Esportes no Canadá: descubra os 7 mais populares do país

Se você está com vontade de estudar no Canadá e gosta de esportes, temos uma boa notícia: existem vários esportes no Canadá que você pode acompanhar e praticar. Na verdade, a prática de esportes é uma paixão dos canadenses, e o governo trata do assunto como questão de saúde pública.

Além disso, ao lado do México, o Canadá foi o país que mais recebeu os jogos pan-americanos. No total foram três: em Winnipeg (1967 e 1999) e Toronto (2015). Confira a lista que fizemos com os 7 esportes mais populares no país!

Confira os esportes mais populares no Canadá

1. Hóquei

Da mesma forma que o Brasil é conhecido pelo amor ao futebol, o Canadá é conhecido pela paixão pelo hóquei (hockey, em inglês). Além de ser muito praticado no país, o esporte nasceu aqui, nas províncias de Nova Escócia e Ontário.

No hóquei, são separados 6 integrantes para cada equipe e o jogo tem 3 tempos de 20 minutos cada. A pista é bem semelhante à de patinação no gelo.

A temporada anual ocorre de outubro a junho, e tem jogos quase diariamente. Atualmente, a NHL (National Hockey League) conta com 7 times canadenses.

Aos sábados, as pessoas se juntam para comemorar a Hockey Night e assistir as competições. Praticar hóquei também é considerado uma das atividades mais legais para fazer no Canadá.

2. Baseball

O baseball é muito popular aqui no Canadá, mesmo contando apenas com um time na MLB (Major League Baseball), que é o Toronto Blue Jays. Costuma ser praticado durante o verão, e o campo tem um formato similar ao desenho de um diamante. O jogo exige muito raciocínio estratégico.

3. Basquete

Ao pensar em basquete, provavelmente você pensa nos americanos, certo? No entanto, o Canadá também tem um time na NBA (National Basketball Association), o Toronto Raptors, de Ontário.

De outubro a junho é possível conferir os jogos pela televisão ou ir até Toronto e adquirir um ingresso no Air Canada Center. É bem comum ver cestas de basquetes em frente às garagens das casas e encontrar quadras adaptadas para hóquei ou basquete.

4. Futebol

Embora não seja tão popular quanto no Brasil, aqui no Canadá o futebol também é prestigiado. Existem 3 times principais: Montreal Impact, Toronto Football Club e o Vancouver Whitecaps.

Se você gosta de jogar futebol aos finais de semana, não se preocupe: não é difícil encontrar campos de futebol públicos. Além disso, acompanhar os times canadenses é muito divertido, pois os estádios costumam estar lotados mesmo quando a equipe não está com um bom rendimento na temporada.

5. Curling

O curling tem muito público e existem vários locais em que pode ser praticado aqui no Canadá. Ele consiste em 2 equipes de 4 jogadores em uma pista de gelo, com o objetivo de atingir o alvo que fica no final da pista, lançando pedras de granito.

6. Patinação no gelo

Além de ser um dos mais queridos esportes no Canadá, a patinação no gelo também é um meio de locomoção durante o inverno. Tanto as pistas quanto os rios e lagos congelados são utilizados para a prática.

O canal Rideau, que liga Kingston e Ottawa, no inverno tem uma extensão usada para patinação que mede 8 quilômetros. O Red River, em Winnipeg, é a maior pista de patinação do mundo, com 10 quilômetros que podem ser usados para patinação.

7. Esqui

Aqui você encontra as melhores estações de esqui da América do Norte — não é à toa que o país é o mais procurado para praticar esse esporte. Se você deseja ter essa experiência, não deixe de visitar a estação de Banff, na província de Alberta, e a de Whistler, na Colúmbia Britânica.

Conheça as estrelas dos esportes no Canadá

O Canadá também tem estrelas nos esportes, como é o caso do nadador Santo Condorelli, que bateu o recorde de Michael Phelps nos 100 metros borboleta em 2015.

No futebol feminino, a capitão do time Christine Sinclair também é um destaque dos esportes no Canadá. Por fim, se você acompanha patinação artística, provavelmente conhece a dupla Tessa Virtue e Scott Moir, ícones da modalidade e queridinhos do Canadá.

Agora que você já conhece os esportes no Canadá, confira 7 motivos para estudar no país!