Quais são as tradições e os costumes que marcam o Natal no Canadá?

O Natal é uma festa conhecida e comemorada no mundo todo, porém cada país e região tem suas formas de celebrar essa época tão especial. No Canadá, a população entra totalmente no clima do Natal e aproveita bem para festejar a época!

Os canadenses têm diversas tradições natalinas que encantam os turistas e intercambistas. Se você nunca passou essa data por aqui, adiantamos que o Natal no Canadá é uma experiência mágica. A seguir, vamos mostrar 6 tradições e costumes que marcam a época no país. Confira!

1. Árvore de Natal real

Aqui no Canadá é muito comum colocar um pinheiro de verdade dentro de casa e enfeitá-lo para o Natal. É possível comprar a árvore em lojas e até mesmo ir a uma fazenda e cortar a sua preferida (vários canadenses preferem essa opção). O cheiro que ela deixa na casa é bem gostoso e característico.

2. Festas para entrar no clima natalino

Os canadenses costumam se reunir para fazer os seus próprios enfeites e os tradicionais biscoitos de Natal (gingerbreads). Esse pode ser em vários formatos, sendo o de casa um dos mais famosos. É tão comum cozinhar e montar esses biscoitos que kits de gingerbread houses são facilmente encontrados em supermercados.

3. Comidas da ceia

De acordo com a região do país, algumas comidas da ceia podem variar, mas geralmente ela é composta pelo peru, purê de batata, molho de cranberries e torta de abóbora. A bebida característica da noite é a eggnog, que se parece com uma gemada. Ela é feita com açúcar, leite, ovos e baunilha, sendo que alguns adultos ainda adicionam rum ou conhaque à bebida.

4. Cartas para o Papai Noel

Essa é uma tradição encantadora do Canadá! Qualquer um pode escrever uma carta para o Papai Noel, basta colocar o recado no nome de Santa Claus e o endereço como: North Pole, HOH HOH (CEP), Canadá.  Os voluntários dos Correios respondem todas as cartas enviadas pelos canadenses e ainda incentivam as crianças a realmente conversarem com o velhinho na mensagem.

5. Presentes simples e cartões

Esqueça os presentes grandiosos que são dados para comemorar a data no Brasil. No Canadá, o mais comum é dar algo simples, como uma “lembrancinha”, e um cartão de Natal. Esse último item é fundamental para que o presente fique completo, porque a tradição de escrever cartões nessa data ainda é bastante viva no país.

6. Eventos especiais de Natal no Canadá

Em várias regiões do Canadá são realizados eventos especialmente para celebrar o Natal. O mais tradicional é o Santa Claus Parade, que acontece em algumas das principais cidades do país, como Vancouver e Montreal.

Sua primeira edição ocorreu em 1913, em Toronto. Trata-se de um desfile natalino, em que estudantes e comerciantes se fantasiam de personagens característicos dessa festa. Tem muita dança, carros alegóricos e até brindes para as crianças.

Outro tipo de evento realizado na data são os mercados natalinos que vendem comidas, bebidas e itens característicos do Natal! Em Toronto fica um dos mais famosos: o Toronto Christmas Market, no Distillery District. Cheia de bares e lojas, a região é bonita em qualquer época do ano, mas com a decoração e as luzinhas de Natal do Christmas Market, ela fica ainda mais linda!

Nesses mercados, além de fazer compras, geralmente é possível assistir a shows, teatros, ver a casa do Papai Noel, uma árvore de Natal enorme e levar as crianças em brinquedos, como a roda gigante e o carrossel. Os mercados de Natal são uma tradição da Europa, que começou na Alemanha, e se espalhou pelo globo, chegando até o Canadá.

Além disso, como é inverno no Canadá, frequentemente há neve em diversas cidades. Quem nunca viu um filme de Natal que se passa no hemisfério norte e quis ter um Natal branquinho, cheio de neve? E, de fato, ela traz uma magia especial para esses dias! Dá para fazer bonecos, anjinhos ou apenas passear pelas ruas e curtir a experiência de ter um Natal com neve.

O Natal no Canadá é encantador e uma vivência incrível para quem gosta de aproveitar e comemorar essa data. Se quiser saber mais curiosidades sobre o país, curta a página da Canada Intercambio no Facebook!