5 dúvidas comuns sobre a carteira de motorista no Canadá

O processo para tirar a carteira de motorista no Canadá apresenta algumas diferenças quando comparado ao do Brasil, inclusive para quem já tem uma CNH. Essas distinções acabam levantando dúvidas entre aqueles que vão viajar ou se mudar para o Canadá.

Separamos as 5 questões mais comuns a seguir. Continue a leitura e saiba como se preparar!

1. Posso usar a CNH brasileira para dirigir no Canadá?

Diferentemente do que ocorre no Brasil, aqui no Canadá, cada província tem leis e regras de trânsito particulares. Em algumas regiões, como Ontário, turistas podem apresentar a carteira de habilitação brasileira acompanhada de uma tradução (Permissão Internacional para Dirigir — PID) e utilizá-la durante três meses.

Em outras localidades, como British Columbia, Quebec e New Brunswick, o período para dirigir com a PID passa para seis meses. O ideal é consultar as regras específicas de cada região.

Para quem pretende imigrar, tirar a carteira de motorista será necessário, mesmo porque as concessionárias costumam exigi-la para vender carros.

2. O que é exigido para a carteira de motorista no Canadá?

Quem é habilitado no Brasil pode entregar a CNH e, então, passa apenas pelo knowledge test (prova teórica) e pelo road test (prova prática) para receber a permissão full.

Já quem não tem a carteira no Brasil precisa iniciar o processo do zero. O primeiro passo é fazer o knowledge test, para obter a Learner License. Será necessário utilizá-la por um período que varia entre 9 meses e 1 ano, antes de poder fazer o road test.

Ao passar nessas duas etapas, o condutor recebe a Intermediate License e a utiliza por 15 meses, até poder ter a carteira full.

3. Quais são as categorias de habilitação?

As variedades de carteiras normalmente são denominadas CLASS, e cada tipo de veículo e licença tem um número diferente:

  • CLASS 5 – veículos de passeio, equivalente à categoria B;
  • CLASS 6 – motos, equivalente à categoria A;
  • CLASS 7 e 8 – quem nunca tirou carteira e precisa passar pelo aprendizado da província.

Em Ontário, existem 12 licenças, dependendo do veículo que você dirigirá. A classe G inclui carros, vans e caminhões pequenos, enquanto a classe M abrange motocicletas, motonetas e ciclomotores. Existem também as restrições, como estas, da categoria G:

  • G1 – carteira provisória com restrições como: não poder dirigir em highways entre a meia-noite e às 5h da manhã e necessidade de um acompanhante que tenha carteira há mais de 4 anos;
  • G2 – permissão para dirigir sozinho e em qualquer horário, exceto nas highways, não podendo ser registrada nenhuma quantidade de álcool no sangue;
  • full – autorização para dirigir em qualquer horário e em qualquer via, permitindo o limite de até 0,08% álcool no sangue.

4. Qual é a documentação necessária?

Algumas províncias exigem a PID no processo para obtenção da carteira de motorista canadense. Além disso, é preciso apresentar documentos que comprovem o direito de estar no Canadá, a identidade, o local de residência, entre outros.

É importante consultar a relação completa de cada província para verificar se há algum documento específico que seja necessário providenciar.

5. Quais são as principais regras para dirigir no Canadá?

Existem algumas normas de trânsito que são diferentes por aqui. Veja as principais:

• enquanto no Brasil há uma velocidade máxima permitida, no Canadá, é preciso manter uma velocidade. No caso das cidades, é de 50 km/h e nas highways, de 100km/h. Em school zones (zonas escolares), durante o horário escolar, é preciso manter 30 km/h;

• o chamado shoulder check (ou checagem de ombro) é obrigatório e consiste em, além de olhar pelo retrovisor, virar-se para trás e olhar por cima do ombro direito, no sentido do vidro traseiro. Isso é feito para evitar o ponto cego;

• quando houver uma placa four-way stop (parada de quatro vias), o veículo que chegar primeiro e parar completamente antes de seguir, tem a vez.

Como você pode perceber, é importante verificar normas de cada província e também estudar as regras para identificar as semelhanças e diferenças — não somente do processo para tirar a carteira de motorista no Canadá, como também para dirigir de acordo com as leis e a cultura canadense.

Agora que você já sabe como funciona a habilitação, confira como tirar sua carta, por província, ou leia nosso artigo que mostra como comprar um carro no Canadá!