Intercâmbio em Montreal

Fazer um Intercâmbio em Montreal é um charme a parte! Montreal é uma grande metrópole, localizada a uma hora de Toronto, é conhecida pelas atrações culturais e povo festivo. Apesar de estar localizada na província de Quebec, onde o francês é a primeira língua, Montreal é, junto de Ottawa, uma das cidades que mais utilizam as duas línguas oficiais do país: o francês e o inglês. Montreal é dividida em 19 distritos (borough/ arrondissements) e 15 regiões “separatistas” (distritos que, apesar de estarem localizados na ilha, são considerados  unidades autônomas desde 2006). Conheça aqui as principais regiões da cidade e as atrações que você não pode perder quando visitar Montreal. Fique de olho na programação cultural, já que a cidade é ponto de parada garantido das maiores atrações que rodam o mundo, devido sua proximidade a outras grandes metrópoles como Nova Iorque e Toronto.

Estude frances; Quebec; Montreal

A Blvd St-Laurent (às vezes chamada de “the main”) corta a cidade dividindo entre os lados leste (East) e oeste (West).  O lado leste é tradicionalmente mais francês que o oeste. Quando o sufixo “East” é adicionado ao nome da rua, isso significa que o endereço está localizado a leste de St-Laurent Blvd. Por outro lado, o sufixo “West”, a localização é a oeste de St-Laurent Blvd.

Ville-Marie (como Montreal costumava ser chamada no início) é o mais antigo, e o mais central de todos os bairros, englobando o centro da cidade inteira, a área do Porto Velho e seus arredores. Ville-Marie está na oitava posição em relação a população, com cerca de 85.000 pessoas vivendo no distrito. Entre os residentes, há grande concentração de adultos solteiros e estudantes. Os principais centros comerciais estão localizados aqui: Com muitos hotéis, restaurantes e lojas.

Montreal no Verão

Montreal é uma cidade cheia de vida, com inúmeras atrações, especialmente durante o verão. Não deixe de visitar o parque René Levesque, em Lachine, com fácil acesso de bicicleta partindo do centro da cidade. Você pode alugar uma bicicleta pública e aproveitar para se divertir pedalando para diversos pontos da belíssima Montreal. O parque é comprido, estreito e fica entre o Rio Saint Laurent e o Canal Lachine.

Para refrescar, Montreal possuí várias piscinas públicas. Similares aos nossos clubes, esses espaços não exigem cotas ou mensalidades, apenas uma taxa é cobrada a cada visita, em torno de CAD$5 a CAD$10. Opções gratuitas também estão disponíveis, como o rio Saint Laurent, o parque Jean-Drapeau e o lago na ilha Notre-Dame.

Montreal no Inverno

Fazer um intercâmbio em Montreal é um desafio no inverno. Devido ao inverno rigoroso, Montreal conta com uma “cidade subterrânea” repleta de lojas, atividades, hotéis e estacionamentos. São 32 km de galerias subterrâneas que dão acesso a cerca de 80% dos escritórios e estabelecimentos do centro da cidade. Conta com 15 estações de metrô que dão acesso aos cinemas, teatros, restaurantes, além  das 4 Universidades locais. É possível conhecer a cidade inteira de metrô.

Montreal no inverno

Na cidade, visite:

Rue Saint Catherine

Rua principal para fazer compras, conta com inúmeras lojas e shoppings. É também onde se encontra o campus da renomada McGill University, Museu de Belas Artes de Montreal, Place des Arts, L’Opera de Montreal e o Museu de Artes Contemporâneas.

Rue Saint Catherine, Montreal

Vieux Montreal (Old Montreal)

Parte histórica de Montreal que corresponde aproximadamente à disposição da cidade no século 18 e 19. O bairro possui alguns dos mais bonitos e antigos edifícios da cidade. É na velha Montreal que se encontra a belíssima Basílica de Notre Dame, Centro de Ciências de Montreal, Capela de Notre Dame, Hotel de Ville, Mercado Bonsecours, Museu Chateau Ramezay, Museus de Arqueologia e História e o Porto Antigo.

Vieux Montreal (Old Montreal)

International Quartier

Recentemente revitalizada, a região é um “must” para quem quer fazer um Intercâmbio em Montreal. Ela foi projetada para ser uma vitrine de talentos em Montreal: um modelo de inovação em design, arquitetura e planejamento que serve de palco para atividades culturais. Confira o projeto de revitalização aqui.

International Quartier, Montreal

Quartier des Spectacles

Como o nome indica, le Quartier des Spectacles é o lar do entretenimento. Confira o site para saber as atrações e espetáculos atualmente em cartaz. Muito legal também, é o vídeo que mostra o projeto “Luminous Pathway” (Caminho Luminoso), que trouxe luz e vida a região. Imperdível!

Quartier des Spectacles, em Montreal

Quartier Latin

Pequena área próxima ao campus da UQAM (Université du Québec à Montréal), o Quartier Latin é um bairro com extensa programação cultural.

Quartier Latin em Montreal

Saiba mais sobre Montreal

Vídeo da cidade de Montreal