DIFERENÇAS CULTURAIS

O Brasil é um país maravilhoso, e como no Canadá, há coisas maravilhosas e outras não tão boas. A ideia da Canada Intercambio de oferecer informações sobre as diferenças culturais entre o Brasil e o Canadá, não é a de julgar ou comparar culturas, mas informar. Moramos aqui no Canadá há 10 anos e somos a única agência de intercâmbio com atendimento 24/7 e escritórios em Vancouver e Toronto o que nos permite conhecer a fundo a cultura canadense.

Um pouco mais sobre o Canadá

Uma das principais diferenças culturais entre o Brasil e o Canadá, é certamente a forma com que o Canadense trata os povos de outras culturas. Eles respeitam, e muito, os outros. A diversidade do Canadá está baseada nesse respeito. Aqui piadas com minorias, raças, religião ou origem não são bem vistas.

Hospitais que funcionam, uma polícia eficiente e um sistema educacional gratuito e de qualidade. Onde você olhar aqui no Canadá vai perceber a qualidade dos serviços públicos oferecidos nos 3 níveis de governo.

Um dos mais constantes comentários que escutamos dos alunos é quanto à eficiência do transporte público. Os ônibus, metro e barcas passam na hora determinada. Não há necessidade de ficar esperando a toa.

Talvez com exceção de Toronto o resto do Canadá tem um trânsito muito organizado e sem grandes congestionamentos.

Hospitais que funcionam bem, escolas de qualidade e gratuitas, serviços públicos de qualidade, aeroportos amplos, limpos e segurança nas ruas são o resultado de um país sem corrupção.

Já pensou andar nas ruas das cidades grandes ou pequenas, a qualquer hora do dia ou da noite, sem se preocupar com quaisquer tipo de perigo como assaltos ou roubos? Casas sem grades, sem cercas, sem arames farpados. Isso é o Canadá.

Na cultura canadense, o atraso significa desrespeito com a outra parte. Aqui se você marcar um compromisso chegue na hora.

Uma das mais fortes diferenças culturais entre o Brasil e o Canadá fica por conta da restrição que eles fazem ao uso do álcool. Bebidas alcoólicas só podem ser compradas em casas específicas e não em supermercados ou outros estabelecimentos, menores de 25 anos devem apresentar sua identidade como comprovação. Os impostos sobre as bebidas alcoólicas fazem os preços serem bem mais altos que no Brasil e limitam o consumo. Também é proibido o consumo em locais públicos (ruas, parques, praias, etc.)

Com quatro estações distintas, o Canadá oferece invernos frios e verões quentes, com temperaturas acima de 40° Celsius em várias regiões.

O Brasileiro adora pedir ajuda, o Canadense prefere fazer as coisas sem pedir ajuda. Lembre-se disso e entenda que essa é a expectativa aqui, que você se vire sozinho.

O Brasil é um dos países que mais paga impostos no mundo. No Canadá a carga tributária é alta também, mas como dissemos antes aqui você tem qualidade de serviços públicos que são financiados por governos sem corrupção e gente séria. 

Diferente do Brasil, aqui o governo não esconde a carga tributária que por lei tem de vir destacada em qualquer fatura, nota fiscal ou cobrança, assim você como cidadão monitora e sabe quanto o governo está recebendo em cada transação, algo que imprudentemente muitos brasileiros reclamam por aqui, pois acham ruim ver o preço na etiqueta de um produto e ter que adicionar o imposto a esse preço. Pois no Brasil, onde o imposto vem embutido no preço e você não sabe quanto se paga, já chegamos ao absurdo de pagar até 120% de impostos em cima de alguns produtos.

Uma economia forte, onde sobram empregos para gente qualificada dá o tom de outra diferença cultural entre o Brasil e o Canadá. Aqui as pessoas têm o direito de escolher quais as melhores opções de emprego avaliando com cuidado as oportunidades que se apresentam.

Uma das maiores reclamações dos brasileiros é referente a alimentação. O aluno já deve viajar sabendo que a comida será diferente, assim como a cultura e todo o resto é diferente. Como o Canadá possui alto índice de imigração, é natural que a comida reflita esse mix cultural. Nas ruas é comum achar uma variedade de estilos de restaurantes: asiáticos incluem não só as comidas chinesa e japonesa que estamos acostumados no Brasil, mas também restaurantes com comidas típicas da Coreia, Malásia, Vietnã, Filipinas, entre outros… Também há fartura em restaurantes indianos, gregos, árabes, afegões… Os mais próximos da alimentação brasileira são os restaurantes mexicanos e italianos. Existem outras opções de restaurantes com comida europeia, incluindo pubs em estilo irlandês, bistrôs franceses entre outros. Além disso tudo, há ainda a comida da casa de família, que será muito diferente da comida oferecida no Brasil.

ACOMPANHE NOSSO DIA A DIA NO CANADÁ

Siga a Canada Intercambio no Snapchat