Provavelmente você já viu nos filmes os estudantes guardando os materiais nos armários, as grandes escolas e os campos incríveis para educação física. Ao optar por fazer o High School em escolas canadenses no Canadá, você pode vivenciar isso de perto!
O Ensino Médio pode ser cursado tanto em escolas particulares como públicas e você ainda terá a oportunidade de viver na casa de uma família local ou em um alojamento estudantil. Continue a leitura e descubra como funciona esse programa de intercâmbio!
Por que fazer o High School no Canadá?
Aprender o idioma no país em que ele é utilizado é vantajoso principalmente porque o contato com os nativos ajuda a aprimorar o inglês — é possível aprender gírias, expressões e hábitos que são possíveis somente ao estudar no Canadá. Além disso, existe a possibilidade de conhecer a fundo a cultura local.
Há também o processo de crescimento e amadurecimento profissional, que ocorre por meio da superação de desafios e as experiências novas, longe da família e dos amigos. Com certeza, ao final do intercâmbio, você passará a ver o mundo de outra forma.
Quais os tipos de High School no Canadá?
É possível cursar o Ensino Médio em diferentes períodos. Eles variam de 4 semanas a 1 ano, de acordo com o programa escolhido. Confira agora algumas diferenças entre eles para optar pelo que mais atende as suas necessidades.
High School (6 meses ou 1 ano)
Para quem deseja imergir na cultura canadense e vivenciar por um semestre ou um ano o Ensino Médio no Canadá, esta é a melhor opção. O currículo das escolas daqui conta com disciplinas eletivas e obrigatórias.
O estudante escolhe as matérias eletivas que cursará e elas podem incluir robótica, culinária, empreendedorismo, meio ambiente, matemática avançada e teatro. Quem opta por cursar esportes ainda tem a oportunidade de concorrer a uma bolsa de atleta pra entrar na faculdade.
Vale lembrar que, para que o período cursado no Canadá seja válido no Brasil, o MEC recomenda — não é obrigatório — que sejam cursadas matérias dos grupos que constam na grade curricular escolar do Brasil (Matemática, Línguas, Ciências e Ciências Sociais).
Ainda assim, algumas escolas podem exigir um número de matérias que deverão ser cursadas no exterior e também podem requisitar que o jovem seja avaliado em provas de determinadas matérias ao retornar ao Brasil.
Você poderá optar entre escolas públicas ou privadas, mas ambas são pagas. A diferença é que escolas particulares contam com turmas menores e, na maioria das vezes, têm filiação religiosa.
A acomodação pode ser feita em casa de família e, no caso das escolas particulares, também há o programa Boarding School, em que é possível morar nas dependências da escola.
Mini High School (4 a 12 semanas)
Este é um programa que proporciona a vivência do Ensino Médio no Canadá com uma carga horária reduzida.
Nele, há a convivência com canadenses, o estudo de algumas matérias na escola, mas você não terá compromisso com as notas, já que o período é curto e não chega a finalizar um semestre.
O intuito do Mini High School é desenvolver o contato com o sistema de ensino canadense, o que pode prepará-lo para o programa de High School de um ano, para o college ou mesmo para a universidade canadense.
Como fazer a melhor escolha?
São tantas opções de cidades e escolas que pode ser difícil tomar uma decisão. É justamente por esse motivo que a Canada Intercambio tem um agente especializado para analisar o seu perfil e ajudar a escolher a cidade, o tipo de intercâmbio e a escola mais adequada para você cursar o High School no Canadá. Tudo para que você faça o intercâmbio como sempre sonhou!
Dê o primeiro passo para realizar essa experiência educativa e transformadora. Entre em contato conosco!