HISTÓRIA DO CANADÁ

Um país com uma história muito rica, o Canadá tem algumas similaridades históricas com o Brasil. Os primeiros imigrantes eram europeus em busca do famoso caminho para as Índias. No Canadá os índios são chamados de Nativos (natives) e Primeiros Povos (first nations), uma referência respeitosa aos mesmos. Os Ingleses se estabeleceram na Baía de Hudson e ao longo da costa Atlântica, já os franceses conquistaram a região dos Grandes Lagos, próximo ao St. Laurence River.

 

historiadocanada

1600 - 1759

No fim dos anos 1600 a colonização inglesa e francesa começou, nas primeiras cidades e a independência das metrópoles na França e na Inglaterra. A já conhecida rivalidade entre Ingleses e Franceses foi trazida para as Américas. Em 1759 foi assinado o Tratado de Paris que cedia à Inglaterra o território francês à leste do Mississipi, a única exceção eram as ilhas de St.Pierre e Miquelon que permanecem como território francês até hoje.

1774

Como súditos da Grã-Bretanha os 65 mil moradores de língua francesa do Canadá tinham um objetivo claro: manter sua língua e tradições e sua cultura. O Ato de Quebec, de 1774 reconhece os direitos dos franceses no Canadá, garantindo a eles, liberdade religiosa e linguística. Durante a Guerra de independência dos Estados Unidos, os ingleses que viviam nos Estados Unidos ou Canadá que eram fiéis à Grã-Bretanha eram chamados de Legalistas e todos fugiram para onde é hoje o Canadá.

1791 - 1838

Em 1791, foram criados o High e Low Canada com governos independentes, hoje respectivamente as províncias de Ontário e Quebec. Em 1837 e 1838, os ingleses decidiram unir as duas colônias, formando a Província do Canadá. O governo autônomo da nova Província do Canadá veio em 1848, a única exceção era a política externa ainda sob o comando da Grã-Bretanha. Com o fim da Guerra civil nos Estados Unidos, as colônias Inglesas do Canadá optaram por criar uma união por temerem uma invasão americana. Em 1° de julho de 1867, nasce um novo país o Canadá. O país recém criado copia a fórmula de governo parlamentarista britânico, com um governador geral (representante da Coroa) e um Parlamento composto pela Câmara dos Comuns e pelo Senado. O Parlamento pode legislar sobre assuntos como impostos e defesa nacional. A província mantêm o domínio sobre assuntos de interesse local como propriedade, educação e direitos civis.

1871 – 1905

Com a criação do novo país as pessoas começam a migrar para o Oeste. Vancouver, a maior cidade do Oeste Canadense, na província de British Columbia se une ao novo país em 1871. O novo governo havia prometido uma ferrovia que ligasse British Columbia às grande cidades do Leste, como Toronto e Montreal. Entre1873 e 1905, novas províncias foram criadas e adicionadas ao novo país, como Price Edward Island o território de Yukon, Alberta e Saskatchewan e o que ficou conhecido como os Territórios do Noroeste. Até 1949, quando Newfoundland, que havia preferido continuar como colônia inglesa, tornou-se a 10ª. província do Canadá

1929 – 1931

Antes da 1ª. Guerra mundial o Canadá já havia se transformado em uma potência agrícola e industrial. O Canadá lutou intensamente na Primeira Guerra Mundial ao lado da Inglaterra. Em 1931, o Canadá ganhou sua autonomia constitucional. O período da Grande Depressão em 1929 foi difícil e entrar para as Forças Armadas, era uma boa opção para os jovens. O Canadá saiu da Depressão pela Guerra, transformando o país na 4ª. maior potência mundial. Com crescimento constante sem corrupção, com programas educacionais, sociais e de saúde de altíssima qualidade, o Canadá rapidamente se transformou em um dos melhores países do mundo em termos de qualidade de vida.

Atualmente

Com reputação de excelente qualidade de vida e a influência do Canadá acompanhando seu desenvolvimento o país tem posição de destaque no cenário mundial. Desde meados dos anos 70, o Canadá tem tido problemas de identidade nacional. Muitos descendentes de franceses em Quebec tentaram a independência da Província em 1980. A maioria venceu e o Canadá continuou o mesmo. Colonizado por povos rivais, enriquecido pela cultura de povos imigrantes, com línguas e religiões diferentes, marcado por uma geografia altamente diversificada, o Canadá é a terra do respeito às diferenças.

Nome: Canada (sem acento)

Capital: Ottawa, província de Ontário muito próxima à divisa com Quebec

Tipo de governo: Federação com Monarquia constitucional, democracia parlamentar

Divisões administrativas: 10 províncias e 3 territórios (Capitais em parênteses): Alberta (Edmonton); British Columbia (Victoria); Príncipe Edward Islands (Charlottetown); Manitoba (Winnipeg); New Brunswick (Fredericton); Nova Scotia (Halifax); Ontario (Toronto); Quebec (Quebec City); Saskatchewan (Regina); Newfoundland and Labrador (St. John’s); Northwest Territories (Yellowknife); Yukon (Whitehorse); Nunavut (Iqaluit)

Área total: 9.970.610 km². O Canadá é o 2º. maior país do mundo, perdendo somente para a Rússia em extensão territorial

Relevo: Planícies com montanhas (Rochosas) a oeste

Ponto mais alto: Monte Logan 5.959 m

Clima: temperado no sul, a ártico e sub-ártico, no norte

Portos: Fraser River Port, Halifax, Hamilton, Montreal, Port-Cartier, Quebec City, Saint John (New Brunswick), Sept Isles, Vancouver

Moeda: Dólar Canadense

PIB: US$1,7 trilhão 2012

PIB per capita: $40,300 (2011 est)

Taxa de desemprego: 7,5 % (2011)

População: 33,8 milhões (2010)

Expectativa de vida: 81.4 anos

Religiões: católicos romanos 42,7%. Protestantes 23,2%. Anglicanos 6,7%. Batistas 2,5%. Luteranos 2%. Outras cristãs 4,5%. Muçulmanos 1,8%. Outras 12,8. Nenhuma 15% (censo 2001) Idiomas: Inglês (oficial) 58,9%. Francês (oficial) 21,5%. Outras 19,6%

Etinias: origem britânica 29%. Origem francesa 22%. Outras origens europeias 16%. Ameríndios 2%. Outros 31%

ACOMPANHE NOSSO DIA A DIA NO CANADÁ

Siga a Canada Intercambio no Snapchat