5 imprevistos que podem ocorrer no seu intercâmbio e como resolvê-los!

Passar alguns meses fora de casa e conhecer outra cultura é uma experiência incrível para qualquer pessoa. Por isso que esse tipo de viagem requer preparativos importantes.

É possível que ocorram problemas inesperados durante esse tempo, então, esteja preparado para lidar com eles desde agora! Aqui, vamos falar de alguns imprevistos no intercâmbio e como solucioná-los da melhor forma possível.

1. Perda de voo na conexão

Ao viajar, procure sempre estar atento aos horários e painéis com informes nos aeroportos. Entretanto, imprevistos como atrasos nas viagens acontecem e algumas situações fogem do nosso controle. Se você perder o próximo voo da sua conexão, dirija-se imediatamente ao balcão da companhia pela qual está viajando.

Nesse momento, explique sua situação para o funcionário e ele ajudará a alocar você em outro voo. Possivelmente, será necessário pagar uma taxa pelo serviço, mas é possível negociar esses valores com a empresa de uma maneira amigável.

2. Malas extraviadas

É um dos imprevistos no intercâmbio mais comuns: você chegou bem ao país de destino, mas as suas malas não estão na área de desembarque. O que fazer? O primeiro passo é não se desesperar. No momento em que você despacha sua bagagem do aeroporto de origem, elas se tornam responsabilidade da companhia aérea.

Não saia do aeroporto sem ter conversado com os funcionários da empresa e fazer uma ocorrência a respeito do extravio. Certifique-se de deixar com eles o endereço correto do lugar onde você estará, para que eles tenham acesso fácil a você para a restituição das bagagens.

3. Perda de passaporte

Esse é um problema bem sério. Sem um passaporte, você não consegue sair do país onde está; por isso, assegure-se de guardá-lo sempre em um lugar seguro. Entretanto, imprevistos no intercâmbio acontecem, e é bom saber de antemão como agir.

No caso do Canadá, especificamente, se você perder esse documento, a sua primeira providência será a de fazer um boletim de ocorrência informando do fato. O segundo passo é entrar em contato com a embaixada ou consulado brasileiro mais próximo da região em que você está alocado. Lá, você solicitará um novo documento.

Existem diferentes lugares que você pode acessar dependendo de onde você está no país. Procure saber com antecedência onde fica o mais próximo de você. Tente acessar o site ou ligar antes para a instituição, porque alguns consulados ou embaixadas funcionam a partir de agendamento prévio.

4. Dificuldades com o idioma

É comum que pessoas que se julgavam conhecedoras do idioma local, ao chegar no país, tenham problemas de comunicação. Isso ocorre pois o modo como as pessoas falam no dia a dia é muito diferente daquilo que aprendemos em sala de aula.

Não entre em pânico caso sinta essa dificuldade. É muito comum que se sinta minimamente perdido nos primeiros momentos, mas você perceberá rapidamente uma progressão do seu domínio da língua após conviver com a cultura local.

Não é necessário que você seja fluente em inglês ou francês para fazer um intercâmbio para o Canadá. A viagem servirá muito para você adquirir esse aprendizado, inclusive.

Ao mesmo tempo, é claro que, quanto mais você souber da língua local, mais fácil será o seu trânsito pelo país. Certifique-se de que você saiba pelo menos o suficiente para ir do aeroporto até o lugar onde você ficará hospedado com segurança.

5. Ficar doente ou ter uma emergência médica

Ninguém quer ficar doente ou passar por um problema de saúde durante o intercâmbio, mas pode acontecer. Por isso, é imprescindível que você viaje com um seguro de saúde para todo o período. A maioria das escolas nem permite que você faça intercâmbio sem ter o seguro.

No Canadá, se você tiver uma gripe ou alguma situação considerada não emergencial, basta se dirigir a uma walk-in clinic. Somente se for algo grave você deverá ir para o hospital. (Veja mais no post “Como ir ao médico no Canadá?“)

Diferencial Canada Intercambio

Os alunos da Canada Intercambio também correm o risco de passar por diversos imprevistos, mas eles possuem suporte local. Nossa sede fica em Vancouver e temos uma Unidade de Atendimento em Toronto. Podemos te ajudar pessoalmente ou te auxiliar através da nossa Linha Gratuita de Emergência, que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, e poderá ser acionada de qualquer celular ou telefone público tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos.

No mais, essa viagem será um dos melhores momentos de sua vida! Quanto mais você se preparar para ela, melhor você aproveitará esse período. Não podemos escapar de imprevistos no intercâmbio, mas procure não se preocupar tanto e aproveite ao máximo sua estadia.

Gostou das informações? Deixe um comentário no post e participe da nossa discussão. É a sua chance de conversar e aprender ainda mais sobre intercâmbio!