Plano de celular no Canadá – Como Funciona

Ter um plano de celular no Canadá é interessante, pois você pode se manter conectado e preservar o contato com a família e amigos que estão no Brasil enquanto estiver por aqui. Além disso, também pode utilizar a internet para instalar aplicativos muito úteis para usar o transporte público e saber quais restaurantes conhecer e quais os supermercados mais próximos, entre várias outras tarefas.

Por isso, antes de vir estudar, trabalhar ou mesmo morar no Canadá, é importante conhecer as operadoras e entender como os planos funcionam. Separamos as informações mais importantes sobre o tema. Continue a leitura e confira!

É possível usar o celular adquirido no Brasil?

Em alguns casos sim, mas é importante verificar cada caso individualmente. Em todas as operadoras canadenses, é possível testar e verificar se o aparelho é compatível com a rede daqui. Durante o teste, é feita a leitura do código IMEI para que a operadora consiga detectar se funcionará ou não.

Algumas pessoas preferem optar por contratar planos nas operadoras brasileiras para utilizar no exterior. Isso também é possível, mas é importante verificar os custos e as vantagens.

Quais são as principais operadoras?

Aqui no Canadá existem 3 grandes operadoras, também conhecidas como The Big 3. São elas: Bell, Rogers e Telus. Elas são conhecidas como full servisse por oferecer, além dos planos de celular, planos de TV e Internet Banda Larga. São as mais requisitadas pois cobrem praticamente o Canadá inteiro e fornecem uma velocidade extremamente rápida, mas, em compensação, são as mais caras.

A vantagem é que, diferentemente do Brasil em que existem poucas opções, por aqui você encontra diversas operadoras além dessas maiores. Para começar, você pode escolher entre as subsidiárias dessas grandes operadoras, que proporcionam planos mais acessíveis, mas não têm uma cobertura tão ampla.

A Bell disponibiliza a Virgin Mobile e a Solo Mobile, a Rogers disponibiliza a Chatr e a Fido e a Telus disponibiliza a Koodo. Há ainda as operadoras independentes que ofertam planos mais em conta, mas a cobertura costuma ser bem limitada.

É importante verificar quais são as operadoras presentes na região em que você irá se hospedar. A Videotron, por exemplo, opera na província de Québec e Ottawa, enquanto a Freedon opera em BC e Ontário. A Sasktel funciona na província de Saskatchewan.

A Public Mobile é uma operadora que foca em planos de curta duração (de 1 a 3 meses) e pode ser uma boa opção para quem vai fazer um intercâmbio menos longo. Ela costuma funcionar em províncias como Toronto, Mississauga, Brampton e outras áreas em Montreal.

Como funciona e como contratar um plano de celular no Canadá?

Você pode encontrar chips de celular ou contratar um plano móvel em diversos locais do Canadá, incluindo postos de gasolina, supermercados, lojas de conveniência, shoppings, farmácias, entre outros estabelecimentos.

Para realizar a compra, basta informar os dados básicos, além de apresentar um documento local ou passaporte, cartão de crédito internacional (em alguns casos) e endereço. Embora as lojas façam a ativação, algumas cobram um valor para o serviço, mas é possível realizar na internet, no site da operadora.

Existem três tipos de plano: contrato, pré-pago ou BYOD (Bring Your Own Device). Conheça agora algumas das características de cada uma delas.

Contrato

Nessa modalidade, você fica “preso” a um contrato, que geralmente tem duração de 2 anos, embora ele apresente vantagens, como o celular novo com custo zero ou bem abaixo do valor do mercado.

BYOD (Bring Your Own Device)

Nessa modalidade, você traz o celular que utiliza no Brasil (caso ele funcione com a rede das operadoras daqui) e não tem um contrato. Precisa apenas comprar o chip, cadastrar o cartão de crédito e o plano é cobrado mensalmente.

A hora que sentir necessidade, pode trocar de operadora. No entanto, caso cancele no meio do mês de cobrança, pode haver uma taxa de cancelamento.

Pré-pago

Esse plano poder ser utilizado por intercambistas que ficarão por pouco tempo no Canadá. Há diversos tipos de planos pré-pago que mudam conforme a operadora, mas é possível encontrar alguns de pouca cobertura que são cobrados mensalmente no cartão de crédito e disponibilizam SMS ilimitados, grandes franquias de internet, além de chamadas ilimitadas para todo o Canadá.

Os maiores problemas dos planos mais baratos costumam ser a queda de sinal em locais fechados e a conexão lenta da internet. Mas é preciso pesquisar muito para conhecer todos os prós e contras

Também é importante analisar quais serão as suas necessidades antes de realizar a escolha. Responsa as seguintes perguntas:

• Por quanto tempo ficará no Canadá? Vale a pena pegar um contrato de fidelidade por 2 anos, mesmo que ele possa lhe proporcionar um aparelho novo?

• Você precisará ter uma operadora com cobertura em todo o país?

• Você está levando em consideração que os locais públicos e as instituições de ensino costumam ter Wi-Fi?

Vale ressaltar que, aqui no Canadá, as ligações recebidas também têm um custo. Portanto, se você está com um plano de 300 minutos locais, ao receber ligações, será descontado desses minutos. Por isso, muitas pessoas optam por planos com ligações locais ilimitadas ou chamadas ilimitadas em todo Canadá.

Independentemente da opção que irá escolher, saiba que os planos de telefonia móvel do Canadá costumam superar muito as operadoras brasileiras. Principalmente quando se trata de velocidade da internet, sinal, prestação de serviços e atendimento.

Sendo assim, vale a pena analisar quais são as operadoras disponíveis na região onde você estudará e os planos que elas podem lhe oferecer. Dessa forma, você consegue encontrar a melhor solução para as suas necessidades.

Uma dica bem legal é o Plan Hub, uma ferramenta que faz a comparação dos planos disponíveis no mercado de telefonia e cobre todo o território canadense. Com ela você ainda consegue comparar pacotes de internet de banda larga e Wi-Fi em algumas áreas do país. É uma boa opção para tirar a dúvida e obter o melhor plano de celular no Canadá.

Agora que você já sabe como funcionam os planos de celular no Canadá, aproveite para nos seguir no InstagramFacebookTwitter e LinkedIn para ver o dia a dia da nossa equipe e dos nossos alunos por aqui, tudo em primeira mão!