Será que subemprego no Canadá realmente existe?

Você já ouviu dizer que quem imigra precisa se conformar em trabalhar em um subemprego no Canadá? De fato, se você tem um cargo de gerência, na diretoria ou chefia aí, não espere conseguir um emprego equivalente no Canadá logo de cara.

Ainda que você tenha boas referências, é importante lembrar que você é um “estranho” em um novo país. Geralmente, não há networking e as experiências profissionais podem não ajudar muito, já que, provavelmente, são em empresas desconhecidas em nível mundial.

Ainda assim, nem pense em acreditar na ideia de subempregos, pois esse conceito não é verdadeiro. Continue a leitura e entenda o porquê!

Experiências no mercado de trabalho no exterior são excelentes oportunidades

Recomeçar é uma palavra que os imigrantes precisam compreender. Você dará um passo de cada vez para chegar onde deseja. Ainda assim, durante o caminho será possível desfrutar das vantagens de ter um emprego no exterior.

Para começar, será bem mais fácil se tornar fluente no inglês. Fará amigos de muitas culturas, já que o Canadá é um país multicultural, terá um peso bem maior no currículo, caso volte ao Brasil, e ganhará uma remuneração justa.

Entry level jobs são respeitados como quaisquer outros cargos

Aqui no Canadá não existe o conceito de subemprego, que normalmente é associado a um trabalho não qualificado, com remuneração baixa ou até mesmo informal.

Atendentes de fast foods, lavadores de pratos, garçons e outras profissões que não exigem muitos requisitos, sempre precisam ser legalizados e não são alvo de preconceito como ocorre no Brasil.

Esses empregos são chamados de “entry level”, pois servem para aquelas pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho canadense — que é o caso do imigrante.

Mas aqui não é incomum um trabalhador de construção civil ter um carro ou uma pessoa que trabalha fazendo faxina comer no mesmo restaurante que um médico.

A cultura é diferente e o salário mínimo daqui é justo, de forma que todos os trabalhadores conseguem viver com dignidade. O pagamento é contado por hora e varia de acordo com a província, veja alguns exemplos de salário mínimo no Canadá, ou minimum wage:

• Ontário: CAD$ 15 por hora (a partir de Janeiro 2019);
• British Columbia: CAD$ 12.65 por hora*;
• Quebec: CAD$ 12.00 por hora*;
• Alberta: CAD$ 15.00 por hora*;
• New Brunswick: CAD$ 11.25 por hora*;
• Nova Scotia: CAD$ 11 por hora*.

* Dados Outubro/2018

Vários tipos de vagas para quem deseja entrar no mercado de trabalho canadense

Há muitas oportunidades diferentes de empregos entry level. O site “Workopolis”, especialista no mercado canadense, fez um post com as oportunidades de maior demanda e informou também a média salarial. Veja:

• sales representative: $45,677 – $87,976;
• pharmacy assistant: $23.483 – $41.212;
• executive assistant: $37.020 – $69.082;
• administrative assistant: $27.428 – $50.579;
• customer service representative: $23.592 – $44.797.

Essas são as 5 primeiras com maior demanda. A maioria delas tem como requisito a organização, capacidade de trabalhar em equipe, atenção a detalhes, habilidades de gerenciamento de tempo, solução de problemas, entre outros.

Há também as oportunidades entry level que pagam melhor, mas que também exigem um pouco mais de conhecimentos específicos:

• registered nurse: $45,677 – $87,976;
• business analyst (IT): $47,654 – $97,138;
• financial advisor – $34,729 – $70,285;
• physioterapist – $46,584 – $92,257;
• marketing coordinator – $32,755 – $55,460.

Para se destacar no mercado, o ideal é estudar muito inglês e, se possível, francês.

Também é essencial ter o modelo de currículo certo (existem algumas diferenças quando comparado ao currículo lá do Brasil), procurar as oportunidades nos lugares certos — em sites como o WorkopolisCraiglistIndeed e o próprio LinkedIn  — e se preparar para a entrevista.

Não se esqueça de que, mesmo empregos entry level, exigem um Work Permit para trabalhar.

Entendeu por que o conceito de subemprego no Canadá não existe e já tem uma noção de como funciona o mercado de trabalho canadense? Então, entre em contato conosco e dê o primeiro passo para realizar o seu sonho de imigrar para o Canadá!