Transportes públicos em Quebec e Montreal

Transportes públicos em Quebec e Montreal

Caia neve ou faça sol. Os transportes públicos no Canadá são pontuais, estruturados e interligados. Se você vai morar no Canadá precisa saber como utilizar da melhor forma os transportes por aqui. Acompanhe neste post como funcionam os transportes públicos no Canadá e confira os links das rotas, horários e conexões em cada cidade.

Clique aqui, caso queira saber sobre como comprar um carro no Canadá.
Para conhecer os transportes públicos de Vancouver acesse aqui.

Transporte público em Quebec

O sistema de transporte coletivo dentro de Quebec se dá através de ônibus.

Mas você se engana se pensar que pelo fato de não possuir metro na região metropolitana terá problemas com a locomoção.

O transporte coletivo da cidade de Québec é bastante desenvolvido. A Réseau de transport de la Capitale (Rede de Transportes da Cidade de Quebec) oferece vários percursos, cobrindo a grande maioria do território urbano. As paradas de ônibus são próximas umas das outras, os ônibus são bastante confortáveis e sempre passam no horário preciso.

Em Quebec existem 04 tipos diferentes de ônibus:

  • Métrobus. São ônibus maiores que misturam o ônibus com o metrô. Ônibus grandes e confortáveis com linhas circulares até o centro e passam com reguralidade de 15 minutos de intervalo. Passa pelas principais avenidas de Québec.
  • Esses ônibus são os regulares, que tem seu trajeto definido. Tem regularidade de 15 minutos nos horários de pico e 30 minutos no resto do dia. São ônibus menores, mas, igualmente confortáveis.
  • São linhas expressas que passam nas avenidas mais movimentadas e somente em horários de pico.
  • Écolobus. São ônibus elétricos que circulam somente no centro.

Você pode pagar a sua passagem diretamente no ônibus, mas se lembre de levar o dinheiro certo pois o valor é depositado em uma caixa. Nos terminais e em vários pontos na cidade é possível também comprar bilhetes avulsos e mensais.

Uma ótima opção para se locomover nos dias mais quentes é a bicicleta. As muitas ciclovias da cidade são seguras e bem feitas. São convenientes tanto aos adeptos do ciclismo para lazer, como às pessoas que utilizam a bicicleta como meio transporte.

Rotas, horários e conexões

Veja um mapa completo das rotas de onibus da cidade aqui e encontre sua linha.

Para saber os horários dos ônibus indique a rota e acesse aqui saber os horários.

DICA: Utilize este aplicativo (parecido com o Google Maps) para criar a sua rota e conexões. Veja o vídeo de como o aplicativo funciona (aqui).

 

Transporte público em Montreal

Montreal possui um eficiente sistema de transporte coletivo, onde linhas de ônibus e trens funcionam de maneira integrada.

Metrô-ônibus

Você pode comprar passe mensal, que lhe dá acesso ilimitado ao metrô e aos ônibus. O passe é vendido nas bilheterias do metrô e em diversos estabelecimentos, como farmácias, a partir do dia 20 de cada mês, e entra em vigor no dia primeiro do mês seguinte. Você também pode comprar bilhete unitário, ou cartela com seis tickets, que lhe dá direito ao uso do ticket-transferência, válido durante uma hora e meia em direção única.

No caso dos ônibus você pode também comprar a sua passagem na hora, mas aqui também vale a dica: leve o valor exato, não há devolução de troco.

Você pode solicitar mapas gratuitos da rede de metrô e ônibus nos guichês do metrô. Ou veja abaixo os links de acesso para qualquer linha de ônibus.

ATENÇÃO: A cada nova estação do ano, os horários de circulação são alterados. Folhetos gratuitos estão disponíveis nos veículos coletivos informando os novos horários.

Ônibus

Os ônibus de Montreal se dividem em quatro linhas:

  • Linhas locais: são os ônibus que passam, no máximo, a cada 10 minutos.
  • Linhas noturnas: são as linhas que funcionam durante a madrugada.
  • Linhas expressas: são os ônibus mais rápidos, pois param em menos pontos.
  • Linhas shuttle: são as linhas que param em pontos específicos..

Metrô

O metrô de Montreal é composto por quatro linhas: laranja, amarela, verde e azul. A verde e a laranja geralmente são as mais utilizadas por quem chega na cidade. Como já dissemos, o sistema de metrô é interligado aos ônibus, facilitando o acesso a áreas da cidade que não são alimentadas pelo metrô ou para se locomover quando ele já está fechado.

O metrô da cidade não funciona 24 horas por dia. De segunda a sexta, ele funciona de 5h30 às 0h35. Aos sábados, de 5h30 às 1h. Aos domingos, de 5h30 às 0h30. Fora desses horários, há linhas noturnas de ônibus para suprir a demanda por transportes públicos em Montreal.

Trem

Para os moradores de áreas mais afastadas do centro da cidade, uma ótima opção são os trens. Nesse caso você também pode adquirir um cartão mensal, integrado ao resto da rede de transporte urbano, ou pagar a passagem a cada viagem.

Rotas, horários e conexões

Neste site você consegue informações, horários e conexões de uma forma muito fácil e intuitiva. Este é uma das melhores ferramentas de informacões dos transportes públicos do Canadá. “transport schedule”  Veja um mapa completo das rotas de onibus da cidade aqui e encontre sua linha.

 

Se preferir, acesse aqui para, baixar o arquivo de horários ou enviar um SMS para saber quando o próximo ônibus chegará.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *