A Diversidade Cultural no Canadá

Assim como o Brasil, o Canadá é um país multicultural em todos os aspectos e a origem de sua população é resultante da mistura dos índios canadenses com os colonos europeus vindos da Inglaterra e da França.

Segundo o jornal americano The New York Times (que classifcou o Canadá como o melhor país para se visitar em 2017) o turismo, a religião e a gastronomia são elementos importantes da cultura do país.

Se você tem interesse em saber como é a vida por aqui e, principalmente, como é a relação do governo com os imigrantes brasileiros, leia este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre imigração com a Canada Intercambio.

 

Aspectos Culturais do Canadá

Turistas do mundo todo visitam o Canadá por suas belezas naturais e pela grande diversidade cultural do país, sendo esta uma das características mais interessantes e notáveis em todas as províncias e territórios canadenses.

As cidades turísticas mais famosas são Ottawa, Toronto, Montreal, Vancouver e Québec, além de Yukon (com sua Aurora Boreal) e a Província de Alberta com muitos parques e lagos (com destaque para Rocky Mountains).

A maioria dos canadenses são católicos, porém, o país não possui uma religião oficial. Os preceitos do budismo, hinduísmo e sikhismo também são praticados em várias regiões do Canadá.

A gastronomia canadense é diversificada, com elementos da cozinha francesa e inglesa misturados aos ingredientes originários do Canadá. Alguns dos pratos mais famosos são o Poutine e o Peamel Bacon, que levam bastante molho e são muito populares nas redes de fast-food espalhadas por todo o país.

Outra característica fundamental da cultura canadense é a diversidade linguística. O inglês e o francês são os idiomas oficiais do Canadá e em muitas regiões ambos são praticados.

 

Multiculturalismo do Canadá

O multiculturalismo é garantido pelo governo canadense desde 1971. Todas as formas de manifestação cultural são toleradas e respeitadas, sejam elas dos povos nativos ou dos imigrantes que chegaram ao país após o processo de unificação das províncias e territórios (1867).

Veja esse vídeo do governo canadense com a estimativa da populacão em 2031.

Os festivais culturais que acontecem todos anos no Canadá são excelentes oportunidades para conhecer a composição do país como nação, principalmente no que diz respeito à mistura dos povos europeus com os nativos.

Um dos eventos culturais mais conhecidos é o Stratford Shakespeare Festival, com peças de teatro baseadas na obra de William Shakespeare (1564-1616) que acontece em Stratford, Ontário, nos meses de abril e outubro.

Veja também os Festivais de Música do Canadá e 10 coisas que você precisa fazer no Canadá.

 

Comunidade Brasileira no Canadá

A comunidade brasileira no Canadá cresce ano após ano e é considerada uma das maiores de todo o país.

brasil canada

A grande maioria dos brasileiros vêm para o Canadá para aprender outro idioma (inglês e francês), para imigrar ou para realizar um curso de pós-gradução, já que algumas das melhores universidades do mundo estão localizadas em solo canadense.

Outra parcela da comunidade brasileira no Canadá é composta por pessoas que foram transferidas de seus postos nativos de trabalho, sendo que muitos preferem permanecer no país em função das boas condições de vida oferecidas pelo governo local.

Toronto, Vancouver, Montreal e Québec são os principais destinos dos brasileiros no Canadá, além de Nunavut e Calgary, que também recebem todos os anos muitos imigrantes vindos da América Latina.

A receptividade dos canadenses com a comunidade brasileira é um ponto favorável para quem deseja se estabilizar no país, afinal, eles são alegres, gostam de festejar e adoram conhecer novas culturas, assim como nós!

 

Conclusão

Vimos neste artigo que a cultura do Canadá é um reflexo da mistura de povos que uniram forças para transformar o país em uma grande nação.

Hoje, o Canadá é uma terra amistosa que oferece excelentes oportunidades de estudo e de trabalho a médio e longo prazo.

____

Se você planeja passar um mês, um ano ou mesmo fixar residência no país, consulte a Canada Intercambio e conheça as novidades dos programas de intercâmbio e de imigração!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *