Quer estudar mais tempo no Canadá? Saiba o passo a passo para renovar o visto canadense

Está chegando o final dos estudos no Canadá, mas você quer estudar mais. O que fazer? Para continuar no país, você deve pedir para renovar o visto canadense.

Para fazer essa renovação do visto de estudante, você deve seguir alguns processos. Continue lendo esse texto e saiba como solicitar!

O que é necessário para a renovação do visto?

Pedir a renovação ou a extensão do visto é igual a fazer sua solicitação. Você pode realizar o procedimento pela internet, o que facilita o seu processo, ou enviar pelo correio.

Para realizar o pedido via internet, você deve entrar no site do Citizenship and Immigration Canada, a imigração do país, e baixar todos os formulários necessários. Depois, você deve enviar os documentos e formulários solicitados.

Quais são os documentos necessários?

Quando você for solicitar a renovação do visto, deverá mostrar para o governo os motivos pelos quais deseja continuar no Canadá. Em conjunto, você deve enviar a documentação necessária.

Confira a lista de documentos que fizemos para você:

• uma carta explicando os motivos pelos quais você quer renovar o seu visto;

• documento de identidade (cópia das páginas do passaporte com a data de expedição e vencimento, nome, data de nascimento, carimbo com a data especificando até quando você pode ficar no país);

• comprovante que você pode se sustentar no Canadá (apresentar o extrato bancário, número da conta e cartão de crédito). Caso você seja dependente financeiramente de alguém, você deve apresentar uma carta do responsável — informando que você é dependente — junto com os comprovantes da condição financeira;

• cópia da passagem de retorno ao Brasil ou uma carta que especifique os detalhes de como e quando você pretende voltar.

Você também deve pagar uma taxa de renovação de visto, e enviar o comprovante de pagamento junto com a documentação.

Existe prazo para fazer essa solicitação?

Você deve ficar atento à data em que o seu visto vai vencer, pois a solicitação de renovação deve ser feita antes do término do prazo. Afinal, o governo não pode renovar algo que não existe.

Caso o seu visto termine e você já tenha enviado a documentação, você pode ficar no país legalmente até receber a resposta.

Se o seu visto venceu, você pode pedir a restauração de visto, que deve ser feita até 90 dias após o vencimento. Nesse caso, o valor da taxa é diferente e você deve escrever na carta que reconhece o seu erro, mas que deseja continuar no país.

Quem pode solicitar essa extensão?

A renovação do visto varia de acordo com o tipo de permissão. Quem está na condição de estudante ou trabalhador pode solicitar a renovação. Para isso, o candidato deve comprovar que está em um novo tipo de programa.

Nessa situação, se você for estudante, deve comprovar que vai continuar estudando para pedir que o visto seja renovado. Já se você está trabalhando no Canadá, deve apresentar a documentação que comprove sua permanência no emprego por mais tempo.

Esse é o passo a passo para quem quer renovar o visto canadense. Se você tem alguma dúvida, pode procurar a ajuda de uma agência especializada para lhe ajudar. Quer saber mais? Entre em contato conosco e confira mais informações!