Para cursar uma faculdade ou college no Canadá, além de um sólido conhecimento do inglês, é necessário passar por uma preparação acadêmica. O que isso quer dizer? O estudante precisa atingir o nível de proficiência requerido pela instituição de ensino, além de estar preparado para produzir conteúdos no idioma de acordo com os padrões acadêmicos canadenses. Esta preparação é chamada de Curso de Pathway.
A série “Como é viver no Canadá” traz a história da mineira Janaina Barbosa da Silva, que se mudou para Kitchner, em Ontario, há um ano e viveu a experiência do curso de Pathway.
“Sou casada e mãe de dois filhos lindos. Adoro estudar e escolhi o Canadá pela qualidade de vida, educação e segurança. No Brasil, era enfermeira com 19 anos de experiência.”
Há muitos anos, Janaina e o marido pensavam em se mudar para o exterior. Um dia, após levar a filha no dentista, viram a unidade da Canada Intercambio de Brasília, onde moravam. Apesar de não terem hora marcada, o especialista Henrique “com sua gentileza de sempre” os atendeu por mais de três horas e quando saíram de lá, já tinham até decidido o College e o curso de Pathway.
“Com menos de um ano mudamos para o Canadá. Eu falo para todo mundo que não é fácil deixar para trás a família, amigos, emprego, mas vale muito a pena. A vida do imigrante não é como estar de férias internacionais. É muito estudo, trabalho, muita humildade para recomeçar. Mas viver em um País onde a pessoa tem valor, vale todo esforço.”
Com o mercado de trabalho na área da Saúde no Canadá em alta, Janaina apostou no curso Enhanced Practice for Internationally Educated Nurses. Antes disso, no entanto, ela precisou passar pela preparação acadêmica.
“Seria mais rápido (o curso de Pathway) do que me preparar para o IELTS.”
Além de ganhar tempo na preparação acadêmica, outro benefício do Pathway é a possibilidade de realizar online, ainda do Brasil.
“É bem dinâmico! Em uma semana você faz apresentação, na outra faz provas que são simulados do IELTS referentes às habilidades da língua e consegui ajustar tudo isso a uma rotina de família, trabalho e estudos. Além de tudo, eu estava terminando meu doutorado!”
A experiência do Pathway foi um diferencial para sua rotina acadêmica no Canadá e também para o ambiente profissional.
“O curso me preparou para os trabalhos acadêmicos que tenho no College. Aqui, eu trabalho e estudo. Acredito que o Pathway me ajudou a melhorar a minha apresentação oral em inglês.”
Janaína conta que tudo está se encaminhando para um futuro de sucesso. Ela já tem um trabalho na área da Saúde no Canadá como auxiliar de enfermagem part-time em um hospital.
“Terminado o curso, terei a validação da minha profissão aqui no Canadá e trabalharei como enfermeira registrada aqui.”
Recomendações valiosas
A dica da Janaina para quem deseja seguir carreira na área da Saúde no Canadá é iniciar importantes etapas do processo ainda no Brasil:
– Comece a estudar (ou aperfeiçoar) inglês antes da mudança;
– Faça uma boa reserva financeira;
– Se você for enfermeiro, chegue no Canadá com o WES Educational Credential Assessments (ECAs) pronto (para equivalência da graduação);
– Inicie o National Nursing Assessment Service (NNAS) ainda no Brasil;
– Verifique sempre as regras para enfermeiros internacionais nos órgãos reguladores (de acordo com cada Província).
Galeria de fotos
Quer fazer um curso de Pathway (preparação acadêmica)
e não sabe por onde começar?
Aqui você encontra tudo o que precisa: do idioma à imigração!