Guia de graduação no Canadá

Guia de graduação no Canadá

Qualidade, tradição e reconhecimento internacional. Essas são algumas das atribuições que caracterizam as universidades canadenses, que estão entre as melhores do mundo e que oferecem uma gama cada vez maior de programas para estudantes de todas as áreas.

Instituições como a Universidade de Toronto e a Universidade da Colúmbia Britânica aparecem no topo da lista de quem deseja realizar um curso superior no Canadá, principalmente entre os brasileiros.

Pensando nisso, a Canada Intercambio preparou um guia com informações e dicas que são muito importantes para a estadia e o bom rendimento nos estudos em solo canadense, sobretudo para quem ainda não conhece os costumes e cultura do país. Confira!

 

Graduação no Canadá – como fazer?

Antes de mais nada, é necessário destacar o “peso” de um diploma universitário canandense para o currículo acadêmico e profissional dentro e fora do país, considerando a excelente avaliação do ensino na grande maioria das instituições de ensino superior do Canadá.

Portanto, vale muito a pena investir nessa opção, sobretudo se você almeja uma carreira internacional ou deseja assumir um cargo de liderança aqui no Brasil.

Escolha a sua área preferida na seção: Meu Estilo

É preciso comprovar fluência em inglês?

Para estudar em uma universidade do Canadá é preciso comprovar nível avançado de inglês por meio dos testes e certificados TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou IELTS (International English Language Testing System).

Algumas universidades também oferecem a opção de Pathway.

O que é o Pathway?

É uma opção para comprovar nível de inglês para ingressar na faculdade. Ele estuda inglês em uma escola parceira ou dentro da própria universidade, se a mesma oferecer esta opção.

Por quanto tempo?

Até atingir o nível de inlgês estipulado pela instituição de ensino (ou requirements do curso).

 


FAÇA UM TESTE GRATUITO DE INGLÊS AQUI


Nível acadêmico exigido

Guia de graduação Canadá

Até alguns anos atrás o ensino médio canadense, chamado de High School possuia um ano a mais que o ensino médio dos colégios brasileiros. Hoje com as últimas alterações do ensino médio e a inclusão do 9o ano, essa diferença não existe mais. Para comprovar o nível acadêmico o estudante precisa apresentar:

Todos os documentos escolares (histórico, boletins de notas, certificados) que devem ser apresentados na universidade canadense traduzidos em inglês por um tradutor juramentado.

Caso o aluno tenha estudado apenas até o 8o  ano, ele deve escolher uma das opções abaixo:

  • Estudar por um ano em uma escola de ensino médio canadense ou;
  • Cursar um ano de graduação em alguma instituição de ensino superior brasileira.

É a instituição de ensino que analisará o pedido de admissão de acordo com seus próprios critérios e exigências.

 

Processo

A admissão do candidato fica por conta da instituição de ensino, que analisará o histórico acadêmico e a capacidade do interessado de se adaptar aos sistemas de ensino da universidade.

É importante pesquisar, no site de cada instituição, os períodos de matrícula para os programas de graduação, que podem variar de acordo com a popularidade de cada curso.

A escolha da faculdade, do curso e de matrícula podem ser facilitadas com a contratação dos serviços de assessoria que realizam a parte burocrática do processo junto ao estudante, tornando tudo mais rápido, seguro e objetivo.

 

Vejamos agora algumas das perguntas mais recorrentes quando se fala em graduação no Canadá:

– Quanto custa um curso de graduação no Canadá?

O valor dependerá da universidade e do curso, tendo uma variação entre $18.000 e $20.000 CAD (dólares canadenses) por ano.

– Como é o pagamento do curso?

Diferentemente das universidades brasileiras, nas quais os alunos pagam as “mensalidades” dos cursos, no Canadá é preciso pagar o valor completo do período (semestre) antes do início do calendário letivo.

– Quando começam as aulas nas universidades do Canadá?

Na maioria das universidades, as aulas começam no mês de setembro.

– É permitido permanecer no país após o término do curso?

Ao concluir a graduação é possível requerir visto para a permanência no Canadá desde que o curso tenha duração superior a nove meses. O período de estadia no país para trabalho será o mesmo do curso.

– O estudante estrangeiro também pode trabalhar no Canadá?

Somente após seis meses na universidade é permitido trabalhar com visto de estudante no Canadá (por no máximo 20 horas semanais).

Veja os testemunhos de quem foi!

Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais orientações sobre como iniciar um curso de graduação no Canadá?

Nós estamos aqui e queremos te ajudar com o máximo de informações para você realizar o seu sonho de estudar no Canadá.

Então, continue acompanhando nosso blog e entre em contato conosco para viver as melhores experiências por meio de nossos programas de intercâmbio e de imigração! Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *