High School no Canadá

FAZER HIGH SCHOOL NO CANADÁ OU O ENSINO MÉDIO (HIGH SCHOOL) NO EXTERIOR É UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL! O estudante tem a oportunidade de vivenciar a cultura local, adquirir fluência no idioma e fazer amigos para a vida toda.

Os diplomas de Ensino Médio canadenses são reconhecidos no mundo inteiro. As escolas possuem excelente infraestrutura, um programa bem supervisionado de homestay e são gerenciadas por distritos. O aluno escolhe a região que quer ir e pode selecionar a escola desejada, porém a decisão final é sempre do distrito, que pode ou não aceitar a sugestão do intercambista.

Escolha de acordo com seu estilo!

High School no Canada com foco em artes
High School no Canada com foco em aventura
business no canadá; curso de especialização no canadá
High School no Canada; culinaria no canada; gastronomia
High School no Canada com foco em esportes
TI no Canada; cursos de Tecnologia

HIGH SCHOOL NO CANADÁ: COMO FUNCIONA?

Apesar das escolas públicas serem gratuitas para estudantes Canadenses, estudantes estrangeiros devem pagar pelos estudos. A acomodação é feita em Homestay selecionada pela Canada Intercambio através das necessidades do aluno.

As escolas particulares oferecem turmas menores e, em muitos casos, tem alguma afiliação religiosa. Se destacam pela excelência acadêmica com programas de transferência para importantes Universidades.
A acomodação do aluno é feita pelo departamento próprio de Homestay da Canada Intercambio, procurando atender as necessidades de cada aluno.

No programa Boarding School o intercambista mora nas dependências da escola, passando por uma imersão total no universo acadêmi­co. Geralmente as turmas são reduzidas e o aluno tem acesso a diversos cursos e esportes.

Grade Curricular

Ao contrário das escolas no Brasil, que possuem uma grade curricular fixa e obrigatória para todos os alunos, as High Schools no Canadá oferecem um currículo mais flexível, onde o estudante pode escolher algumas das matérias que deseja estudar, de acordo com sua área de interesse, outras dependendo do ano, são ainda obrigatórias. Com isso, o intercambista tem a oportunidade de estudar matérias diferentes, como fotografia, marcenaria ou culinária, que não são comuns na grade curricular de escolas brasileiras.  Este tipo de matéria é comumente oferecida nas High Schools.

Equivalência de Ensino

O governo Brasileiro reconhece como válido o estudo de pelo menos um semestre no exterior e seus consulados e embaixadas realizam a convalidação do histórico escolar. Com este documento, o estudante pode validar suas notas na High School no exterior para que não perca o ano ou semestre no Brasil. Contudo, cabe a escola no Brasil aceitar esta validação do estudo. Algumas escolas podem exigir um determinado número de matérias a serem cursadas no exterior e até provas de determinadas matérias no retorno do aluno ao Brasil.

A recomendação do MEC (que não é obrigatória) é que o intercambista estude pelo menos uma matéria dos seguintes grupos:

a) MatemáticaÁlgebra, geometria ou cálculo
b) Ciências: Química, física ou biologia
c) Ciências sociaisHistória, Geografia, ciência política
d) LínguasPode ser a língua nativa do país ou qualquer língua estrangeira, incluindo literatura

Vale salientar que o conteúdo destas matérias é geralmente diferente do que o intercambista aprende no Brasil. Por isso, deve se encarar o intercâmbio como uma experiência intercultural e não somente acadêmica.

Calendário Escolar

No hemisfério norte os calendários escolares dos programas de High School no Canadá iniciam-se em agosto ou setembro e termina em meados de maio ou junho (dependendo do país e região). O semestre acadêmico tem duração aproximada de 5 meses e o ano acadêmico 10 meses. Geralmente não é possível iniciar um ano acadêmico a partir de janeiro, já que o intercambista teria que permanecer mais de  2 meses sem estudo devido as férias de verão no hemisfério norte (que vão de junho a agosto).

Por que fazer High School no Canadá?

O programa de High School apresenta uma série de vantagens que não estão presentes em outros programas de intercâmbio no exterior.

Uma das principais vantagens é o contato muito próximo com a cultura e língua local. É possível que o intercambista conheça e faça amizades com outros alunos estrangeiros. No entanto, o percentual de estudantes estrangeiros em uma High School geralmente não passa de 5% do total. O contato com estudantes nativos e com a família onde ficará hospedado é a oportunidade ideal para conhecer de perto e de maneira intensiva aspectos importantes de sua cultura, além de praticar o idioma sem a influência estrangeira (que é comum nos cursos de idiomas no exterior).

Na grande maioria dos Programas de High School no Canadá são oferecidos modernos recursos tecnológicos e apoio incondicional a prática de esportes e artes, com quadras e teatros de primeiro nível. Se você não dispões de 6 meses ou 1 ano para fazer um programa de High School no Canadá, conheça as opções de programas de férias no Canada para adolescentes.

 

QUER FAZER A VIAGEM DOS SEUS SONHOS?

Você está a um passo da melhor experiência da sua vida!

ACOMPANHE NOSSO DIA A DIA NO CANADÁ

Siga a Canada Intercambio no Snapchat