Pós-graduação no Canadá: confira o passo a passo

Fazer uma pós-graduação no Canadá pode abrir portas para diversos outros caminhos em direção ao sucesso, como uma bela promoção no Brasil ou até mesmo a autorização para imigrar para o Canadá, além de proporcionar obter uma visão mais global da realidade e a imersão em uma nova cultura.

Se você tem interesse em elevar seu nível educacional por meio da pós-graduação, estudando em excelentes instituições de ensino no Canadá, este passo a passo foi feito para você! Confira as orientações.

Dê o primeiro passo

O planejamento é uma etapa indispensável sim. Calcule pelo menos seis a oito meses de programação, para quem já tem inglês avançado e já concluiu a graduação. Levando em consideração que os cursos normalmente se iniciam em setembro, você deve começar os preparos no máximo em janeiro. Claro que, quanto antes, mais chances de você coseguir ingressar na instituição escolhida.

Já para quem ainda não tem um bom nível de inglês, é importante dispor de mais tempo, já que este é um dos pré-requisitos para se matricular no curso de pós-graduação.

Pesquise os cursos e as instituições

A pesquisa de cursos e instituições é uma das partes mais importantes do processo, pois você precisa verificar quais são as universidades e programas disponíveis para, em seguida, escolher o programa que mais se encaixa em seu perfil acadêmico e objetivos profissionais.

A pós-graduação pode ser feita em Colleges ou em Institutos e Universidades. Os Colleges são conhecidos também como Colleges of Technology e os institutos são Institutes of Technology. Ambos oferecem programas mais práticos, que emitem diplomas e certificados em áreas mais específicas, como Design, Finanças, Contabilidade, Administração, Marketing, entre outros.

Já as Universidades oferecem cursos de maior duração, como bacharelados, mestrados e doutorados. Após encontrar uma ou mais opções de seu interesse, verifique os requisitos para ingresso, já que aqui no Canadá você faz uma prova específica para o curso escolhido.

Providencie a documentação necessária

Após escolher uma instituição e o curso para a sua pós-graduação no Canadá, comece a preparar toda a documentação. Será necessário apresentar diploma em nível de graduação, além do histórico — que deve conter boa média de notas.

Em algumas instituições também pode ser requisitado o GRE (Exame de Registro de Graduação) ou o GMAT (Teste de Admissão de Administração da Graduação). Você também pode precisar de cartas de referência, comprovação da experiência profissional e relatórios.

Faça a prova de proficiência

Como já foi dito anteriormente, a prova de proficiência é indispensável, pois é ela que comprova o nível avançado de inglês. Afinal, você terá de acompanhar as aulas em inglês e precisará compreender os conteúdos e se comunicar muito bem. Exames como TOEFL e IELTS podem ser usados para efeitos de comprovação.

Vale ressaltar que quem ainda não tem o nível de inglês avançado pode realizar cursos preparatórios para IELTS e TOEFL no Canadá. Alguns deles, aliás, têm foco nos programas de pós-graduação.

Analise os valores

Não há como negar que uma pós-graduação no Canadá requer um investimento considerável, mas que será convertido em aprendizado, vivências e oportunidades. Em média, os cursos de pós-graduação custam CAD$16.000 por ano, variando de acordo com a instituição e o curso escolhido.

Há ainda o valor do material didático, que custa aproximadamente CAD$100 por matéria. A residência estudantil tem o valor médio de CAD$800, incluindo alimentação e acomodação por 4 semanas. Inclua ainda a taxa de transporte, que é fixa e mensal e custa em média CAD$110 por mês.

Escolha uma agência para orientar o processo

Após o envio e análise dos documentos, a escola informa se o aluno foi aceito ou não. Começa então o preparo para entrar com o pedido de visto de estudante, realizar exames e cumprir todas as demais exigências feitas pela imigração canadense.

Você tem a possibilidade de fazer todo o processo de escolha e matrícula sozinho, mas o ideal é contar com uma empresa especializada, que poderá auxiliar desde o momento da escolha do curso até a matrícula e o visto, apoiando o candidato na superação de toda a burocracia envolvida.

A Canada Intercambio realiza todo esse processo com excelência, além de disponibilizar todo o suporte necessário local, após a sua chegada. Nossa matriz fica em Vancouver e temos uma Unidade de Atendimento em Toronto. Por isso, nossos agentes saberão indicar a pós-graduação certa para você.

Quer entender melhor como funciona o processo? Consulte no nosso site todas as informações sobre esse programa!

Está pronto para realizar o sonho de fazer uma pós-graduação no Canadá? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato para iniciar o seu processo!