Isenção de Visto Canadense para Brasileiros

Canadá suspenderá a exigência de Visto de Turismo para alguns Brasileiros

Com previsão para início em maio de 2017 a eTA (Electronic Travel Authorization) facilitará quem deseja visitar o Canadá ou estudar no país por menos de 6 meses.

A imigração do Canadá (CIC – Citizenship and Immigration Canada) anúnciou em novembro de 2016 que Brasileiros poderão viajar para o Canadá sem a necessidade de Visto. A regra começa a valer a partir de 01 de Maio de 2017, desde que observadas uma das opções abaixo:

1 – Tenha Visto Americano de Turismo válido; ou

2 – Tenha recebido um Visto Canadense (atualmente válido ou não) nos últimos 10 anos.

Caso você atenda aos requisites acima, ao invés de solicitor um Visto de Visitante, que custa em torno de CAD $100.00 (Cem doláres Canadenses), você poderá solicitar apenas a eTA ou Autorização Eletrônica de Viagem.

Veja aqui o link da notícia no Site do Governo Canadense

O início para Maio de 2017 é uma previsão do Governo Canadense, portanto, mudanças podem ocorrer. Fique atento!

É importante ressaltar que o o Governo Canadense havia anunciado que em 2016 que o Brasil faria parte da lista de países isentos do visto. Porém, posteriormente isso foi cancelado.

O que é a eTA ou Autorização Eletrônica de Viagem?

A eTA (Electronic Travel Authorization ) é a sigla em inglês para Autorização Eletrônica de Viagem.

O Canadá já aplica a eTA para alguns países e agora é a vez do Brasil entrar na lista. O custo é de apenas C$7 (Sete dólares Canadenses) e o processo de solicitação da autorização é simples e feito pela internet.

A maioria dos requerentes obtém a aprovação em poucos minutos e a resposta vem por e-mail. Contudo, o processamento de algumas solicitações poderá levar vários dias caso sejam pedidos documentos de apoio ou maiores esclarecimentos.

O mais indicado é obter a eTA antes de reservar um voo para o Canadá, assim você terá certeza de que atenderá os requisitos do Governo Canadense.

A outra vantagem é que a eTA tem validade de até cinco anos ou até o vencimento do passaporte usado no momento da solicitação. E além disso, a autorização permite que você viaje ao Canadá diversas vezes e permaneça por um período de até seis meses (o oficial de fronteira é quem definirá a duração da sua estadia).

Como o processo de solicitação da eTA irá funcionar?

 Leia o guia de preenchimento antes de iniciar o processo, maiores informações estarão disponíveis após a liberação da eTA para o Brasil.

Tenha em mãos o seu passaporte, cartão de crédito e todas as informações que serão necessárias.

Acesse o formulário online para fazer o requerimento. O formulário não pode ser gravado, portanto tenha todas as informações à mão.

Você deverá pagar o valor de C$7 (sete dólares Canadenses) pela sua eTA logo após o preenchimento do formulário, utilizando apenas Cartão de Crédito.

A confirmação sobre o seu requerimento de eTA chegará por e-mail em até 72 horas.

 Em alguns casos o departamento de imigração do Canadá poderá solicitar documentos adicionais e outros esclarecimentos para que o seu requerimento seja aprovado. Se este for o seu caso, você receberá um e-mail com as instruções.

O formulário de requerimento da eTA está disponível somente em inglês e francês. Para ajudar a solicitar a aTA, você pode consultar o PDF abaixo em português com a descrições de cada campo do formulário.
Português (PDF, 308.00 KB)

Passaporte válido

Cartão de crédito* para pagar a taxa de C$7 (sete dólares Canadenses). Serão aceitos – Visa®, MasterCard®, American Express®, cartão pré-pago Visa®, MasterCard® ou American Express®,

Endereço de e-mail válido.

*O pagamento deverá ser feito apenas com cartão de crédito, não serão aceitos cartão de débito.

Só é possível requerer e pagar a eTA para uma pessoa de cada vez. Por exemplo, para uma família de três pessoas, será necessário preencher e enviar o formulário três vezes.

Também é importante imprimir o seu recibo imediatamente. Não será possível imprimi-lo depois ou receber uma cópia do recibo.

As suas informações não podem ser gravadas e há um limite de tempo para preencher o formulário. Leia com atenção todas as informações e tenha em mãos todos os documentos necessários para preencher o formulário e iniciar o processo.