Canadá, crianças dessa faixa etária podem continuar no daycare ou ficar em casa, caso o pai ou a mãe não trabalhe.

 

6-11 anos: Escola Primária. É o equivalente ao nosso ensino Fundamental. No Canadá,  a obrigatoriedade de ingressar na escola começa nessa faixa etária. As Elementary School são públicas e em período integral. O ensino é de qualidade e a criança deve ser matriculada numa escola da região onde mora. Para filhos de imigrantes recém-chegados, existe um acompanhamento inicial diferenciado para ajudar na integração e aprendizado da língua. Existem opções de escolas tradicionais, escolas vinculadas a uma religião e também as chamadas “Escolas Alternativas” onde o método de ensino mescla a educação tradicional com atividades artísticas e colaborativas. Os pais podem escolher.

Aqui é muito comum se referirem aos anos de estudo dizendo: Grade 1, 2 … 12. (Veja imagem abaixo)

 

12-17 anos: Secundário. É equivalente ao nosso Ensino Médio e chama-se High School. Pode ser subdividido, em algumas províncias, entre Middle School (ou Junior High School) e High School.

Existem escolas privadas mas o ensino continua gratuito (para canadenses) e obrigatório. As escolas secundárias oferecem muitas opções para quem já possui uma orientação profissional, pois os alunos podem escolher as matérias que mais os interessem, além de atividades extracurriculares como esportes, estudos direcionados, música, teatro, serviço voluntário para a comunidade e participação política.

Veja mais em High School no Canadá.

canadaintercambio_blog_idade-escolar-no-canada

College (CEGEP em francês). Este termo gera um pouco de confusão. O College não é equivalente ao nosso antigo Colegial. O College é o equivalente aos nossos primeiros 2 anos de faculdade ou um “tecnólogo” no Brasil, isto é, um curso de ensino superior. O College não é gratuito e possui instituições públicas e privadas.

Entenda como funciona o College no Canadá e quais os pré-requisitos aqui.

 

Universidade. Também não é gratuita, e é semelhante a Universidade no Brasil em questões de padrões acadêmicos, isto é, quem faz Universidade pode optar por continuar seus estudos em Mestrados e Doutorados e seguir carreira acadêmica. No Canadá, a Universidade dura 3 ou 4 anos.

 

Existem muitas possibilidades de escolas e programas no Canadá. Para escolher o curso perfeito para você acesse aqui e escolha de acordo com o seu estilo!

One thought on “O sistema de ensino do Canadá

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *