Trabalho voluntário no Canadá: como funciona e quais as vantagens?

O trabalho voluntário no Canadá é muito bem-visto pela sociedade em geral. Pesquisas indicam que o Canadá é um dos países mais generosos do mundo, sendo que geralmente os empregadores valorizam os profissionais que já prestaram algum tipo de serviço nessa modalidade.

Como o próprio nome diz, o trabalho voluntário não é remunerado e, comumente, é realizado em prol de alguma causa humanitária, como em asilos e orfanatos.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, confira o nosso post e veja as nossas dicas.

Como funciona o trabalho voluntário no Canadá?

Assim como no Brasil, aqui no Canadá o trabalho voluntário não é remunerado e pode ser exercido nas mais diversas áreas, de acordo com os seus talentos e interesses. Sendo assim, é possível se voluntariar em asilos, orfanatos, fazendas, na construção de casas, entre outras atividades.

Para trabalhar voluntariamente no Canadá não é preciso ter o work permit, que é o visto que concede a permissão para trabalho, porém, fique ligado: se você receber algum tipo de contraprestação monetária, não estará mais inserido nas regras do trabalho voluntário e, portanto, deverá ter a permissão correta para evitar problemas com a lei canadense.

Quais são as vantagens de fazer trabalho voluntário no Canadá?

Além de ajudar o próximo e fazer uma boa ação, o trabalho voluntário no Canadá garante uma série de vantagens, tanto na vida pessoal quanto na profissional, uma vez que você tem acesso à população local, pode desenvolver melhor a sua segunda língua, fazer novos amigos e ampliar o seu networking, em um país diferente do seu.

Aqui no Canadá é muito difícil conseguir emprego sem ter experiência canadense, sendo que a maneira mais comum de ingressar no mercado de trabalho é com alguma recomendação. Logo, o trabalho voluntário é uma forma de, aos poucos, conquistar a confiança dos profissionais desse país e garantir a sua carta de recomendação para quando ela for solicitada durante um processo seletivo.

Também já foi comprovado que fazer trabalho voluntário faz bem para saúde. A sensação de satisfação em fazer o bem traz resultados positivos para o voluntário, diminui o estresse e o risco de depressão, apenas por estar ali doando o seu tempo e a sua paixão para outras pessoas.

Também não podemos esquecer que ter feito trabalho voluntário costuma contar pontos positivos para os empregadores, uma vez que isso indica capacidade de trabalho em grupo, habilidade para lidar com recursos escassos, bem como adversidades e situações delicadas.

Como conseguir um trabalho voluntário no Canadá?

O trabalho voluntário faz tão parte da cultura canadense que não será difícil encontrar organizações para ajudar. No entanto, se você não sabe por onde começar, pode acessar os principais sites do país que reúnem ofertas de trabalho para os cidadãos e estrangeiros que têm interesse em colaborar.

Além de portais como o VolunteerGo Volunteer e o Charity Village, cidades maiores como Vancouver e Toronto criaram sua própria lista e disponibilizam as informações para toda a população. Se você estiver buscando por alguma indicação, pode conversar na sua própria escola. Com certeza os professores, bem como a direção terão dicas valiosas para repassar.

Logo, se você está indo fazer o seu intercâmbio, não deixe de avaliar a possibilidade de realizar trabalho voluntário no Canadá em seu tempo livre. Como falamos aqui, só há bons motivos para você doar um pouco do seu tempo e disposição.

Você já fez algum trabalho voluntário? Conta nos comentários como foi a sua experiência!