Imigrar para o Canadá

Muita gente tem procurado a Canada Intercambio para saber mais sobre os processos de imigração e como imigrar para o Canadá.

Com a crise no Brasil, o número de brasileiros querendo sair do país aumentou muito e a opção de imigrar para o Canadá, um país que está aberto a imigração e com excelente qualidade de vida, se tornou a principal saída para muita gente.

O que torna o Canadá um país atraente para imigração é principalmente o sucesso da sua sociedade. O que isso quer dizer? Quer dizer que as leis são respeitadas, que há punição para aqueles que preferem o famoso “jeitinho brasileiro” e que se você quiser vir para cá, deve começar a se adaptar a realidade canadense.

Na internet você vai encontrar muita gente falando sobre suas experiência de imigração e muitas “dicas”. Eles anunciam o processo como fácil ou simples: pois bem, não é nem fácil nem simples. Essas pessoas dão conselhos sobre como imigrar para o Canadá, baseado em suas próprias experiências (muitas vezes ultrapassadas à luz da lei atual), vendendo conteúdo muitas vezes errado e quase sempre desatualizado.

Nesses últimos anos, trouxemos milhares de Brasileiros para o Canadá e nos tornamos especialistas em imigração de famílias para o Canadá, especialmente no processo e na colocação dessas famílias, ajudando com tudo o que é preciso para se sentir “em casa” no Canadá.

Estudar no canada
Trabalhar no canada
Imigrar para o canada
Viajar para o canada

O assunto Imigração Canadá é tão sério que o Governo Canadense instituiu em Julho de 2011 regras claras, determinando que somente Consultores de Imigração Credenciados pelo órgão regulador ICCRC (Immigration Consultants of Canada Regulatory Council) podem opinar, aconselhar e trabalhar com processos de imigração no Canadá.

Preparamos notícias atualizadas para quem quiser Morar no Canadá, clique no link abaixo e visite nosso Blog:

BLOG Morar no Canadá

O passo a passo do processo de imigração para o Canadá

Cuidado, se o site que você consulta não apresenta um Consultor ICCRC Credenciado, você está no lugar errado. Nosso Diretor de Operações, Eduardo Santos, é também Consultor Regulamentado de Imigração: ICCRC – R515539. Consulte aqui as suas credenciais

Eduardo Guimarães Santos (Ed Santos) nosso diretor de operações é também consultor registrado, credenciado e regulamentado pelos órgãos reguladores Canadenses e formado em um College Canadense em Processos e Leis de Imigração.

consultor de imigracao para o canada
CAPIC – R16040 – Canadian Association of Professional Immigration Consultants
ICCRC – R515539 – Immigration Consultants of Canada Regulatory Council

 

O primeiro cuidado

Antes de mais nada muito cuidado com o que você lê na internet. Existem muitas pessoas se aproveitando da crescente vontade dos brasileiros de imigrar para o Canadá, para se promoverem em torno do assunto. A maioria, a enorme maioria, não é credenciada e não possui formação acadêmica ou experiência prática em processos de imigração. Essas pessoas, muitos sem escrúpulos, contam casos passados, as vezes os seus próprios em um tom que é distante da realidade atual. Mais de 90% do que você lê sobre imigração nesses blogs está desatualizado e portanto errado. Se você quer informações de qualidade, fale com um Consultor de Imigração Credenciado pelo ICCR ou consulte o site da imigração canadense. Nosso Consultor de Imigração Credenciado está disponível para uma entrevista de avaliação por Skype ou pessoalmente, consulte-nos.

 

Foco nas prioridades

A internet permite que você continue pesquisando um número infindável de perguntas sobre sua vida no Canadá. Muita gente adora ler esses blogs e pesquisar como se obtém carteira de motorista no seu novo país ou como se leva um animal de estimação. As perguntas e buscas por informações são as mais variadas possíveis, sem fim. Acontece que você precisa parar de desperdiçar energia e foco em assuntos que podem até ser importantes mas que não devem ser o foco de sua pesquisa e de seu esforço. Concentre-se em entender as opções de imigração, em escolher um processo que é mais vantajoso para o seu perfil e obter documentos que você precisa para dar entrada no seu processo. A gente vai te ajudar a criar uma estratégia passo a passo, justamente para evitar tal perda de tempo.

 

Ainda sobre suas perguntas

Qual o custo de vida nessa ou naquela cidade? Quanto vou ganhar aqui ou ali? Claro que são perguntas importantes, mas quero te dar um aviso importante. Imigrar para o Canadá é um processo muitas vezes imprevisível. É difícil, se não impossível, saber o que vai acontecer com você quando você chegar aqui. Quais as oportunidades de emprego você terá, quais relacionamentos pessoais que podem te levar a ter mais oportunidades você desenvolverá, quem serão seus vizinhos, colegas, e tantas outras coisas. Mas a verdade é que você está vindo para um país mais estruturado onde, com trabalho duro e foco o resultado é o sucesso, sempre. Portanto, não fique tão preocupado com essa busca infindável de perguntas infinitas. Foque em vir para cá. Foque na base de seu imigração para o Canadá :

  • Melhore seu inglês/francês (isso é muito importante, melhore muito mesmo);
  • Entenda as chamadas “soft skills” e pratique ser ainda mais educado, gentil e atencioso, isso vai fazer diferença aqui;
  • Imigrar para o Canadá é um novo começo, faça o que você gosta, não perca essa oportunidade.

 

Agende sua entrevista de avaliação

O site da Imigração Canadense apresenta tudo o que você precisa saber sobre o processo de Imigrar para o Canadá, ele é sua melhor fonte de consultas. No entanto contratar um profissional credenciado e experiente é uma excelente estratégia para diminuir seus riscos de cometer enganos ou erros em seu processo.

A entrevista pode ser agendada em nossas lojas no Brasil, durante 2 visitas anuais de nosso Consultor Credenciado ICCRC geralmente em Março e Setembro ou pode ser feita no resto do ano por Skype. A entrevista custa R$499 e leva em média 1 hora.

Prepare um processo completo

Existem muitas pessoas na internet alardeando tantas informações erradas que não cansamos de dizer. Um dos erros mais discretos que acontecem é informar a você e sua família sobre seus direitos ao buscar um visto, por exemplo:

Se você fizer um curso de graduação seu cônjuge tem direito ao visto de trabalho. Apesar da grande maioria das vezes acontecer justamente isso, ao receber um visto de estudo incondicional para um curso superior no Canadá seu cônjuge recebe uma permissão de trabalho na chegada ao Canadá, isso não é um direito seu. A lei da imigração é clara, qualquer visto concedido a um estrangeiro é um privilégio, não um direito (esse é um detalhe que pode afetar todo o seu planejamento, sua expectativa e o resultado do seu processo). Tomamos muito cuidado com esse tipo de detalhe para apresentar processos completos e coerentes, informando a você e sua família sobre todos os desafios e oportunidades de imigrar para o Canadá e das várias fases do processo.

Saber quais documentos apresentar, em que formato, quais formulários preencher e verificar a autenticidade do que está sendo apresentado sustentando o processo que mais chances oferece a você e sua família de obter maiores chances de imigração, não é um processo simples, como dizem por ai.

 

Inadimissibilidade

Tem gente que não será admitida no Canadá, maiores detalhes sobre cada uma das etapas é um dos objetivos da entrevista inicial. Aqui vamos nos deter nos casos mais comuns;

Inadimissibilidade Médica – Se você ou um membro de sua família direta tem algum tipo e doença contagiosa, você pode se tornar inadmissível;
Inadimissibilidade Médica II – Se você ou um membro de sua família direta tem algum tipo de condição médica que exija do governo Canadense um gasto superior a média anual com o cidadão comum;
Inadismmissbilidade Criminal – Você ou um membro de sua família direta tem algum problema com a justiça;
Outras causas de Inadimissibilidade: Problemas financeiros sérios, mentir para imigração, entre outros….

 

Elegibilidade

Agora chegou a hora de escolher qual o melhor processo para você. A imigrarão canadense dividiu os processos de imigração para o Canadá em 3 grandes classes:

Classe Humanitária – para pessoas que estão fugindo de perseguições políticas e religiosas, por exemplo;

Classe da Reunião familiar – para pessoas que tem um pai, cônjuge ou filho canadense que quer morar junto no Canadá;

Classe Econômica – onde a maioria dos brasileiros se encontra. Nessa classe, eles estão buscando pessoas com habilidades específicas profissionais e com características e perfis que eles entendem ter mais chances de ter sucesso no processo de imigrar para o Canadá.

Dentro da Classe Economica você tem várias opções. As principais utilizadas por brasileiros são:

Federal Skilled Worker
Federal Skilled Trades
Canadian Experience Class

Com a ajuda do consultor de imigração na sua entrevista inicial, você deverá escolher a que melhor se encaixa com seu peril, sua realidade e sua expectativa e deixar claro os próximos passos (todos os passos) o processo, prazos e os custos.

 

O que você pode esperar em sua entrevista inicial

  • Entender as estratégias de imigração do Governo Canadense;
  • Identificar sua elegibilidade frente as várias opções de programas de imigração disponíveis;
    Determinar quais os próximos passos imediatos para aumentar suas reais chances de imigração;
  • Conhecer os desafios e oportunidades da sua área de atuação;
  • Avaliar as opções de cidades, profissões, custos e prazos do processo;
  • Ter respondidas a todas as suas perguntas;
  • Receber orientação sobres os próximos passos até o fim do seu processo.

Outros serviços

Nós também dispomos de serviços de colocação de famílias no Canadá, além de ajudar você a conquistar seus primeiros empregos, veja abaixo:

  • Preparação de Currículo e Carta de Apresentação;
  • Preparação para entrevista de emprego;
  • Locação de sua primeira residência no Canadá;
  • Preparação de sua nova casa (móveis, tv a cabo, telefone, internet, etc);
  • Ajuda na retirada de seus novos documentos – identidade, carteira de motorista,etc);
  • Colocação das crianças em escolas e creches e muito mais.

O processo de imigração para o Canadá

São várias etapas a cumprir e você deve seguir à risca o que o governo, através do Citizen and Immigration Canada, pede. A burocracia no Canadá é bem transparente e você terá acesso a todas as informações que precisar com facilidade em sites do próprio governo.

Todo o processo é explicado em detalhes no site:  Citizen and Immigration Canada.

No entanto, um advogado ou consultor de imigração poderá esclarecer suas dúvidas com mais facilidade, através da experiência e conhecimento que possuem.

Opções para Imigrar para o Canadá

Você pode optar por submeter seu processo de acordo com a classe que acredita que terá mais chances de obter sucesso. Cada classe possuí exigências e oportunidades diferentes. As Classes existentes para imigrar para o Canadá são:

Skilled Workers and Professionals:

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp

Canadian Experience Class:

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/cec/index.asp

Investors, Entrepreneurs and Self-Employed Persons:

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/business/start-up/index.asp

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/business/self-employed/index.asp

Sponsoring Your Family:

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/sponsor/index.asp

Provincial Nominees:

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/provincial/index.asp

Quebec-Selected Skilled Workers:

 http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/index.asp

 

Imigração Federal

Faça o teste para saber se você seria aceito (Self-Assessment):

http://www.cic.gc.ca/ctc-vac/ee-start.asp

Citizenship and Immigration Canada (CIC):

http://www.cic.gc.ca/

CIC – Immigrating to Canada:

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp

Consulado Geral do Canadá em São Paulo – Imigração:

http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/index.aspx?lang=por&view=d

Simuladores para teste escrito

Immigrer.com (francês):

http://www.immigrer.com/test-de-citoyennete

Richmond Public Library (inglês e francês):

http://www.yourlibrary.ca/citizenship/

Toronto Public Library (francês):

http://www.torontopubliclibrary.ca/new-to-canada/citizenship-fr.jsp

Toronto Public Library (inglês):

http://www.torontopubliclibrary.ca/new-to-canada/citizenship.jsp

Examen de citoyenneté (francês):

http://www.examendecitoyennete.ca/free-test

Canadian Citizenship Test (inglês):

http://www.testcanada.com/free-test

Practice Test (inglês): http://www.vsoul.com/onlinetest/https://www.canadaintercambio.com/wp-admin/post-new.php

Imigração através da província

Québec – Canada immigration:

http://www.immq.gouv.qc.ca/

Québec International – Employment and immigration: 

http://www.gouv.qc.ca/portail/quebec/international/general/immigration/?lang=en

Palestras de imigração para o Québec:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/index.php

Ontario Immigration:

https://www.ontario.ca/page/government-ontario

Welcome to Ontario:

http://www.settlement.org/

Welcome to British Columbia – Immigration:

http://www.welcomebc.ca/wbc/immigration/index.page

Nova Scotia Immigration:

http://novascotiaimmigration.ca/

Alberta – Employment and immigration:

http://employment.alberta.ca/

Immigrate to Manitoba:

http://www.immigratemanitoba.com/

Immigrate to Manitoba:

Se tornando Cidadão Canadense

Depois da imigração, o processo natural é virar cidadão Canadense depois de 3 anos morando no país. Os sites abaixo explicam o processo e ajudar a estudar para o exame escrito da cidadania:

Aplicando para cidadania: http://www.cic.gc.ca/english/citizenship/index.asp

Buscando Emprego

A tarefa mais difícil e importante para todos os que decidem imigrar para o Canadá é encontrar um (bom) emprego. Essa lista de sites é essencial para pesquisar as ofertas, sondar como anda o mercado de trabalho no país e mandar o seu currículo:

ACOMPANHE NOSSO DIA A DIA NO CANADÁ