Veja como aumentar mais rápido seu vocabulário em inglês no intercâmbio

Muitos intercambistas, inclusive aqueles que já são familiarizados com a língua estrangeira, vivenciam um bloqueio geral quando chegam em outro país para a temporada de aprendizado. A pergunta sempre é: como aumentar o vocabulário em inglês e me virar na rotina do dia a dia?

Existem alguns motivos para esse bloqueio acontecer, inclusive alguns científicos. Quando temos memórias semelhantes, nosso cérebro pode anular uma delas para otimizar seu armazenamento e, entre a palavra na sua língua nativa e aquela que veio depois, adivinha qual ficará guardada?

A desatenção, excesso de informação e até mesmo o envelhecimento da nossa mente também podem ser os culpados de tudo isso. Então, como garantir um aprendizado e melhoria do seu vocabulário durante o intercâmbio? Veja nossas dicas neste post!

Exercite seu inglês sempre que possível

Existem milhares de situações nas quais você pode usar seu inglês, não só para comprar café, fazer passeios turísticos ou interagir com outros intercambistas. Você pode assistir canais locais, ler jornais e revistas, fazer comentários nas redes sociais, conversar em chats ou ir ao cinema.

Além disso, você pode fazer trabalhos voluntários e participar de eventos nos quais as pessoas naturalmente precisam interagir, como uma aula de dança. São formas diferentes de absorver conteúdos e de colocar em prática seus conhecimentos, que, pode acreditar, vai aumentar bastante o seu vocabulário.

Faça amizades com estrangeiros

A ideia não é ignorar outros brasileiros, mas em vez disso, buscar conhecer e fazer amizades com canadenses ou outros intercambistas que dependam do uso do inglês para se comunicar, como franceses, italianos e outras nacionalidades.

Ou seja, não adianta viajar até o Canadá para um intercâmbio, fazer as aulas no período da manhã e depois sair com uma turma que fale somente em português, isso não vai ajudar no exercício da sua fluência no inglês, nem enriquecerá suas experiências culturais.

Não tenha vergonha de errar ou pedir ajuda

Durante as atividades curriculares ou na rotina do dia a dia, não tenha vergonha de errar, afinal de contas, aquele é o ambiente ideal para receber dicas e correções, não é mesmo? Mesmo quando estiver se relacionando com outros estrangeiros ou moradores aqui do Canadá, não tenha medo ou vergonha em dizer que precisa de ajuda ou não está conseguindo se expressar.

No geral, os canadenses são muito hospitaleiros e solícitos. Não é exagero dizer que muitos deles admiram sua atitude em buscar o aprimoramento da língua e vão adorar ajudar com suas dúvidas e ensinar expressões coloquiais.

Entenda que o dicionário é o seu melhor amigo

Quer uma leitura para levar com você em todos os lugares durante seu intercâmbio? Um bom dicionário. Seja no formato impresso, seja na versão digital, eles ajudarão a tirar dúvidas práticas. Algumas pessoas também costumam ler, pelo menos, 5 novas palavras e seus significados diariamente, então, formam frases com elas para ajudar na fixação do entendimento.

Deixe as redes sociais de lado por um tempo

Evite acessar seu Whatsapp e redes sociais que tragam conteúdos em português, seja para comunicar com outras pessoas, seja para ver suas publicações.

Além de tirar o foco dos estudos, também atrapalha uma das características desse tipo de programa que é fundamental para seu sucesso: a imersão completa na comunicação em inglês.

Pense na língua estrangeira para aumentar o vocabulário em inglês

Você não precisa interagir o tempo todo para aumentar o vocabulário em inglês. Pensar, descrever mentalmente as situações que está vivenciando e as pessoas que conheceu também ajuda na prática de memorização de novas palavras.

Por isso, quando estiver no caminho até a escola, por exemplo, pense como contaria a sequência dos fatos para outra pessoa, só que em inglês. Se surgir uma dúvida sobre qual palavra usar, use a dica anterior e acesse seu dicionário.

Se você quer aumentar o vocabulário em inglês ou em qualquer outra língua, saiba que é preciso prática constante, seja na conversação, seja na leitura. Além disso, as vivências, como intercâmbios e viagens, são mais eficientes para a fixação do aprendizado, por isso, sempre que possível, procure experiências assim.

Você já esqueceu uma palavra e, ao tentar improvisar, disse uma coisa completamente diferente? Conte para a gente nos comentários.