Freelancer no Canadá

Freelancer no Canadá

Esse post é para você que é autônomo na área de serviços e quer continuar o seu trabalho no Canadá, ou mesmo vai aproveitar sua experiência canadense para começar um novo empreendimento.

As oportunidades para freelancers no Canadá, assim como no Brasil, são inúmeras. Elas existem nas mais diversas áreas de atuação e pode ser uma boa saída para você obter experiência canadense. Mas lembre-se que é necessário ter o visto de trabalho para prestar serviço no Canadá.

Alguns pontos são muito importantes caso você decida ser um freelancer:

  • Que tipo de serviço irá prestar? É muito importante que a escolha desse serviço seja em uma área na qual você já tenha experiência anterior, ou seja, que consiga realmente levar algum benefício para o seu possível cliente.

 

  • Esse serviço tem procura? Assim como no Brasil, não adianta nada você pensar em prestar algum serviço que não tenha procura no Canadá. Você possivelmente vai se frustrar e não conseguirá obter o retorno financeiro que procura. Hoje em dia conseguimos obter as mais diversas informações por meio da internet, então pesquise muito a respeito. Aproveite para fazer uma lista dos seus potenciais clientes, que vai te ajudar muito quando chegar ao Canadá e começar a oferecer seu serviço.

 

  • Quantas horas por dia você vai poder se dedicar ao trabalho? Quantos dias por mês? Essa informação, mais uma vez como no Brasil, é fundamental para que você consiga ter em mente quanto terá que cobrar pelo seu serviço, e se esse preço está condizente com o mercado. Se seu preço como freelancer for muito maior, possivelmente você vai esbarrar no problema já citado que é o “retorno financeiro” isto é, você não vai conseguir clientes o suficiente.

 

  • Como funcionam os impostos? Para você saber exatamente quanto deve cobrar pelo seu serviço, além das horas disponíveis, é importante que você tenha em mente o quanto vai pagar de impostos. No Canadá o freelancer que faturar até $ 30.000,00 (trinta mil dólares) por ano, pagará seus impostos através do imposto de renda. Acima deste valor você terá que abrir uma empresa e pagar os impostos referentes a província(veja mais sobre esses impostos aqui)

 

  • Quanto vou pagar de imposto de renda? Diferente do Brasil, onde o Imposto de Renda é apenas Federal, no Canadá existem dois impostos de renda: o Federal (que é igual em todo o país) e o referente à Província (que varia de acordo com a província onde irá atuar). Então o percentual do Imposto de Renda vai variar de acordo com a faixa de rendimentos e também de acordo com a Província onde você estiver. Para fazer uma simulação você pode acessar esse link.

 

Apenas para ilustrar, se você tiver um rendimento de $30.000 ano irá pagar cerca de 22,53% de Imposto de Renda nas Províncias de British Columbia e Ontario e 25,93% na Província de Quebec.

 

Como fazer o meu cálculo de preço por hora trabalhada?

Para chegar no valor de sua hora, você deve então deduzir do valor de $30.000 o imposto relativo (de acordo com a província) e dividir pelo número de horas que pretende atuar no ano.

Importante: de acordo com os exemplos acima, você teria um rendimento aproximado de no máximo $1.800 mensais. Caso esse valor não seja o suficiente para você, o mais aconselhado é que faça as contas do quanto precisaria ganhar por ano e então abra uma empresa, para que seu faturamento possa ser maior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *