Descobrindo o mundo: a importância de fazer intercâmbio ainda jovem

Muitas pessoas sonham em estudar no exterior, mas acabam adiando esse objetivo e perdem uma oportunidade de ouro. Você sabe qual é a importância de fazer intercâmbio ainda jovem?

Se você está na adolescência, pensa em estudar fora do país, mas fica na dúvida se embarca nessa aventura, este texto vai ajudar. A seguir, discutimos como o intercâmbio feito na juventude é uma experiência transformadora em vários sentidos. Confira!

Por que fazer intercâmbio ainda jovem?

Fora da zona de conforto

Quando somos jovens, temos muito mais ânimo e coragem para enfrentar desafios. Além disso, estamos num período de crescimento e formação como indivíduos. Assim, é essencial se abrir para novas experiências.

Uma dessas novas experiências pode ser um intercâmbio. Viver um tempo fora do país proporciona diversos aprendizados. Ao sair de sua zona de conforto, o jovem passa a pensar diferente e a enxergar o mundo de outra maneira — afinal, ele vivencia a realidade a partir de outra cultura e pode ver o seu próprio país sob uma perspectiva distinta.

E abraçar a cultura estrangeira pode ser muito divertido! O intercâmbio é uma oportunidade única também como lazer, já que o estudante tem a chance de viajar para belíssimos pontos turísticos, conhecer lugares exóticos e vivenciar muitas histórias para contar depois.

Aprendizados para a vida

É fato: quem faz intercâmbio ainda na adolescência cria muito mais senso de responsabilidade. Ao viver sozinho em outro país, o estudante desenvolve diversas habilidades fundamentais para o dia a dia — em outras palavras, aprende a “se virar” melhor.

Ao voltar para casa, estará muito mais independente. Isso será fundamental para o adulto que o jovem estudante se tornará. Lá na frente, esse tipo de vivência do intercâmbio fará muita diferença!

Diferencial no mercado de trabalho

Não há dúvidas de que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e é importante pensar nisso desde jovem. Um dos requisitos básicos para conquistar um bom emprego é dominar o inglês.

Cursar aulas de idioma é essencial, mas viver em um país de língua inglesa faz toda a diferença. Ao falar inglês tanto para comprar o pão, pedir uma informação ou apresentar um trabalho na escola, o estudante desenvolve suas habilidades na língua de maneira mais rápida e completa.

Além disso, ao estudar em países que garantem uma excelência no ensino, como o Canadá, é certo que o aprendizado de todas as outras disciplinas será potencializado. Assim, novamente, o intercâmbio fará toda a diferença para a construção de uma carreira de sucesso!

Como escolher o destino ideal?

Tudo isso te convenceu da importância de fazer intercâmbio ainda jovem, mas você está em dúvida sobre o melhor destino? Para definir a cidade ideal, basta pensar em alguns aspectos.

Estilo

Para fazer uma boa escolha, você deve olhar primeiro para si mesmo, e não para o mapa. Se seu estilo é mais agitado, por exemplo, não vale a pena escolher uma cidade menor e mais pacata, não é mesmo? O contrário também vale. É importante levar em conta, ainda, o tipo de clima que você prefere.

Objetivos

Pense sobre o que você deseja em um intercâmbio: aprender outra língua? Conhecer uma cultura diferente? Realizar atividades extracurriculares? Tudo isso? Planejar bem as suas metas vai ajudar bastante a escolher o destino, pois basta olhar que lugares te oferecem certas possibilidades e escolher sem erro!

Qualidade de vida e de ensino

Se você vai estudar fora do país, precisa aproveitar a oportunidade ao máximo. Por isso, vale a pena escolher um destino que garanta não apenas uma educação de referência no mundo todo, mas qualidade de vida — em termos de segurança, transporte e saúde, por exemplo. Afinal, você passará muito tempo nesse lugar!

Se você colocar tudo isso na balança, vai notar o que muitas pessoas já perceberam: o Canadá é um dos destinos mais recomendados de intercâmbio. Vale a pena conhecer mais sobre as melhores cidades para estudantes estrangeiros no país!

Viu qual é a importância de fazer intercâmbio ainda jovem? Por isso, não perca tempo e envie seus dados abaixo para saber muito mais a respeito!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *