Boarding School no Canadá: ensino acadêmico preparatório para as melhores universidades do mundo
A cidade de Quebec é o endereço de uma das melhores Boarding School no Canadá, a Stanstead College. Neste conceito de instituição de ensino, os alunos moram nas dependências da escola, passando por uma imersão total do universo acadêmico.
Com apenas 12 alunos por sala de aula, a Stanstead oferece a grade completa de ensino, mais os cursos de animação, artes plásticas, artes visuais, cinema, culinária, debate, jardins zen, liderança, música, primeiros socorros, teatro e xadrez. Entre os esportes, destacam-se futebol, futebol americano, arco e flecha, corrida, basquete, hockey, squash, natação, rugby, tênis, golfe e softball.
Uma das características marcantes da boarding school é que 50% dos alunos são canadenses, 15% americanos e apenas 35% são estudantes internacionais.
Assista aos vídeos e conheça a Stanstead College!
Faça o ensino médio em uma das melhores escolas canadenses!
• Boarding School no Canadá: 1 ano acadêmico + English Instruction (Setembro a Junho)
• Summer Camp: 4 semanas (aprenda Inglês, Francês ou Espanhol)
• Três semestres com esportes de competição
• Atenção individual para cada aluno
• Acomodação em dormitório
• Atmosfera familiar, com imersão total na cultura canadense
• Líder em aprovação nas melhores universidades do Canadá
• Histórico de sucesso em universidades como Harvard e Queen’s
Como fazer High School no Canadá
No programa Boarding School, o aluno mora nas dependências da escola e passa por uma imersão no universo acadêmico. Normalmente, as turmas são reduzidas e o aluno tem acesso a diversos cursos e esportes.
Ao contrário das escolas no Brasil que possuem uma grade curricular fixa e obrigatória para todos os alunos, as High Schools no Canadá oferecem um currículo mais flexível. O estudante pode escolher algumas das matérias que deseja estudar, de acordo com sua área de interesse. Com isso, o intercambista tem a oportunidade de experimentar temas diferentes, como fotografia, marcenaria ou culinária, que não são comuns na grade curricular das escolas brasileiras.
O governo brasileiro reconhece como válido o estudo de pelo menos um semestre no exterior e seus consulados e embaixadas realizam a convalidação do histórico escolar. Com este documento, o estudante pode validar suas notas da High School no exterior para que não perca o ano ou semestre aqui no Brasil.
O intercâmbio em uma Boarding School é mais que um programa acadêmico. É uma experiência intercultural.
No hemisfério norte, o calendário escolar se inicia em agosto ou setembro e termina em meados de maio ou junho (dependendo do país e região). O semestre acadêmico tem duração aproximada de 5 meses e o ano acadêmico 10 meses. Geralmente, não é possível iniciar um ano acadêmico a partir de janeiro, já que o intercambista teria que permanecer mais de 2 meses sem estudo devido as férias de verão no hemisfério norte, que vão de junho a agosto.
O programa de High School apresenta uma série de vantagens que não estão presentes em outros programas de intercâmbio no exterior.
Uma das principais é o contato muito próximo com a cultura e língua locais. É possível que o intercambista conheça e faça amizades com outros alunos estrangeiros. No entanto, o percentual de estudantes canadenses no High School é maior. O contato com estudantes nativos e com a família onde ficará hospedado é a oportunidade ideal para conhecer de perto a cultura, além de praticar o idioma sem a influência estrangeira (que é comum nos cursos de idiomas no exterior).
Na grande maioria dos Programas de High School no Canadá são oferecidos modernos recursos tecnológicos e apoio incondicional a prática de esportes e artes, com quadras e teatros de primeiro nível.
Conheça também as opções de programs de férias no Canada para adolescentes.