Transporte em Vancouver

O sistema de transporte de Vancouver é típico de primeiro mundo. Ele é composto por ônibus (elétricos e a diesel), o metrô (que aqui é chamado de SkyTrain pois é externo), e a balsa (chamada de Sea Bus), que faz o transporte entre Vancouver e North Vancouver.

A empresa responsável pelo sistema público é chamada de Translink e ela oferece um serviço integrado, seguro, rápido e limpo. A cobertura é feita em toda a região de Metro Vancouver, que também abriga cidades como Burnaby, New Westminster, Richmond e Surrey. Isso porque o centro de Vancouver, chamado por aqui de downtown Vancouver, é relativamente pequeno em extensão (principalmente se comparado com Toronto) e bem caro para morar.

Essa região metropolitana é dividida em três zonas: a zona 1, que inclui somente a cidade de Vancouver; a zona 2 que inclui Burnaby, New Westminster, Richmond e North Vancouver; e a zona 3, composta pelas cidades de Coquitlam, Port Coquitlam, Port Moody, Surrey, White Rock, Langley, Maple Ridge e Pitt Meadows. Vamos aos detalhes:

Por enquanto as linhas de metrô incluem somente a zona 1 e 2 e algumas cidades da zona 3, mas uma nova linha que está sendo inaugurada em 2017 vai ampliar ainda mais a área do SkyTrain para as cidades de Coquitlam e Port Moody.

 

Ônibus

As linhas de ônibus em Vancouver são o sistema de transporte com maior cobertura. São os ônibus que passam por todos os bairros e levam as pessoas até a estação de metrô quando necessário. Você também pode ir de uma cidade a outra utilizando somente ônibus, mas a maioria das pessoas prefere utilizar o SkyTrain, pois ele é mais rápido já que não há trânsito. Os ônibus são extremamente pontuais, a ponto de você perder a viagem se chegar 1 minuto atrasado. O veículo para exatamente na área designada, por isso não espere sair correndo atrás pois o motorista não vai parar para você. Independente de haver ou não uma tabela de horários em cada ponto, há com certeza um código de 5 dígitos. Para saber que horas o seu ônibus vai passar, basta enviar um SMS para a Translink com esse código e você receberá o próximo horário em segundos. Você também pode acessar o site da empresa, ou mesmo utilizar o aplicativo. É tudo muito moderno e prático.

 

SkyTrain

SkyTrain é o sistema ferroviário metropolitana da Grande Vancouver. O nome, SkyTrain, foi criado durante a Expo 86, já que a primeira linha (Expo) corre no trilho elevado ao redor do centro de Vancouver, proporcionando vistas panorâmicas da área metropolitana. O SkyTrain passa pela maior ponte a cabo do mundo, conhecida como SkyBridge, que atravessa o rio Fraser.

Este sistema possui 47 estações em três linhas: Expo, Millennium e Canadá Lines + a linha Evergreen, uma extensão da Millennium que está em fase final de construção.

 

Sea Bus

A balsa de Vancouver liga o centro de Vancouver a North Vancouver, uma viagem de 15 minutos, saindo de Waterfront, Vancouver até Lonsdale Quay, em North Vancouver. Uma vista belíssima da baía, ótima estrutura e pontualidade britânica.

 

Bilhetes e passes

O valor da tarifa é o mesmo para todos os meios de transporte. Aqui existe um sistema integrado onde utiliza-se o mesmo passe (Cartão Compass) para diversos tipos de transporte. Você pode usar quantas vezes quiser em até 90 minutos, mas para não ser cobrado novamente, o seu trajeto total não pode passar de 120 minutos. Você sempre passa o cartão na entrada e saída de cada veículo.

Algumas variações de preços se aplicam à crianças entre 5 e 13 anos, estudantes entre 14 e 19 anos que tenham um passe especial, idosos acima de 65 anos e deficientes físicos com passe especial. São as chamadas Concession Fares:

Zona 1: $1,75
Zona 2: $2,75
Zona 3: $3,75

Crianças com 4 anos ou menos, acompanhadas de adultos, andam de graça.

O valor regular por adulto é:

Zona 1: $2,75
Zona 2: $4
Zona 3: $5,50

Veja um mapa das Zonas aqui.

Com a implantação do sistema de cartões novos você precisa utilizar o cartão Compass para usar multiplos meios de transporte. Você até pode pagar o ônibus com moedas (não te dão troco) mas o cartão que você recebe não te permite utlizar metrô ou balsa. Por isso a melhor opção é comprar o seu cartão e recarregá-lo conforme necessidade. Você ganha um desconto de 21 a 24% comprando o cartão.

 

Sábados, domingos e feriados você transita pagando apenas a tarifa da Zona 1.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *