Quero mudar para o Canadá, por onde começar?

Todo ano milhares de brasileiros estão se mudando para o Canadá de forma permanente ou em busca de conseguir atingir essa meta. Viver em um novo país pode ser um desafio, já que para fazer qualquer tipo de mudança é preciso pesquisar e se planejar bastante. Se você quer saber, de uma forma simples, o que é necessário para mudar para o Canadá, esse post é pra você!

Qual tipo de visto é preciso?

O tipo de visto mostra exatamente o que vamos fazer num país. Quem tem o visto de turista tem um prazo para ficar dentro de seu território, porém, você não pode trabalhar nem residir por muito tempo.

Para poder morar e trabalhar no Canadá, você precisa de um visto que permita que você fique de forma permanente no país. É possível conseguir um visto de estudante, de trabalho ou até mesmo conseguir imigrar estando ainda no Brasil.

O que você vai precisar? Muito planejamento, fluência (ou quase) em inglês e/ou francês, uma reserva financeira e (altamente recomendado) um consultor de imigração. Você não é obrigado a contratar um consultor de imigração para poder imigrar para o Canadá, porém esse profissional pode te ajudar a realizar o seu sonho de forma mais eficiente, e sem erros, pois ele conhece profundamente as leis, as exigências e possui experiência para te auxiliar durante todo o processo.

Como imigrar pelo Express Entry?

Existem diferentes formas de imigrar para o Canadá. Você pode tentar pelo Express Entry, que é um sistema que separa as pessoas que estão interessadas em mudar para o Canadá nos programas Federal Skilled Worker, o Canadian Experience Class e o Federal Skilled Trades. 

Com o novo sistema federal de imigração do Canadá, o express entry, o país tornou mais claro o perfil das pessoas que podem entrar em seu território.

Cada um desses perfis tem uma quantidade de pontos. Assim, as pessoas ficam em um ranking e a imigração canadense emite convite para quem tiver uma determinada pontuação para iniciar o processo de imigração.

Como imigrar como estudante?

Esse é o caminho mais comum escolhido pelos brasileiros. Porém, é o mais caro deles.

Ser estudante em uma universidade estrangeira tem suas vantagens que acabam compensando, pois você pode “construir” a sua imigração.

Você pode optar pelo carrer college, que equivale a um curso técnico, pelo college, a faculdade ou a university, que corresponde à universidade. Se você ainda não tem o nível mínimo de inglês ou francês requerido pela instituição de ensino, poderá iniciar o seu processo estudando a língua antes de ingressar na faculdade, o que é chamado de Pathway.

Já matriculado, alguns programas oferecem a possibilidade de você trabalhar durante meio período (part-time), seu cônjuge pode receber a permissão para trabalhar em período integral, o Open Work Permit (OWP) e seus filhos podem estudar gratuitamente nas escolas públicas.

Depois de formado, você poderá solicitar um visto de trabalho (chamado de Post-Graduation Work Permit) que pode durar até 3 anos. Basicamente, durante esse período, você aplica no processo de Express Entry e também pode buscar um emprego em uma empresa que poderá fazer o seu sponsor, ou seja, que poderá fazer o seu processo de imigração como sendo funcionário dessa companhia.

Claro que existem muitas variáveis e o importante é você saber que não é qualquer college ou universidade que te darão esses direitos. Por isso, um consultor de college poderá te ajudar a escolher a instituição indicada para você.

Como imigrar pelas províncias?

O governo determina padrões que devem ser seguidos. Porém, as províncias no Canadá têm autonomia para criar o seu próprio processo de imigração, o Provincial Nominee Program (PNP).

Cada província tem suas regras quanto a oferta de trabalho, a profissão que está em demanda na localidade, a proficiência no idioma e necessidade da comprovação financeira.

Para saber quais são elas, você deve procurar um auxílio profissional para entender as regras e conhecer em qual delas você se encaixa mais. Assim, a contratação de uma agência especializada na imigração para o Canadá é essencial, pois cada pessoa apresenta especificidades que podem influenciar na hora de realizar esse processo.

Quer saber mais sobre como mudar para o Canadá?

Como vimos, mudar para o Canadá é um processo que exige muitas adaptações e que leva tempo. Todas as informações necessárias estão disponíveis de forma gratuita no site de Imigração Canadense, em inglês e francês, mas nós também preparamos uma explicação mais detalhada sobre como imigrar para o Canadá. Temos um post com o passo a passo da imigração, outro texto com passo a passo sobre como funciona a graduação no Canadá, e também como conseguir estudar e trabalhar no Canadá.

A Canada Intercambio pode ajudar a realizar o seu sonho de vir morar no Canadá! Preencha agora o formulário abaixo e entraremos em contato para falar sobre estudar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!