Conheça os 8 principais tipos de cursos no Canadá!

A oportunidade de estudar em um outro país é uma daquelas únicas na vida de qualquer pessoa. Você pode aprender um segundo idioma, melhorar o seu currículo profissional, ter contato com novas realidades e, consequentemente, evoluir pessoalmente.

Canadá é o destino preferido dos brasileiros há 14 anos, e não é por menos. Quem conhece o país de dimensões continentais recheadas de belas paisagens, com um povo educado e acolhedor, alta qualidade de vida e cheio de diversas culturas, não tem como não voltar apaixonado para casa.

Então, se você tem interesse em estudar em solo canadense, leia o nosso post com 8 principais tipos de cursos no Canadá. Confira!

1. Cursos de idiomas

domínio de, no mínimo, uma segunda língua é essencial para a construção de uma carreira sólida no Brasil.

Muita gente ainda pensa que somente adolescentes ou recém-saídos do ensino médio é que podem fazer uso dessa opção, porém, essa é uma informação que não procede.

As escolas disponibilizam diversos níveis e tipos de cursos, incluindo a realização de intercâmbio em família, ou seja, tem para todos os gostos.

Portanto, não importa se você é iniciante, intermediário ou avançado. Se a sua intenção é melhorar o seu domínio em outra língua, essa é uma opção que deve ser avaliada. As escolas ainda apresentam currículos direcionados para executivos ou quem está se preparando para a realização de algum exame de proficiência.

O lado positivo do Canadá é que por causa de sua colonização é possível aprender tanto inglês quanto francês por aqui, basta você decidir qual língua é mais interessante para o seu caso e fazer as suas malas.

2.High School

Se você tem filhos e está em busca de boas oportunidades para que eles desenvolvam responsabilidade, independência, senso crítico, entrem em contato com culturas diversas, além de já começarem a adquirir competências diferenciadas para colocarem no currículo, avalie a possibilidade de matriculá-los no high school no Canadá, o equivalente ao ensino médio no Brasil.

Os diplomas canadenses são reconhecidos no mundo inteiro e seus filhos estudarão em escolas de ponta, com excelente infraestrutura e ficarão hospedados em casas de família que são devidamente cadastradas e supervisionadas por distritos.

3.Career College

Os career colleges são cursos mais técnicos, também conhecidos como curso vocacional e funcionam como profissionalizantes. São perfeitos para quem quer passar pouco tempo no Canadá, em contato com a cultura.

É ótimo para as pessoas que não têm ensino superior, mas, talvez, um pouco frustrante para quem já é graduado e tem certa experiência.

No entanto, se você é publicitário, por exemplo, pode aproveitar para fazer um career college em social media ou digital marketing e, dessa maneira, aprofundar os seus conhecimentos em uma área específica.

Essa é uma excelente opção para as pessoas que estão procurando melhorar o seu currículo profissional, aumentar o vocabulário, adquirir vivência internacional e visão estratégica globalizada.

Não é necessário ter formação universitária no Brasil para fazer um career college, portanto, decida qual a sua área de interesse para estudo e pesquise as instituições disponíveis. Veja mais aqui: Career College no Canadá – Conheça as suas possibilidades.

4.College ou Graduação

Se você tem interesse em fazer uma faculdade, um curso de bacharelado no Canadá, e permanecer mais tempo no país, talvez até mesmo com a família, o college representa uma boa opção. Geralmente são cusros de 2 a 4 anos de duração e, dependendo da instituição escolhida, te dão direito a visto de trabalho, escola pública e saúde para você e sua família.

Esse é um dos caminhos escolhidos com pessoas que querem imigrar. Apesar de não ser uma escolha garantida, é possível se formar, adquirir um emprego e conseguir dar entrada ao processo de imigração.

A maioria das inscrições pedem histórico escolar e solicitam comprovação do nível de inglês ou francês.

Confira mais aqui: Guia de Graduação do Canadá.

5.Universidade

Pode parecer esquisito para os brasileiros, mas no Canadá Universidade e Faculdade são coisas diferentes. Enquanto a faculdade é voltada para a prática e mercado de trabalho, a universidade é para quem tem interesse em seguir carreira acadêmica, e fazer mestrado ou doutorado.

A duração média de um curso em universidade no Canadá é de 3 a 4 anos em período integral e é necessário comprovar o nível avançado em inglês ou francês, dependendo da região que você escolher estudar.

Veja mais aqui: 4 coisas que você precisa saber sobre as Universidades no Canadá.
Afinal, qual a diferença entre College, Career College e Universidade?

6.Pós-graduação

Se você já é graduado e quer melhorar ainda mais o seu currículo, avalie a opção de fazer uma pós-graduação no Canadá.

Os professores costumam ser profissionais renomados e com grande conhecimento, tanto teórico quanto do mercado de trabalho canadense, se a sua intenção for trabalhar por aqui depois.

A pós-graduação tem duração média de seis meses a dois anos, com carga horária de part-time (metade do dia) ou full-time (equivalente ao integral no Brasil). Por aqui, a grade curricular é montada pelo aluno, isso significa que eles escolhem quais são as aulas que vão assistir e em qual período, permitindo que o estudante direcione melhor os seus interesses.

O período letivo, normalmente tem início nos meses de setembro, janeiro ou maio.

Veja mais aqui: Pós-Graduação no Canadá – Confira o passo a passo.

7. Especialização

Existem várias opções de cursos de especialização no Canadá para quem deseja dar um upgrade na carreira. Para saber qual melhor se encaixa na sua realidade é necessário definir seu nível de inglês, o tempo disponível, início das aulas e área profissional.

Se você não tem muito tempo para ficar fora do Brasil, pode optar por cursar apenas os módulos que tiver mais interesse. Nesse caso, você receberá o diploma referente aos módulos e não do curso inteiro.

Alguns programas permitem a combinação de estudo mais trabalho e, com isso, você já pode aproveitar para testar os conhecimentos adquiridos nas aulas por aqui mesmo.

8. MBA

MBA é uma ótima opção para quem está buscando um curso de especialização com foco na área de gestão.

Os programas do Canadá são reconhecidos mundialmente e você terá a chance de incrementar o seu currículo profissional com um diploma internacional, além de melhorar o seu vocabulário e ampliar a sua visão de negócios estudando em um país multicultural.

Como você pôde perceber, o que não falta são tipos de cursos no Canadá para você escolher e chamar de seu, mas não se esqueça de que planejamento e organização são fundamentais para que tudo saia como você sempre sonhou.

Se você quer ir para o Canadá, mas está cheio de dúvidas, entre em contato conosco para conhecer as melhores opções do mercado. Aproveite e acompanhe nosso dia a dia no Instagram!