Teve o visto negado para o Canadá? Saiba qual pode ter sido o motivo.

Obter o visto para o Canadá é o primeiro passo para quem deseja ir para o país, por isso, quando ele é recusado, existe um sentimento forte de decepção. Existem alguns fatores que podem ocasionar o visto negado para o Canadá.

Neste artigo falaremos sobre eles e também o que fazer quando isso acontece. Continue a leitura e confira!

Problemas com a documentação

A falta de documentação ou informações incompletas são alguns motivos pelos quais o visto para o Canadá pode ser negado. Há uma lista de documentos e formulários para cada aplicação estipulado pelo Imigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC).

Ela deve ser entregue com as exigências cumpridas. Quando uma ou outra comprovação não se aplica, é importante explicar os motivos no final da carta de intenção e um comprovante que substitua o solicitado deve ser anexado.

Questões não respondidas, incompletas ou confusas podem levar ao motivo denominado “misrepresentation”, que também pode significar que algum documento ou dado é falso.

Neste caso, além do visto negado, o aplicante ainda fica proibido de solicitar vistos para o Canadá por dois anos — no caso de Quebec a penalidade chega a 5 anos.

Propósito inconsistente

A escolha do curso é muito importante para a aprovação do visto, uma vez que o oficial de imigração verificará se existe uma justificativa lógica para a sua escolha. Se está aplicando para estudar, nunca deve ser informado que a intenção é se mudar para o país.

Além disso, é importante ter cuidado ao optar por estudar um curso que não tenha a ver com a sua carreira atual ou que tenha um nível hierárquico menor do que o alcançado no Brasil.

Falta de vínculo com o país de origem

Pessoas adultas, solteiras, sem vínculo empregatício e bens, como casas em seu país de origem, correm mais riscos de ter o visto negado. O oficial precisa ter a certeza de que existem motivos que comprovem sua intenção de voltar ao Brasil.

Justamente por esse motivo, vender todos os bens pessoais para acumular dinheiro para a viagem não é a melhor opção.

Histórico de viagens

Se você tem um histórico de viagens internacionais que comprova que esteve em outros países, mas retornou para o Brasil, suas chances aumentam muito. A falta desse histórico pode implicar na negação do visto.

Portanto, quando for viajar, mesmo que seja para países da América do Sul, em que é necessário apenas apresentar o RG, carimbe seu passaporte.

Problemas sérios de saúde

Se a sua intenção é aplicar para um visto de mais de seis meses, você terá de fazer exames médicos, incluindo exames de sangue, de urina e toxicológico. Também será necessária uma entrevista com um médico reconhecido pela Citizenship and Immigration Canada (CIC).

O visto pode ser negado quando o requerente tem uma doença com tratamento de alto custo como diabetes, hepatite A ou HIV.

Falta de recursos financeiros

Um dos requisitos do governo canadense é a comprovação de que há como você se manter no país durante a estadia. Para isso, você deverá enviar documentos como o Imposto de Renda, extratos bancários e outros dados. É importante ressaltar que o histórico deve mostrar que o saldo da sua conta é positivo no início e final do mês.

Existem vários outros motivos para a recusa. Além disso, o oficial tem o poder de decisão subjetiva, o que significa que ele pode recusá-lo mesmo sem motivo aparente. Até mesmo a crise econômica do Brasil tem sido motivos de recusa.

Se você teve o visto negado, o primeiro passo é solicitar o ATIP (Access to Information and Privacy Online Request). O documento pode ser solicitado por empresas canadenses, como a Canada Intercambio, e mostra os motivos que o oficial levou em consideração para negar o pedido.

Com essas informações em mãos, você poderá preparar uma estratégia para rebater os pontos mencionados e solicitar o recurso para reverter a situação. Nenhuma empresa ou profissional pode assegurar que o visto será aceito. No entanto, contar com apoio de profissionais reduz muito as chances de ter um visto negado para o Canadá.

A Canada Intercambio auxilia na solicitação do visto, seja a primeira tentativa ou não. Entre em contato para que possamos auxiliá-lo nesta etapa!