É possível fazer faculdade no Canadá? Entenda o processo

Fazer faculdade no Canadá é uma experiência que pode acrescentar muito para a vida pessoal e profissional. Afinal, além de ter um Ensino Superior renomado internacionalmente, o país oferece excelentes programas de trabalho, que podem até facilitar o processo de imigração futuramente.

Para descobrir quais são as vantagens de cursar a faculdade no Canadá e entender o que é preciso para isso, continue a leitura deste post!

Analise as vantagens de estudar no Canadá

O Canadá é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que desejam estudar no exterior. Entre os motivos, estão os gastos menores, por conta do dólar canadense e pelo fato de que as instituições de ensino do país estão entre as melhores do mundo.

Mas não é só isso! O Canadá recebe imigrantes e estudantes de diversas nacionalidades. Durante um intercâmbio em grandes cidades, como Toronto, é possível ter contato com muitas culturas diferentes, e isso é essencial para o crescimento pessoal e profissional.

Outros aspectos convidativos são as oportunidades de recolocação profissional e a receptividade do programa de imigração. Dependendo do tipo de intercâmbio, é possível aumentar a pontuação e facilitar o processo para morar permanentemente por aqui.

Entenda o processo de graduação no Canadá

Antes de se empolgar e preparar as malas, existem algumas informações importantes que você deve conhecer. Saiba mais a seguir:

Período letivo

Diferentemente do que acontece no Brasil, os períodos letivos canadenses têm 4 meses e são chamados de term.

O início das aulas normalmente é em setembro, época do Fall term. Na segunda semana de dezembro, há um recesso para as festas de final de ano e, em janeiro, inicia o segundo term, também conhecido como Winter term. Em maio, tem início o Summer term, período em que, normalmente, ocorrem as férias.

Grade curricular e horários

No Canadá, nem todas as grades dos cursos são prontas, o que significa que são os alunos que geralmente escolhem as matérias que vão cursar durante o semestre. Entretanto, é importante estar atento ao período de validade do visto.

College x Universidade

Enquanto as universidades oferecem o bacharelado, o mestrado e o doutorado, os Colleges são voltados à prática, com cursos de menor duração. É importante pesquisar as universidades e os colleges renomados antes de fazer a escolha.

Normalmente, os intercambistas optam pelos Colleges, mas é importante lembrar que apenas estudantes de insituições públicas são elegíveis ao Post-graduation Work Permit (PGWP).

Esse programa permite que o estudante de um curso possa trabalhar aqui no Canadá pelo mesmo período que levou estudando. Por exemplo: se um aluno fez um college de dois anos e consegue o PGWP, ele pode trabalhar por mais dois anos após o término do curso. É como uma extensão do visto.

Para quem tem o objetivo de mudar para o país, essa é uma excelente oportunidade, já que o período de trabalho no Canadá, a partir de um ano, acrescenta uma pontuação ao pedido de imigração. Mas atenção: para aplicar para o PGWP, é preciso seguir os critérios e as regras do programa.

Saiba o que providenciar para fazer faculdade no Canadá

O primeiro documento necessário é o certificado do TOEFL ou do IELTS, para comprovar o nível de inglês avançado. Além disso, antigamente, o Ensino Médio do Canadá tinha um ano a mais que o do Brasil, o que mudou apenas depois das alterações que incluíram o 9º ano no Ensino Fundamental.

Entretanto, quem cursou o Ensino Médio antes da alteração, precisará cursar um ano de High School no Canadá ou iniciar a faculdade e cursar um ano no Brasil.

Quando isso ocorre, além do diploma do ensino fundamental e do histórico escolar, também é preciso submeter o histórico das disciplinas que já foram cursadas.

Os documentos devem ser traduzidos para inglês, por um tradutor juramentado, e enviados para a instituição do Canadá, que avaliará as notas e decidirá se vai admitir o seu ingresso ou não.

Se você pensa em fazer faculdade no Canadá, saiba que a ajuda de uma agência especializada faz toda a diferença.

A Canada Intercambio pode ajudar você em todas as fases, desde o planejamento, durante os estudos, até o retorno ao Brasil. Entre em contato conosco!