Acomodação no Canadá

Acomodação no Canadá segura e de qualidade é um dos maiores desafios de qualquer estudante de intercâmbio. Estar bem instalado, em uma acomodação segura e confortável, é a base do sucesso de seu intercâmbio e nós sabemos disso. Acordar em um ambiente acolhedor irá definir seu humor durante o restante do dia. Também é importante chegar em casa e ter espaço para interagir com a família, praticar o inglês e estudar.

Acomodacao no canada | Intercâmbio Canadá | Canadá Intercâmbio

Departamento próprio de Homestay (Casa de Família)

Acomodação no Canadá é um dos principais detalhes do seu intercâmbio. Pensando nisso, investimos em um departamento próprio de homestay, no qual selecionamos e monitoramos nossas próprias casas de família. Queremos ter certeza que seu sonho de um intercâmbio se transforme em sucesso e isso passa primeiro, por estar feliz com sua acomodação.

Saber exatamente o que você vai vivenciar antes de chegar no Canadá, é chave para sua satisfação e para criar expectativas dentro da realidade. Somos a única agência no Brasil que pode te oferecer casas de família selecionadas e monitoradas por nossas equipes locais, nas principais cidades canadenses.

A Canada Intercambio é a única agência no Brasil que possui departamento próprio de homestay em Vancouver, Toronto e Montreal. Isso significa que visitamos, selecionamos e monitoramos todas as famílias nos principais destinos no Canadá. Para receber nossos alunos, as famílias passam por um criterioso processo de seleção para garantir conforto durante a estadia, além de um ambiente propício ao aprendizado, com famílias que falam inglês fluentemente dentro de casa.

Mesmo com uma seleção exclusiva de famílias hospedeiras, nós sabemos que imprevistos podem acontecer. Por isso temos um departamento próprio de homestay em Vancouver, Toronto e Montreal, onde iremos acompanhar sua estadia de perto, solucionando qualquer imprevisto que possa ocorrer de maneira rápida e eficiente, de modo que o aluno não se prejudique. Com departamento próprio de homestay, a Canada Intercambio oferece segurança e tranquilidade para pais e alunos.

Definindo qual acomodação escolher no Canadá

Depois de decidido o programa de intercâmbio chega a hora de definir a acomodação no Canadá. O mais comum ainda é a casa de família, conhecida como Homestay. A opção de acomodação no Canadá em casa de família se tornou conhecida através dos programas de intercâmbio High School, há mais de 30 anos atrás, quando intercâmbio ainda não era tão popular. Os estudantes, menores de idade, ficavam hospedados em casas de família onde eram tratados como membro da mesma. A maioria das vezes o estudante teria “irmãos”, e estaria vivendo uma experiência de imersão na cultura local.

Hoje em dia, o cenário continua o mesmo para os estudantes com menos de 18 anos estudando nas High Schools, mas é muito diferente quando o assunto é intercâmbio para jovens acima de 18 anos, que estão buscando aperfeiçoamento pessoal e profissional. Para este segundo grupo, que geralmente opta por cursos de idioma, programas de estudo e trabalho, a realidade da acomodação em casa de família é outra. Apesar de proporcionar a experiência de imersão cultural, o aluno não participa tanto do cotidiano da família nessa opção de acomodação no Canadá.

Confira algumas perguntas mais comuns sobre acomodação em casa de família

Não. Você não precisa chamar o host father de Dad e a host mother de Mom. Apesar de receberem estudantes internacionais com cuidado e carinho, as famílias não vão incluir o estudantes em todas as atividades pessoais do cotidiano dos mesmos. Fica a critério da família convidar ou não o estudante para atividades durante a tarde ou finais de semana.

A família se baseia no fato de que o aluno passa a maior parte do tempo na escola. Sendo assim, o aluno geralmente se serve no café da manhã, toma o banho, vai para a escola e retorna somente no fim da tarde, quando irá jantar junto com a família. Essa é uma ótima oportunidade para conversar com a família e treinar o inglês. Após o jantar o aluno tem o tempo livre para estudar, navegar na internet, assistir TV ou participar de alguma atividade com a família (quando possível). Durante os finais de semana os alunos normalmente participam de atividades da escola e excursões pelos principais pontos turísticos da cidade, junto de outros estudantes. A família também pode convidar o aluno para passeios nos finais de semana.

A alimentação é o ponto mais delicado da acomodação em casa de família. A comida no exterior é muito diferente da comida do Brasil. Imagine um almoço na casa de um amigo na sua cidade, ou que mora em outro estado: os tipos de alimentos são diferentes e o jeito de cozinhar também. Se essa diferença é perceptível dentro da mesma cidade, imagine em outro país. O aluno que irá ficar acomodado na casa de família deve estar aberto a novas experiências, incluindo diferenças em hábitos alimentares. Pessoas com restrições alimentares devem buscar por outras opções de acomodação ou ter um orçamento extra para comprar lanches por conta própria.

Normalmente as homestays oferecem duas opções: Full Board (3 refeições por dia) ou Half Board (2 refeições por dia). No café da manhã normalmente o aluno se serve: café, chá, cereal, torrada, manteiga e outras opções podem estar disponíveis. Durante o almoço o aluno estará em aula, por isso o aluno leva um sanduiche e uma fruta. A principal refeição é o jantar, diferente do Brasil. No jantar o aluno terá opções variadas: massa, arroz, legumes, carne, pizza, panqueca, sopa, peixe, entre outras. Apesar de não ser rotineiro, é comum uma vez ou outra ter um jantar mais descontraído, com pizza por exemplo. Comidas típicas de outros países também fazem parte do cardápio como: a comida árabe, indiana, mexicana, entre várias outras opções.
A casa de família ainda é a opção mais econômica disponível para quem quer fazer intercâmbio. Em torno de CAD$850 para 4 semanas, a acomodação sai por pouco mais de CAD$30 por dia. Não existe nenhuma outra opção mais barata que isso, incluindo as refeições. Mas caso o aluno queira privacidade, liberdade ou tenha exigências e restrições alimentares, existem outras opções disponíveis, como hotéis e kitchenetes, com média de CAD$100 a diária, ou albergues, a partir de CAD$50 a diária.

Como alugar um apartamento no Canadá

Para os estudantes que vão ficar mais de quatro meses no exterior, a opção de alugar um apartamento pode ser viável, pois oferece mais privacidade, liberdade e independência, além de facilidade na locomoção, já que o aluno pode alugar apartamentos no centro da cidade, perto das escolas, restaurantes, etc. Mas nem tudo é simples, alugar um apartamento demanda tempo, dinheiro e força de vontade.

Ao contrário do que muitos pensam, alugar um apartamento não é mais barato que morar em casa de família. Se você quer uma opção econômica, a casa de família é ainda a melhor alternativa.

$29 Custo diário aproximado para acomodação em casa de família: quarto privado + 2 refeições (café da manhã e jantar) e wi-fi.

$35 Valor de uma diária de albergue no Canadá (sem alimentação, quarto compartilhado com até 10 pessoas)

$100 Valor aproximado da diária de um hotel no Canadá (sem alimentação)

$650 Valor aproximado de um aluguel de 1 quarto no centro da cidade (quarto privado, sem alimentação)

$ 1,100 Valor mínimo para aluguel de apartamento de 1 quarto no centro da cidade

Não passe aperto no exterior

Mas se você acha que um apartamento é a melhor opção para você, se prepare. Confira aqui algumas regras gerais:

• A idade mínima para alugar um apartamento é 19 anos.
• Normalmente é necessário assinar um contrato de um ano ou seis meses para alugar um apartamento, o que é um empecilho para quem vai ficar no país por pouco tempo.
• Requer-se o primeiro e o último mês de aluguel ao assinar o contrato.
• Alguns apartamentos estão disponíveis “month to month” (sem contrato com duração específica).
• Grande parte dos prédios não permite mais que duas pessoas por quarto (não dá para dividir um apê de um quarto com quatro pessoas!).
• O dia de mudança é geralmente o último ou primeiro dia do mês.
• É necessário comprovar renda (dos pais e/ou sua. Se estiver fazendo o programa de estudo e trabalho, mencione o mesmo).
• É necessário oferecer referências pessoais (o conselheiro da escola e nossa equipe local podem ser usados como referência. Se estiver trabalhando no exterior, seu empregador é a melhor referência).
• É comum que no primeiro mês o inquilino pague um depósito, normalmente no valor de metade do preço do aluguel, em caso de danos feitos ao imóvel. Se o mesmo for entregue em perfeitas condições, ao final do contrato o inquilino recebe o dinheiro de volta.
• Cuidado com ofertas que parecem ser boas demais para ser verdade: esteja consciente do valor médio de imóveis na cidade e das práticas realizadas.

Mobiliando o apartamento

Outra ótima opção de acomodação no Canadá são os apartamentos de locação. Existem apartamentos para serem alugados com ou sem mobília, sendo que com mobília custa em média $500 a mais por mês, e sem mobília é o mais comum de se encontrar. Como então mobiliar seu apartamento sem gastar muito?

Felizmente existem diversas opções para o aluno que quer mobiliar o apartamento gastando pouco. Sites, como o craigslist.com, oferecem diversas opções de objetos usados (ou novos) e em excelentes condições. É possível encontrar desde móveis, como sofás, armários, mesas… até objetos de decoração ou utensílios de cozinha. Algumas pessoas inclusive doam esses itens, e o único gasto do comprador é com o transporte para buscar a mobília.

Mas é bom ficar atento: na América do Norte alguns apartamentos se infestam de bed bugs, insetos que se alojam em móveis, colchões, sofás.. e se alimentam de sangue. Uma vez com bed bug, o apartamento inteiro se infesta e é necessário jogar toda a mobília fora e dedetizar o prédio inteiro. Por isso nunca pegue mobília na rua (às vezes se encontra sofás, camas, etc, em ótimas condições, na rua. Mas a probabilidade é de que eles estão infestados) e quando comprar mobílias de sites como o Craigslist, analise se está em boas condições.

Também pode se comprar móveis usados em lojas tipo brechó, chamadas de second hand shops. O preço será baixo e a qualidade boa, já que todos os objetos passam por inspeção antes de serem colocado à venda.

Para comprar materiais novos visite as lojas de um dólar, conhecidas como Dollarama, onde se encontra louça, talheres, materiais de limpeza, copos, vasos, decoração, dentre vários outros objetos por até $4,00 a unidade. Para outros itens, visite a Ikea, rede Sueca com lojas no mundo inteiro, oferece design despojado com excelentes preços (similar a Tok & Stok no Brasil).

Procurando um apartamento no Canadá

Apartamentos são uma ótima opção de acomodação no Canadá. Há várias formas de procurar por apartamentos disponíveis: sites locais (como o Craigslist) possuem uma longa lista de opções. Na sua escola você também pode procurar pelos quadros de avisos, onde alunos colocam anúncios de vagas em apartamento, ou quartos disponíveis para aluguel. Outra alternativa é fazer uma caminhada pelo bairro onde você deseja morar: normalmente os prédios possuem placas dizendo que tem vagas, já com o número de telefone para entrar em contato.

 DICA:  Tenha sempre um caderninho em mãos para anotar suas referências. Quando ligar para um apartamento de seu interesse sempre anote o endereço, telefone, data e horário que telefonou e nome da pessoa com quem você conversou. Assim você se organiza melhor para saber quais apartamentos já foram visitados, quais você gostou e quais você não gostou. Lembre-se que o processo para alugar um apartamento não é rápido, nem fácil e demanda: tempo, dedicação, e às vezes, um pouco de sorte!

ACOMPANHE NOSSO DIA A DIA NO CANADÁ

Siga a Canada Intercambio no Snapchat