O que é preciso para fazer um intercâmbio no Canadá?

Querendo estudar no Canadá e querendo saber quais são os documentos e papéis necessários?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, saber inglês não é necessário para conseguir um visto. Afinal de contas, você pode estar indo para fazer um curso de línguas.

Embora não seja um bicho de sete cabeças, ter a papelada em dia vai garantir que você tenha o seu visto aprovado e possa viajar sem maiores problemas.

Por isso, caso esteja interessado em embarcar em um intercâmbio no Canadá, leia nosso post e fique por dentro de 5 pré-requisitos para conseguir o seu visto.

1. Comprovante de renda

Um dos pré-requisitos básicos para conseguir um visto para o Canadá é a capacidade de comprovar que você tem renda para se manter no país durante o tempo requisitado no pedido. Esse valor deve incluir gastos com passagens aéreas de ida e volta, estadia, alimentação, matrículas, despesas com o curso, entre outros.

Esses comprovantes de renda podem ser obtidos no seu próprio banco. Converse com seu gerente e peça que ele prepare um documento oficial que comprove a sua renda. Evite extratos e outros comprovantes tirados da internet, pois esses raramente são aceitos como oficiais e válidos.

Caso suas despesas sejam pagas pelos seus pais, é necessário que eles procurem o gerente do banco deles, anexando um documento assinado, afirmando que são responsáveis por arcar com as suas despesas, detalhadas no pedido de visto.

2. Carta de aceitação

Para fazer um intercâmbio, é necessário para os brasileiros ter a carta de aceitação ou, algum documento que comprove que o requisitante foi aceito ou pagou por algum programa de ensino em uma instituição canadense.

É importante lembrar que tal carta não garante uma obtenção automática do visto. Outros critérios, como a credibilidade da instituição, pesam na tomada final da decisão.

3. Vínculo com país de origem

Esse tipo de exigência do consulado canadense é feita para que tenham algum tipo de garantia que você tem motivos para retornar para o seu país de origem.

Ter família no Brasil, levar uma carta do trabalho ou da sua universidade, alegando estarem cientes da sua ausência e dos motivos dela, contam muito ao seu favor na hora de conseguir o visto.

4. Exames médicos

Os exames médicos são necessários apenas para estudantes que têm a intenção de fazer cursos com uma duração maior do que 6 meses. Porém, esses exames são realizados por médicos credenciados pelo próprio consulado canadense.

5. Passaporte válido

Um pré-requisito básico que muitas pessoas esquecem na hora de requisitar um visto é estar com o passaporte dentro da validade. Verifique o estado do seu e, caso seja necessário, peça um novo. E não deixe para a última hora.

Por fim, é importante que você se lembre de preencher o formulário com cuidado e que tenha cópia de todos os documentos.

E então, pronto para embarcar no seu intercâmbio no Canadá? Entre em contato com a Canada Intercambio e descubra as melhores opções que se adequem aos seus planos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *