O sonho de estudar no Canadá

O sonho de estudar no Canadá

Como vencer os desafios que impedem a viagem dos nossos sonhos?

Talvez o maior desafio não seja o destino, a família ou o fator financeiro, mas a determinação. A cada ano ouvimos centenas de histórias inspiradoras e dessa vez não foi diferente. Se o intercâmbio faz parte dos seus planos, veja neste post algumas dicas para você realizar o seu sonho.

O intercâmbio te leva não só a viver uma aventura mas a adquirir conhecimento e experiências que mudam completamente a sua forma de ver a vida.

Se você sonha em vir para o Canadá, deve imaginar que grande impacto seria vir para cá. O país foi escolhido como o destino número um em 2017 pelo conceituado guia de viagens Lonely Planet. Segundo o Consulado Geral do Canadá em São Paulo, este é, pelo oitavo ano consecutivo, o destino número um dos brasileiros para estudar inglês e o segundo preferido para cursos de francês. Foram recebidos mais de 300 mil estudantes em 2014 e, segundo a BELTA, o Canadá em média 30% mais barato em relação a outros destinos no mundo.

Para onde ir?

Sem dúvida, o Canada é um país preparado para receber estudantes, com grande diversidade cultural, educação ímpar, arqutetura que combina o clássico com o moderno e belezas arrebatadoras.

Vancouver por exemplo é uma cidade com praia, montanhas, cachoeiras, lagos, entretenimento, esportes … com neve no inverno e calor no verão. Você escolhe a experiência que quer ter nesta cidade recheada de (colleges) faculdades, universidades e centros de tecnologia (mais aqui) e divertimento.

Já Toronto, a maior cidade do Canadá, é considerada a capital econômica do país e o centro da vida intelectual e cultural do lado inglês. Um dos principais centros financeiros do mundo, concentra sedes de multinacionais, instituições culturais e a maior comunidade artística do país (mais aqui).

Há também a província do Quebec, de colonização francesa e charme europeu. A elegante cidade de Montreal, por exemplo, é recheada de gastronomia, entretenimento e possui a maior taxa de estudantes da América do Norte (mais aqui).

São muitas opções de estudo nessas 3 cidades. Isso sem contar com outros destinos pelo território canadense como cidades menores, as boarding schools, as cidades afastadas (com maior número de nativos) e outros centros metropolitanos.

O melhor investimento

O fator mais importante na hora de planejar sua viagem é a determinação.

Outro fator fundamental é a escolha do seu pacote. Você pode optar por pacotes de algumas semanas, meses ou anos. É necessário equilibrar seu orçamento com os destinos e datas que te agradem. Você pode escolher um curso de acordo com seu estilo ou de acordo com a região do Canadá (veja mais aqui). Estudos como ensino médio, cursos de curta duração, de férias, idiomas inglês e francês, além de graduação e pós-graduação, são algumas das opções.

O seu currículo profissional valoriza-se muito não só pela língua mas pela forma que enxergamos o futuro. Num país de primeiro mundo como o Canadá você tem contato com as tendências, outras formas de comunicação e pensamento, novas ideias etc. Isso abre muito a cabeça do estudante e do profissional que está em constante aperfeiçoamento.

“90% dos formandos nos Colleges canadenses conseguem uma vaga de trabalho na área após a conclusão do curso.” (BELTA)

Se você procura um curso de MBA, Vancouver, Toronto e Montreal estão no Ranking Global de MBA 2016  dos 100 melhores do mundo.

Algumas dicas para os desafios financeiros:

Como ir do sonho para a lista de tarefas

Aplicativo gratuito para controle de despesas

 

Como lidar com a família

Para os mais jovens, pode ser difícil conseguir o consentimento dos pais. Com certeza, viajar para um país distante, mesmo que de primeiro mundo, para aprender uma nova língua e conhecer novas pessoas, gera inseguranças. Nessa hora o melhor remédio é: buscar informação, entender quais são as preocupacões, buscar o apoio da empresa responsável e tirar todas as dúvidas possíveis.

Do lado dos pais o desafio é dar liberdade. Confiar, mas também preparar os jovens para a jornada. Orientar.

Os jovens por sua vez, estão em busca de uma certa independência, conhecimento e descobertas mas precisam do apoio emocional e o contato com os pais para se sentirem seguros.

Três passos para manter sua família on board com seu intercâmbio:

• Discutir a ideia: Faça muitas perguntas, esclareça dúvidas, peça conselhos, diga o que te preocupa. Converse com quem já passou por isso e converse com seu agente de intercâmbio sobre os detalhes da viagem.

• Preparativos: participem do processo juntos (pais e filhos)! Desde a pesquisa do local, cuidados com a documentação e dinheiro, burocracias ou cuidados médicos. Troquem informações e façam as malas juntos. A transformação do intercâmbio também acontece no coração dos pais.

• Contato durante a viagem: é muito fácil nos conectarmos com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo (em tempo real). Com o avanço da tecnologia, internet e smartphones, a noção de distância diminuiu consideravelmente. Tire proveito dessas tecnologias mas saiba dosar saudade com apego.

Se você quer realizar seu sonho de vir para o Canadá, esse é um ótimo começo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *