Vamos conhecer a economia canandense?

Vamos conhecer a economia canandense?

O Canadá é um país atrativo para estrangeiros por diversos motivos: possui excelentes instituições de ensino, é tolerante com as diferenças étnicas e oferece aos seus habitantes serviços públicos eficientes, principalmentes nas áreas de segurança, transporte e de saúde.

Não bastasse todas essas atribuições, o Canadá está na lista dos 10 países menos corruptos do mundo, tanto no campo político quanto no social, o que cria um cenário favorável para a aposta em novos negócios que geram emprego e elevam a economia canandense a números cada vez mais expressivos.

Neste artigo, conheceremos algumas das características da economia canadense para entendermos como o país se tornou uma grande potência mundial graças aos investimentos constantes em qualificação profissional, tecnologia e ampliação de mercado para os imigrantes.

Você também vai gostar:
Tudo sobre Finanças no Canadá

 

A economia do Canadá

economia no canada

O Canadá sempre foi uma terra riquíssima na produção de diversas atividades que atraíram os primeiros imigrantes ao país em função da extração de recursos naturais e do comércio com as tribos indígenas.

A pesca, a caça e a troca de peles de animais entre nativos e colonizadores marcou o início de uma cadeia econômica evolutiva, que posteriormente seria fortalecida pela agricultura, mineração e pecuriária durante o século XIX.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a economia canandense foi impactada pelo processo de industrialização, no qual a demanda era maior do que a capacidade de mão de obra disponível no país.

Na década de 60, o Canadá recebeu milhares de imigrantes e fortaleceu sua força de trabalho, ampliando de forma contundente o crescimento da nação não somente nos setores econômicos, mas também na formação de comunidades sustentáveis e participativas quanto às decisões comerciais e tratados com outras nações.

 

Tratados

É importante destacar o quanto a diplomacia canandense também contribuiu para o crescimento econômico do país nas últimas décadas.

A assinatura de tratados com países influentes do continente americano aproximou o Canadá das relações internancionais mais importantes de sua história, como em 1965 com o “Canada-United States Automotive Agreement” (Tratado Automobilístico), no qual o Canadá e os EUA uniram forças para aumentarem a produção de automóveis em seus territórios diminuindo as taxas dos processos internos e externos (importação e exportação de peças).

Em outubro 1989 os países assinaram outro acordo (FTA), desta vez para a eliminação de restrições comerciais na América do Norte. Cinco anos depois, em 1994, Canadá, EUA e México fundaram o NAFTA, bloco econômico que teve como principal objetivo a criação de um cenário de livre comércio para a produção e distribuição de produtos entre os três países.

 

Setores da economia canadense

A agricultura, pecuária, pesca e silvicultura são atividades do setor primário da economia do Canadá. Juntas, representam 3% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

No setor secundário, a manufatura (fábricas de automóveis e de peças para aviões, por exemplo), a mineração e a construção civil correspondem a 27% da riqueza produzida anualmente no Canadá.

Os 70% restante do PIB canadense provêm do comércio, turismo, transporte, energia e da prestação de serviços (financeiros, imobiliários e comunitários),bem como das ações de utilidades públicas e de responsabilidade do Governo.

 

Economia atual do Canadá

Em 2016, o Canadá apareceu em 20º lugar na lista dos países mais ricos do mundo, de acordo com levantamento da revista Global Financial Magazine, que analisou o PIB per capita (Produto Interno Bruto por pessoa) canadense de 2015, que apresentou uma economia de US$ 45,981.99.

Atualmente, a taxa de desemprego no Canadá é de 6,6%, umas das mais baixas entre as nações desenvolvidas, o que demonstra um cenário otimista para quem deseja investir no país diante da crise econômica e política enfrentada pelo Brasil nos últimos anos.

 

E então? Ainda está em dúvidas quanto aos benefícios de estudar e trabalhar no Canadá?

Conte conosco para se preparar e aproveitar as melhores oportunidades neste país fascinante e inspirador. A Canada Intercambio tem o programa certo para você aproveitar ao máximo sua viagem para cá, oferecendo cursos de idiomas, certificação e cursos universitários nos principais centros urbanos do país e todo o suporte de quem tem a melhor reputação e estrutura no Canadá.

Clique aqui para saber mais e venha desbravar o Canadá com a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *