Francês no Canadá: Uma experiência enriquecedora

Francês no Canadá: Uma experiência enriquecedora

O Canadá é um país incrível e repleto de diversidade. Além de ser muito receptivo com pessoas de todas as partes do mundo, o país ainda possui regiões onde não se fala apenas o inglês, mas também o francês.

A influência francesa no Canadá existe porque os canadenses “franceses” e descendentes fazem parte das  famílias que vieram de colônias francesas da era colonial do Canadá. A maioria deles vive na província de Quebec, onde formam a maior população de descendentes e franceses no país.

frances no canada

Nos últimos 35 anos, o sentimento de identidade cultural dos canadenses que falam francês ficou bastante evidente. A presença francesa no Canadá iniciou-se no ano de 1.534, porém a colonização permanente só começou quando Samuel de Champlain fundou Quebec City, no ano de 1.608.

Depois da derrota da França na Guerra Franco-Indígena, a Grã-Bretanha conseguiu o controle da “Nova França”. Vivendo sob o domínio britânico, os franceses permaneceram em um grupo distinto.

Em 1.867, o domínio do Canadá foi estabelecido, e os franceses e seus descendentes já representavam um terço da população do novo país. Após a Segunda Guerra Mundial, inicia-se um movimento de autonomia política em Quebec.

O francês passou a ser reconhecido como língua oficial de Quebec no ano de 1.974. No ano de 1.980 uma proposta que pedia a independência política no Canadá foi reprovada.

Hoje em dia, o francês ainda é a língua oficial em Quebec. Mas será que o francês do Canadá é igual ao francês da França?

 

Diferenças entre francês do Canadá e da França

Assim como o inglês britânico e o inglês americano, o francês do Canadá também possui algumas diferenças em relação ao francês da França. O que acontece é que a base do idioma é uma só, porém em uma conversa coloquial é possível perceber as diferenças.

frances canada

Confira a seguir quais são as diferenças entre francês do Canadá e da França:

  • O sotaque: Essa é sem dúvida a principal diferença entre o francês do Canadá e o francês da França. Os habitantes de Quebec pronunciam alguns fonemas de forma própria, como por exemplo, o “a”. O canadense também possui o hábito de juntar palavras.
  • O vocabulário: Outra diferença comum é a as expressões próprias dos canadenses. Por exemplo, um francês pode dizer copine se referindo a sua namorada, e o canadense vai dizer ma blonde. Em Quebec, muitas expressões possuem referências do inglês.

 

Regiões do Canadá que falam Francês

Localizada no leste do país a província de Quebec é a região mais conhecida por se falar o francês, porém ela não é a única! A parte francesa do Canadá vai muito além. Saber exatamente onde falar francês no Canadá costuma ser uma grande dúvida para os turistas que vão visitar o país. Além da província (e cidade) de Quebec, o francês também é a língua falada em New Brunswick, Manitoba, Ontário, Nova Scotia entre outras províncias. (veja abaixo)

Definir exatamente onde se faça o francês não é tão simples, afinal existem famílias e comunidades espalhadas em diferentes regiões do país como vemos nesse mapa.

 

frances no canada
source: http://www.cmfc-mccf.ca/

 

Vale a pena estudar francês no Canadá?

O Canadá é um dos países mais procurados para se fazer um intercâmbio. Isso acontece devido a receptividade que o país tem com pessoas de todo o mundo.

Sem dúvida, a procura por cursos de inglês no país é muito forte, porém a procura pelos cursos de francês vem se tornando cada vez mais populares. Mas será que realmente vale a pena estudar francês no Canadá?

Se você está pensando em realizar um curso de francês fora do país, então você precisa saber que sim, vale muito a pena estudar esse idioma no Canadá!

 

Veja a seguir 4 motivos para você aprender o francês no Canadá:

  • Preços mais acessíveis: O valor do euro é o maior impeditivo para estudantes realizarem um curso de francês na França. O Canadá é um dos destinos mais procurados tanto para curso de inglês quanto de francês por oferece preços mais acessíveis (sua moeda custa menos). Além disso, Paris, por exemplo, é uma cidade que naturalmente possui um estilo de vida mais caro.
  • Receptividade por estrangeiros: Já citamos no post, mas vale a pena repetir. O Canadá é conhecido por ser um dos países que melhor recebem estrangeiros, inclusive durante um intercâmbio, o estudante não fica necessariamente na casa de um canadense, pelo contrário. Ele pode ficar hospedado na casa de japoneses, coreanos, tailandeses, indianos, americanos, etc. Caso seja essa sua opção.
  • Qualidade de vida: O país tem uma das populações mais saudáveis do mundo, e isso acontece devido ao bom sistema de saúde pública existente no Canadá. Além disso, o transporte público é moderno e bem estruturado. Sem contar com o massivo investimento e cuidado com as ciclovias.
  • Você pode escolher entre vários destinos: Quebec e Montreal são as regiões mais procuradas para se realizar cursos de francês, porém você também pode escolher entre Jonquière e New Brunswick. Quando comparadas com outras regiões mais populosas, como por exemplo, Toronto, essas regiões costumam ser muito mais calmas e cheias de natureza.

 

Conclusão:

Se você quer realizar o seu sonho de aprender ou aperfeiçoar o seu francês, então o Canadá é sim uma boa opção para você! Vale lembrar que é importante você procurar pela ajuda de um profissional para escolher a melhor opção para a sua necessidade.

No Canadá você vai aprender uma nova língua, conhecer novas pessoas, se encantar pelo país e ainda realizar um curso barato de francês.

Você quer saber mais sobre francês no Canadá? Entre em contato com a nossa equipe e agenda uma visita para tirar todas as suas dúvidas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *